Buscar

Avaliando Aprendizado Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201609205924)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As bactérias podem apresentar vários tipos de estruturas externas, que inclusive podem dar ao organismo a capacidade de se mover. O tipo mais frequente de motilidade bacteriana emprega estruturas denominadas _______.
		
	 
	flagelo
	
	pilli
	
	fímbrias
	
	nucleoides
	
	periplasma
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609206060)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da correta compreensão do texto abaixo e da discussão realizada em sala a respeito do assunto, assinale a ÚNICA alternativa correta sobre o botulismo. ¿O botulismo foi primeiramente descrito na Alemanha, no século XVIII, após um surto associado à ingestão de salsicha de produção doméstica, de onde se originou o nome (botulus em latim significa salsicha). (...) A distribuição da doença é mundial, com casos esporádicos ou surtos familiares, em geral relacionados à produção e conservação de alimentos de maneira inadequada. (...) O botulismo é uma doença grave, de alta letalidade, que deve ser considerada como uma emergência médica e de saúde pública e a suspeita de um caso deve desencadear a imediata comunicação entre os profissionais da área da assistência e técnicos de vigilância epidemiológica. Para minimizar o risco de morte e seqüelas, é essencial que o diagnóstico seja feito rapidamente e que o tratamento seja instituído precocemente por meio das medidas gerais de urgência. A pronta investigação epidemiológica é básica para prevenir outros casos porventura decorrentes da ingestão de uma fonte alimentar comum e que pode estar ainda disponível para consumo. (...) O botulismo é causado por uma toxina produzida pelo Clostridum botulinum, Os esporos do C. botulinum resistem a temperaturas de 120°C por 15 minutos. Estão amplamente distribuídos na natureza, no solo e em sedimentos de lagos e mares. São encontrados em produtos agrícolas como legumes, vegetais, mel, vísceras de crustáceos e no intestino de mamíferos e peixes. As condições ideais para que a bactéria assuma a forma vegetativa, produtora de toxina são: anaerobiose, pH alcalino ou próximo do neutro (4,8 a 8,5), atividade de água de 0,95 a 0,97 e temperatura ótima de 37ºC (...). (MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica do Botulismo. Brasília, 2006).
		
	
	Os esporos mencionados no texto correspondem a uma estrutura de proteção externa, que somente as bactérias gram-negativas conseguem desenvolver ( ).
	
	Condições ambientais que favorecem o desenvolvimento do C. botulinum também são necessárias para induzir a eliminação dos seus esporos após a lise celular bacteriana ( ).
	 
	O gênero Clostridum, assim como o Bacillus, representam um fator de preocupação para saúde pública haja vista que as bactérias neles inclusas são capazes de realizar esporogênese ( ).
	
	Quando dispersos no ambiente (solo, água, alimento...) os esporos não podem mais germinar, ainda que encontrem condições favoráveis, haja vista que a bactéria que os originou não mais existe ( ).
	
	O texto afirma que o botulismo é causado por uma toxina produzida pelo Clostridum bolutinum. O que nos permite afirmar que essa bactéria é gram-negativa, e que a toxina supracitada corresponde ao lipídeo A que compõe a membrana externa desse microrganismo ( ).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609206514)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere:
1 para vírus de DNA envelopado,
2 para vírus de DNA não envelopado,
3 para vírus de RNA envelopado e
4 para vírus de RNA não envelopado.
Classifique as doenças a seguir, de acordo com a natureza de seu agente etiológico: Hepatite C, Hepatite B, HPV e Hepatite A, respectivamente:
		
	
	4,1,3 e 2.
	
	1,2,3 e 4.
	
	2,1,3 e 4.
	 
	3,1,2 e 4.
	
	4,1,2 e 3.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609205915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As bactérias podem apresentar vários tipos de estruturas externas, que em algumas vezes servem para classificá-las. Denomina-se bactéria lofotríquia aquela que:
		
	
	tem fímbrias.
	
	é imóvel.
	 
	tem vários flagelos polares.
	
	tem um só flagelo.
	
	tem flagelos em torno do seu corpo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609206951)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Lesões vesiculares e muito dolorosas que aparecem em regiões definidas do corpo (dorso, abdômen, face) conhecidas como HERPES ZOSTER representam a reativação de um vírus que ficou latente em terminações nervosas, geralmente por muitos anos. A doença primária (infecção viral na sua primeira manifestação) relacionada ao herpes Zoster é:
		
	
	pneumonia viral
	
	mononucleose
	 
	catapora ou varicela
	
	roséola infantum
	
	sarampo

Outros materiais