Buscar

PROINTER PARCIAL I

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Marketing 
POLO: GUAIRA /PR 
ACADÊMICO: JOSILENE DRANKA DA SILVA RA: 5343645167
TUTOR A DISTÂNCIA: FABIO CERQUEIRA
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
 GUIRA/PR
MAIO/2017
 
ACADÊMICO: JOSILENE DRANKA DA SILVA – RA: 5343645167
TUTOR A DISTÂNCIA: FABIO CERQUEIRA 
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao curso de tecnologia em marketing do centro de educação a distância - cead da universidade anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de projeto interdisciplinar aplicado aos cursos superiores de tecnologia i (prointer i).
GUAIRA/PR
MAIO/2017
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
1.	RELATÓRIO DA ENTREVISTA...................................................................................5,6
2.	PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO.........................................6,7
3.	ANÁLISE DA MATRIZ SWOT........................................................................................7
3.1	PONTOS FORTES	7,8
3.2	PONTOS FRACOS	8
3.3	OPORTUNIDADES	8
3.4	AMEAÇAS	8
4.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	8,9
REFERÊNCIAS	9
ANEXO I	10,11,12,13
INTRODUÇÃO
O presente projeto interdisciplinar (PROINTER) compõe de uma entrevista realizada com um empreendedor, na qual foi muito importante, com muita novidade já que o ramo da empresa e bem diferente na qual estamos acostumados a falar e pesquisar, que é música, para mais a forma de como o empreendedor age sobre seus negócios e anseia seus objetivos, aguilhoa a inclinação acadêmica no curso de marketing em setores diferentes no mercado de trabalho.
Uma das formas de trazer maior relevância para esta discussão seria propor um método para associar o perfil empreendedor ao desempenho organizacional. Dentro deste contexto analisamos a questão empreendedorismo; que é o despertar do indivíduo para o aproveitamento integral de suas potencialidades racionais e intuitivas. É a busca do autoconhecimento em processo de aprendizado permanente, em atitude de abertura para novas experiências e novos paradigmas. Segundo Dolabela, 2006, empreendedor é responsável por identificar oportunidades e introduzir inovações no mercado, realizando o papel de um verdadeiro agente de mudanças. E seu comportamento organizacional nada mais é que do conhecer a fundo as necessidades dos indivíduos que interfere na organização bem como conhecer seus processos e atividades de forma detalhada, para garantir de fato a efetividade organização. 
Identificar as fraquezas na própria empresa pode ser um processo doloroso. Encontrar os dados para avaliar o ambiente externo demanda esforço da equipe, além de perceber que algumas ameaças podem colocar seus planos por água abaixo e ainda assim manter a cabeça erguida é um grande desafio para o empreendedor. O resultado da análise é a criação da matriz, também chamada de Matriz SWOT.
RELATÓRIO DA ENTREVISTA
A entrevista com empreendedor foi muito importante, com muita novidade já que o ramo da empresa e bem diferente na qual estamos acostumados a falar e pesquisar, por tanto foquei no ponto de como ele age sobre seu negócio a forma como conseguiu alcançar seus objetivos. Percebi que com ele foi tudo acontecendo, e ele descobriu que tinha o espirito empreendedor, com a simples vontade de ter um próprio negócio e fazendo o que ele mais sabe e mais gosta, ele também pode contar com grande sorte de seu negócio ser quase uma novidade no município residente. 
Saber administrar muitas vezes é um dom, neste caso o dom foi seu talento pela música como professor e promotor de eventos, e a administrar fez parte de seus estudos, como faculdade de administração. O mais interessante da entrevista foi ver que o entrevistado não contou com recurso prontos para o negócio, o mesmo foi aos poucos ganhando e investindo, começando como um pequeno empreendedor, contou com parceiros e adquiriu grandes experiências fazendo uma clientela diferenciada atendendo todos os gostos, ou seja o foco de início foi como obter recurso para investir e logo após percebeu a grande responsabilidade social a qual está inserido tento problemas em como dividir o espaço entre empresa e família.
 O plano de negócios é muito importante, no caso do entrevistado não contou muito com recursos financeiros para logo de início dar aquela alavancada a suas ideias, ou seja, o empreendedor aos poucos com pês no chão foi dilatar certeza que conhece o negócio em que queria atuar, buscando clareza com perfil empreendedor e comportamento organizacional para alcançar os objetivos, com plano financeiro justo dentro de suas possibilidades.
Se fazer uma análise chamada SWOT, força, fraquezas, oportunidades e ameaças, é muito importante essa análise para traçar exatamente situação atual em que o negócio se encontra. As Forças são as vantagens da empresa junto aos concorrentes, informações completas dos serviços prestados aos clientes, solidez financeira, produtos de qualidade, ética etc. As Fraquezas são as desvantagens em relação as concorrentes, altos custos, má imagem, má localização, produtos não tão bons etc. As Oportunidades, bons preços e produtos de qualidade, falência do concorrente, aspectos mudanças nos gostos dos clientes. As Ameaças – novos competidores, baixos preços nos concorrentes, aumento excessivos das mercadorias, crise da economia. 
Para se ter sucesso é preciso fazer um plano de negócios, identificando os pontos fortes para o novo empreendimento, localização, saber qual o público alvo a ser conquistado, ter um bom atendimento, um bom relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores. Os fracos que é a falta de profissionais preparados, má localização, preços altos, mau atendimento. 
