Buscar

Unid. 1 seção 1.1 conhecendo os fundamentos do dieito do trabalho

Prévia do material em texto

Entenda os conceitos 
Para a consolidação desse modelo a Organização Internacional do Trabalho – OIT, instituído em 1919, por meio do tratado de Versalhes, foi de fundamental importância. Foi ela quem contribuiu para assegurar a proteção ao trabalho e ao trabalhador.
A consolidação das Leis do Trabalho – CLT, como forma de proteger os trabalhadores.
A CLT passou a ser o marco legal de defesa das relações de trabalho, consolidando os principais direitos do trabalho, como a característica do contrato de trabalho, registro de carteira, a proteção ao salário, a forma de seu pagamento, parcelas que se agregam ao salário, direito ao salário mínimo, jornada de trabalho de 44 horas, descanso semanal remunerada, férias, décimo terceiro salário, limite de horas extras, entre outros.
	Intuitu personae – expressão latina, a que se refere à própria pessoa. É infungível, ou seja, que não pode ser substituído por outro.
Contrato Individual de Trabalho
Assimile:
Leis Trabalhistas formam um conjunto de normas jurídico-sociais que protegem os direitos materialmente criados.
Os direitos decorrentes do trabalho e assegurados pelas Constituição Federal do Brasil em 1988 e na CLT: 
O principal deles é o salário;
Direitos previdenciários e sindicais.
Resumo da Unidade para entendimento breve
A Revolução Industrial (entre XVIII e XIX) trouxe uma transformação nas condições de trabalho. 
O direito trabalhista é um das principais áreas do direito que trata das relações de trabalho. A origem de suas normas está relacionada àquelas criadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), além da cultura de um povo, as doutrinas, os regimentos das empresas e os contratos de trabalho.
O contrato de trabalho é a ferramenta que comprova a relação de trabalho existente entre os dois e, nele contém todas as regras que o empregado deve seguir, bem como os seus direitos básicos.
No Brasil, suas regras são regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Constituição Federal de 1988, - que é um conjunto de leis superior às demais - e também àquelas que não estão presentes nessa Lei, que são as específicas.
Foi principalmente, após a Revolução de 1930, período de governo de Getúlio Vargas, que muitas mudanças foram realizadas nesta área, dentre elas a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a Constituição de 1934, a primeira a citar o direito trabalhista brasileiro. Além disso, houve outras novidades como o surgimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943; a Constituição de 1946, após o regime ditatorial de Getúlio Vargas; e o surgimento de outras leis trabalhistas após a Ditadura Militar.
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) surgiu em 1943, a partir do decreto 5.452, de 1º de maio de 1943 e foi sancionado pelo presidente Getúlio Vargas. Ela é responsável por regulamentar as leis referentes ao direito trabalhista e processual do trabalho no país. Por isso, os trabalhadores são contratados nas empresas sob o regime da CLT e são conhecidos como celetistas, isso quer dizer que, eles serão sujeitos às normas desta lei. Além desta opção, há a de Pessoa Jurídica, onde o trabalhador não possui vínculo com a empresa, realizando um trabalho independente.
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA – Unid. 1 – Seção 1.1 – O Direito Social do Trabalho a Serviço da Cidadania – Conhecendo os fundamentos do direito do trabalho.
O direto do Trabalho, tal qual o conhecemos hoje, nasceu para proteger e regular as relações entre empregado e empregador, sendo especialmente voltada à pessoa do empregado, que é a parte mais frágil da relação.
Com o surgimento da indústria – Revolução Industrial e pós- revolução industrial – a mesma força de trabalho passou a ser extraída do empregado mediante condições de trabalho impostas pelo empregador – novo senhor. Desse modelo de trabalho que possibilitou o desenvolvimento dos direitos trabalhistas. Desta forma forçou ao Estado a criar leis trabalhistas com o objetivo de proteger o direito social ao trabalho e os demais direitos dele decorrentes. 
Assim se instituiu a relação TRIPARTITE para construção das leis sobre o trabalho, uma relação entre empregado-empregador-Estado.
A escravidão no Brasil foi extinta com a decretação da Lei Áurea, em 13 de maio de 1891.
O Contrato Individual de trabalho é o instrumento pelo qual uma pessoa natural coloca sua força de trabalho à disposição de outra pessoa natural ou jurídica, com caráter de subordinação e não eventualidade, mediante uma contraprestação pecuniária.

Continue navegando