Buscar

As indepêndencias Hispano Americanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As independências hispano americanas 
O processo de independência hispano-americana foi marcado por muitas guerras e lutas em seu percurso. Foi inspirada pelas ideias liberais do Iluminismo. 
O motivo da guerra era que as colônias cansadas de serem comandadas pelo Colonialismo Espanhol, se juntaram e queriam libertar as colônias do sistema luso-espanhol. A Independência hispano - americana foi uma guerra travada entre os "criollos" (partidários do livre comércio) e "Chapetones" (Defensores do monopólio metropolitano) 
O processo da independência hispano-americana dividiu-se em três fases principais: 
* Os Movimentos Percussores (1780-1810)
Logo no inicio, os movimentos foram reprimidos severamente por autoridades metropolitanas, mas, mesmo que derrotados ajudaram no enfraquecimento da dominação colonial e fortalecer as condições para a guerra que viria. O maior e mais importante desses movimentos teve inicio no Peru, em 1780, comandado por Tupac Amaru. Foi uma rebelião indígena que teve apoio de mais de sessenta mil índios é só foi totalmente reprimida pelos espanhóis em 1783, logo após foram reprimidas revoltas no Chile e na Venezuela. 
Inspirado no exemplo dos Estados Unidos, o criollo venezuelano Francisco Miranda, liderou a partir desta época, várias outras revoltas, se tornando o maior percussor da independia hispano-americana. 
* As Rebeliões de Independência Fracassadas
Em 1808, a chegada de José Bonaparte a coroa Espanhola, prometia desencadear uma guerra de independência na America Espanhola, devido aos desdobramentos políticos da situação. Assim, na Espanha o povo pegou armas para se proteger contra a dominação francesa e na América os criollos se pronunciaram pelo "lealismo" e se uniram a Henrique VII verdadeiro herdeiro da coroa espanhola. Mas logo os criollos passaram do lealismo para posições emancipacionistas e em 1810, iniciaram a guerra pela independência. 
Mas o começo dos movimentos foi um fracasso total, por consequência, em grande parte, a falta de apoio da Inglaterra, que estava empenhada na luta contra a França Napoleônica e não pode fornecer ajuda aos movimentos independentes liderados pela aristocracia criolla. E os Estados Unidos que possuíam acordos comerciais com a Junta de Sevillha, também não forneceram ajuda aos rebeldes hispano-americanos. Assim em 1816 todos os movimentos iniciados pela independência foram reprimidos pelas tropas espanholas.
* A Vitória do Movimento pela Independência 
Em 1815, após a derrota de Napoleão e uma Inglaterra totalmente livre da ameaça Francesa, enviou imediatamente apoio as rebeliões de independência na América, que teve inicio em 1817 e só terminou em 1824 com a emancipação de suas colônias americanas. Naquele mesmo ano Simon Bolívar, começou uma campanha militar que ajudaria na libertação da Venezuela, da Colômbia e do Equador enquanto no sul, Jose de San Martin promovia a libertação da Argentina, do Chile e do Peru. 
* No processo, em 1822 os maiores libertadores (Simon Bolívar e Jose Martin) se encontraram no Equador, onde Martin entregou a Bolívar o comando supremo do exercito de libertação. No mesmo ano foi proclamada a Independência do México pelo general Iturbide, que logo após se autoproclamou Augustín I. 
Em 1823 o processo de independência se tornou irreversível, quando os EUA proclamaram a Doutrina Monroe, opondo-se a qualquer tentativa de intervenção militar, imperialista ou colonizadora, da Santa Aliança, no continente americano. 
Ema 1824 os últimos remanescentes do exercito espanhol foram derrotados pelo General Sucre, no interior do Peru, na Batalha de Ayacucho.
E em 1825, após as guerras de independência somente Cuba e Porto Rico permaneceram sob o domínio espanhol.
Consequências 
Em 1826, Bolívar convocou os representantes dos países recém-independentes para participarem da Conferência do Panamá, cujo objetivo era a criação de uma confederação pan-americana. Mas acabou sendo um fracasso total, assim a América Latina fragmentou-se politicamente em quase duas dezenas de pequenos Estados soberanos, governados pela aristocracia criolla. E em consequência dessa grande divisão política, se ocorreu o isolamento geográfico de várias regiões, a compartimentação populacional, a divisão administrativa colonial e a ausência de integração econômica do continente. O pan-americanismo foi vencido pela política do "divida e domine".

Continue navegando