Buscar

PLASTICOS BIODEGRADAVEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Química – Plásticos Biodegradáveis e monômeros – 4° BM
PLASTICOS BIODEGRADAVEIS 
O que são?
 Também chamados de bioplásticos, contem componentes derivados de matérias-primas de fontes renováveis. Principalmente matérias derivadas de produtos vegetais e animais. Material orgânico que é abundante existente na natureza e a utilização desse material acaba substituindo as resinas de fontes não renováveis, como os do petróleo. 
 A diferença e grande qualidade desse tipo de plástico, é que são capazes de se degradar 10 vezes mais rápido do que os plásticos petroquímicos. A Biodegrabilidade dos plásticos se dá ao simples contato com o solo, a umidade, o ar, ou a luz solar e com a atividade de micro-organismos que neles habitam. 
Para ser considerado um plástico biodegradável, ele precisa degradar-se dentro de 180 dias, de acordos com normas internacionais. 
 Mas, por sua vez, de acordo com a Avaliação do Desempenho de Embalagens Plásticas Ambientalmente Degradáveis e de Utensílios Plásticos Descartáveis para Alimentos, os plásticos biodegradáveis não podem ser descartados na natureza ou em aterros, mesmo sendo fabricados para causar menos dano a natureza, ainda não há ambientes propícios para o seu descarte adequado. Tendo isso em vista, a recomendação é que o melhor destino para material biodegradável seja a compostagem.
Monômeros 
 Monômeros são compostos químicos, constituídos de moléculas simples que são utilizadas na produção de resinas sintéticas. 
 Na produção realizada com monômeros, é realizada uma seleção, de duas ou mais moléculas, realizando uma combinação destas para a formação de moléculas maiores (macromoléculas), estas que são constituídas por um grande número de pequenas moléculas combinadas. Esta combinação de monômeros é denominada polimerização e as substancias decorrentes desta combinação são chamadas de polímeros. 
 O produto destas combinações é uma nova substância com propriedades específicas. 
 Polimerização - uma operação química em que as moléculas iguais ou os conjuntos de moléculas se ligam, formando cadeias compridas ou redes sem que sua estrutura molecular se altere.
Usos e Aplicações
 Os polímeros são à base das matérias plásticas, eles são utilizados em sua fabricação e quanto maiores às moléculas dos polímeros, melhor as propriedades físicas dos plásticos produzidos. Estes também são produzidos na fabricação de fibras, mas estes utilizam dos polímeros lineares para um alinhamento longitudinal e forças intermoleculares para impedir que uma molécula se sobreponha outra. E também são

Outros materiais