Buscar

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL9

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
	Simulado: SDE0391_SM_201504123719 V.1 
	Aluno(a): JAELSON GALDINO DE ARAUJO
	Matrícula: 201504123719
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 09/05/2017 20:49:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504211015)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A primeira fase do planejamento de uma ação educativa é conhecida como fase de diagnóstico, qual é o objetivo dessa primeira fase?
I.Realizar avaliações bioquímicas, antropométricas e inquéritos alimentares na população estudada.
II.Coletar dados sobre história social, estilo de vida e a hábito alimentar da população estudada.
III.Definir as metas a serem alcançadas ao final do trabalho.
IV.Aplicar ações educativas com intuito de melhorar o conhecimento da população a respeito do que é uma alimentação saudável.
V.Conhecer, organizar e estudar dados básicos para identificar os problemas do grupo que será trabalhado.
Estão certos apenas os itens:
		
	
	III, IV e V.
	 
	I, II e III.
	
	II,III e V.
	
	II, IV e V.
	 
	I, II e V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504816775)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo as recomendações atuais dos guias alimentares para adultos e levando em consideração o número de porções em função dos grupos de alimentos, assinale a alternativa que corresponde à quantidade em porções estabelecida para os grupos de cereais, pães, tubérculos e raízes:
		
	
	d) 6 a 11 porções.
	 
	b) 5 a 9 porções.
	
	a) 6 a 12 porções.
	
	e) 5 a 10 porções
	
	c) 7 a 9 porções.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504206869)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento alimentar de um indivíduo, que é um dos fatores condicionantes mais próximos de seu estado nutricional, corresponde a todas as práticas relativas a alimentação deste indivíduo, como a seleção, aquisição, conservação e consumo efetivo dos alimentos. Sabe-se que este comportamento alimentar é influenciado por alguns aspectos entre eles pode-se citar: 
( ) aspectos psicológicos
( ) aspectos sócioculturais
( ) aspectos educacionais
( ) aspectos econômicos
( ) orientação religiosa
Assinale V (verdaeiro) ou F (Falso) e escolha a alternativa correta, considerando a ordem de cima para baixo:
		
	
	V - V - V - F - F
	
	F - F - V - V - V
	
	V - F - V - F - V
	
	F - V - V - F - V
	 
	V - V - V - V - V
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504211062)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabemos que a propaganda alimentícia tem como um dos seus objetivos incentivar a compra de alimentos. No período de agosto de 1998 a março de 2000, uma pesquisa realizada no Brasil sobre as propagandas veiculadas em diferentes horários na televisão mostrou que os alimentos são os principais produtos anunciados. A figura abaixo mostra o percentual desses anúncios correspondente a cada grupo de alimentos.
Após a leitura do texto e a análise do gráfico abaixo como apenas referência inicial e considerando os fatores determinantes para a formação de hábitos alimentares, julgue os itens a seguir. (ENADE, adaptada)
I.Existe correlação entre exposição à propaganda de alimentos veiculada na mídia televisiva e formação de hábitos alimentares.
II.Os resultados do estudo representam uma pirâmide alimentar invertida com relação à pirâmide Brasileira, fenômeno típico do processo de transição nutricional.
III.Raízes, tubérculos e legumes pertencem ao mesmo grupo alimentar que responde, de acordo com a pesquisa, por 21% dos anúncios de produtos alimentícios transmitidos pelas três redes de canal aberto de televisão estudada.
IV.O fenômeno da globalização bem como a variedade e a disponibilidade de produtos alimentícios são fatores que influenciam a formação do padrão alimentar contemporâneo.
V.O nutricionista não possui ferramentas para desenvolver estratégias educativas que contribuam para a melhora do hábito alimentar da população, que vem sendo influenciado pelas propagandas e marketing do ramo alimentício.
É correto o que se afirma em
		
	
	I, II e III.
	
	II, IV e V.
	
	I, III e IV.
	
	III, IV e V
	 
	I, II e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504206870)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O hábito alimentar do brasileiro mudou muito nas últimas décadas. Os fatores que podem ser apontados como causas dessa mudança são múltiplos. O processo de urbanização acelerada é um deles, uma vez que de 1960 a 1990 a proporção de pessoas residindo em área urbana aumentou de 45% para 75% (MONTEIRO, 1995, p. 248). As mulheres ocupando o mercado de trabalho, de forma diferenciada do labor que exercem no meio rural, que as mantêm próximas do lar, necessitam que o tempo destinado ao preparo dos alimentos se reorganize. A indústria alimentar responde eficientemente a essa necessidade de uma ampla parcela da população, lançando no mercado produtos que facilitam esse fazer culinário. O consumo doméstico de hambúrgueres, pratos prontos, aves e carnes congeladas cresceu surpreendentemente 70% em apenas dois anos ¿as vendas de massas tradicionais caíram¿ enquanto as de massas instantâneas dispararam ¿a macarronada está sendo substituída pelo Miojo¿, a sopa pronta que recebe o nome de sopão teve aumento de 140% entre 1994 e 1995, apenas entre as classes C e D (DANTÉ FILHO apud BLEIL, 1998, p. 21).
Com base no texto acima, observa-se que houve um aumento acentuado no consumo de produtos prontos/congelados principalmente entre as classes C e D. Avalie as afirmativas abaixo e verifique aquelas que podem justificar este fato:
I. Processo crescente de urbanização.
II. Entrada das mulheres no mercado de trabalho.
III. Melhoria dos produtos oferecidos pela indústria de alimentos (tempo de preparo, sabor e custo).
IV. Maior informação a respeito dos produtos, como por exemplo a informação nutricional presente nos rótulos dos alimentos.
V. Valor agregado ao alimento, sendo o preço final do produto fator importante na decisão de compra.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II, III e IV
	
	I, IV e V
	
	II, III e IV
	 
	I, II, III e V
	
	I, II e V

Continue navegando