Buscar

FISICA ARISTOTELICA, INFLUENCIA DO PENSAMENTO OCIDENTAL E DE ISAAC NEWTON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARISTOTELES
Considerado por muitos como o maior filósofo de todos os tempos, Aristóteles nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C. 
Os pensamentos de Aristóteles filosóficos e ideias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade. 
Ele empenhou-se em todos os conhecimentos de seu tempo - Lógica, Matemática, Física, Metafísica, Moral, Política, Retórica e Poética.
Mas o conhecimento que o fez mais famoso e que o nomeou o Pai da Física, foi o que se chama de Física Aristotélica.
FISICA ARISTOTÉLICA 
Este pensamento de Aristoteles o fazia acreditar que os quatro elementos (terra, agua, ar e fogo), teriam cada qual o seu próprio lugar, e o movimento uma tentativa para distender esse lugar. A terra estaria no centro, a água acima deste, o ar acima da água e o fogo o mais elevado de todos os elementos estaria acima de todos os demais. Um elemento densamente formado por terra, como uma rocha, cai espaço abaixo, enquanto que as bolhas de ar na água movem-se liquido acima. Ainda uma vez, a chuva cai, mas o fogo se eleva. Para Aristóteles parecia que o mais pesado dos objetos fosse aquele que teria a maior tendência de adquirir mais rapidamente o seu próprio lugar de origem, então ele acreditava que o corpo mais pesado cairia mais rapidamente que o mais leve.
Este pensamento influenciou muito a cultura europeia ocidental e até hoje ela é valida. E para mais de 2.000 anos, o enorme prestígio do seu trabalho veio instruindo gerações servindo para criar filósofos e cientistas. A importância de Aristóteles foi baseada na sua observação aguçada da natureza e sua capacidade de sistematizar o pensamento de sua época, tornando-se o fundador da ciência ocidental.
ARISTOTELES, O INFLUENCIADOR DO PENSAMENTO OCIDENTAL
Após a morte de Aristóteles, sua filosofia continuou a ser ensinada na escola Peripatética (Escola voltada para o ensinamento de Aristoteles) por uma longa série de continuadores. Um desses, Critolau, foi para Roma em 155 a.C. e proporcionou aos romanos seu primeiro contato com a filosofia grega. Cerca de 50 a.C., outro seguidor de Aristoteles, Andronico de Rodes publicou as obras de Aristóteles. Essa edição deu grande estímulo à análise da filosofia aristotélica, particularmente em Alexandria. Cidade a qual se tornou o “berço” do pensamento Ocidental. 
Em 500 e 1100 d.C, o conhecimento da filosofia de Aristóteles quase desapareceu totalmente no Ocidente. Durante esse período, foi preservada pelos eruditos árabes e sírios, que tornaram a introduzi-la na cultura cristã da Europa ocidental nos séculos XII e XIII. Fazendo com que Aristoteles tivesse um enorme prestigio nessa época, porque alguns dos maiores eruditos cristãos e árabes da Idade Média consideravam que a obra de Aristóteles continha a soma total do conhecimento humano.
Santo Tomás de Aquino, um dos mais influentes filósofos da Idade Média, considerava Aristóteles O Filósofo. Dante Alighieri, talvez o maior poeta da Idade Média, chamava Aristóteles de O Mestre dos Que Sabem.
A autoridade de Aristóteles tem declinado desde a Idade Média, mas muitos filósofos do período moderno muito lhe devem. A extensão da influência de Aristóteles é difícil de avaliar, porque muitas de suas idéias foram absorvidas pela linguagem da ciência e da filosofia.
ARISTOTELES, O INFLUENCIADOR DE TODOS OS TEMPOS.
Após todo o esplendor na Grécia Antiga, tendo como nome principal Aristóteles, a Física entrou em declínio na Idade Média, tendo revivido apenas durante o Renascimento, durante a Revolução Científica.
Foi quando Galileu Galilei se tornou o primeiro físico no sentido moderno adotando a Matemática como ferramenta principal. Galileu era um pioneiro em explicar qual era a função de um cientista; e sua função era descrever os fenômenos em vez de tentar explicá-los. 
Já dotado num método cientifico a física ganhou uma nova revolução com a descoberta de Isaac Newton, que realizou a primeira grande unificação da Física ao unir Céus e Terra sob as mesmas leis da Física, a gravitação universal.
A REVOLUÇÃO DA FISICA, ISAAC NEWTON
Com a queda da física Aristotélica, a Mecanica Classica tomou o seu lugar durando toda a Idade Media. Com a caída da física aristotélica, Galileu Galilei deu inicio aos seus trabalhos. 
Afirmando que os céus não eram feitos de uma "substância perfeita", o éter. Galileu adotou a ideia do sistema Heliocentrico, criado por Nicolau Copernico. 
A ideia defendia que a Terra não passaria de mais um planeta que orbita em torno do Sol. 
Os importantes experimentos quantitativos de Galileu sobre queda livre e movimento de projéteis foram importantes pontos de partida para os trabalhos de Isaac Newton.
Com Newton veio o que pode se chamar de Revolução da Fisica, pois ele foi o primeiro a unificar as três leis do movimento (Lei da Inércia, a força como relação massa e aceleração e a lei da ação e reação), conhecidas como Leis de Newton. 
Para provar que as leis funcionavam tanto na Terra quanto nos Ceus, Newton e seus contemporâneos esperavam que a Mecânica Clássica pudesse ser capaz de explicar todos os fenômenos, incluindo a Óptica (parte de estudo da Fisica que explica sobre os fenômenos de reflexão, refração e difração). 
Em seu livro Newton conclui que a grande unificação da História da Física, já iniciada por Galileu, ao unir Céus e Terra, se apoiaram nas mesmas leis físicas, gravitação universal.

Continue navegando