Segundo definição de Barreto (1998) “empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada”, assim Barretos enfatiza a grande importância do trabalho, além da capacidade de maximizar recursos.
Uma outra definição interessante é a de Schumpeter (citado por FILION,1999) onde expõe que “empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações. ”
PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
Para Dornelas (2001) “empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”
Empreendimento é uma oportunidade de expor suas ideias é pode ser compreendido como a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. Consiste no prazer e na responsabilidade de realizar com conhecimento e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, um desafio constante às oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proativo diante de questões emergenciais que precisam ser resolvidas em momentos.
O empreendedorismo é o despertar do indivíduo para o aproveitamento integral de suas potencialidades racionais e intuitivas. É a busca do autoconhecimento em processo de aprendizado permanente, em atitude de abertura para novas experiências e novos paradigmas. O empreendedor é responsável por identificar oportunidades e introduzir inovações no mercado, realizando o papel de um verdadeiro agente de mudanças (DOLABELA, 2006), ou o que as escolas americana e francesa entendem como um agente “intermediário”, por isso, os termos entrepreuner e entreprendre, respectivamente (DEGEN, 2009). O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade” (Hisrich & Peter, 2004, p. 33).
ANÁLISE DA MATRIZ SWOT
SWOT é a sigla em inglês para Forças(Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). E é para isso que serve a análise SWOT, uma das ferramentas de planejamento mais usadas no mundo empresarial. No Brasil, talvez você ouça algumas pessoas chamando essa análise de FOFA, mas a expressão mais usada é SWOT mesmo. A análise SWOT é uma ferramenta prática e fácil de ser aplicada. Mas o processo pode não ser tão simples assim.
Identificar as fraquezas na própria empresa pode ser um processo doloroso. Encontrar os dados para avaliar o ambiente externo demanda esforço da equipe, além de perceber que algumas ameaças podem colocar seus planos por água abaixo e ainda assim manter a cabeça erguida é um grande desafio para o empreendedor.
Hoje é uma das metodologias clássicas da área da Administração. A análise SWOT é muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca, com isso, o empreendedor tem um embasamento para formular suas estratégias de gestão e marketing com mais segurança ou seja estar mais preparado para futuros acontecimentos ou até mesmo preveni-los.
O resultado da análise é a criação da matriz, também chamada de Matriz SWOT, que ajuda a identificar os principais fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que demandam atenção. Citamos alguns:
 3.1 PONTOS FORTES 
Fazer o que gosta e trabalhar com o que se quer,
Alcançar sonhos e objetivos,
Ter autonomia/se sentir livre para decidir (trabalho, tempo com a família),
Transmitir valores/gerar emprego e renda,
Aprender com seus erros.
 3.2 PONTOS FRACOS
Tudo depende de você, não consegue realizar tudo/não tem mão de obra especializada,
Ter que pagar impostos/insegurança financeira,
Ansiedade, estresse/peso de a responsabilidade/não dormir tranquilamente/não cuidar da saúde,
Insegurança no negócio,
Correr riscos.
OPORTUNIDADES 
Segundo o Prof. Rodolfo S. Emerick a oportunidade surgiu porque era um ramo no qual já tinha alguma habilidade, pode contar com seu próprio talento de professor para iniciar as aulas, além de perceber que na cidade na época não havia mais que uma empresa desse ramo.
 3.4 AMEAÇAS 
Para Rodolfo a fraqueza e ver aluno que não tem interesse em aprender, e seu esforço ser jogado fora, além de levar a culpa como professor, também o risco da economia já que a crise atinge todos os setores.
CONCLUSÕES FINAIS
Percebemos que um empreendimento bem planejado tem muitas chances de dar certo, temos muitos exemplos de grandes empreendedores de sucesso que começaram do zero e hoje estão fazendo um grande benefício para a sociedade, gerando empregos, oferecendo serviços de qualidade, serviços que nem imaginávamos que existiriam, e hoje somos ofertados com tão grandes novidades tanto em serviços, comércios, etc. 
O empreendedorismo veio para ficar e transformar a vida das pessoas, no caso de nosso entrevistado começou como professor de seu próprio negócio e hoje promove grandes eventos além de sua sala de aula se tornar estúdio de gravação de seus alunos, com muita paciência e determinação, hoje é um empreendedor de sucesso e um exemplo de superação. 
 Com Rodolfo notou-se que para ter sucesso você precisa ser insistente e não desistir no primeiro obstáculo, e que eles sempre aparecerão, por isso a importância de ter um plano de negócio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Analise SWOT. Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/como-fazer-uma-analise-swot/>. Acesso em 16/05/2017
BARRETO e SCHUMPETER, empreendedorismo. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/empreendedorismo-uma-nova-visao-enfoque-no-perfil-empreendedor/35960/> Acesso em 15/5/2017
Dornelas, prof. José. Disponível em: <http://conteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/%5B1130103%5DTMK1_EMPREENDEDORISMO/EAD/%5B3%5DTema%2001/%5BCADERNO_DE_ATIVIDADES_IMPRESSAO%5D/ONLINE_Empreendedorismo_01.pdf>. Acesso em 16/05/2017
Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v13n3/v13n3a07>. Acesso em 15/05/2017
 ANEXO I
QUESTIONÁRIO
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: OFICINA DE MÚSICA
Endereço: MELVIN JONES 1122
Cidade: NOVA ANDRADINA 
Estado: MS
Ramo de Atividades: Produtos e/ou serviços: AULAS DE MUSICA –ALGUEL DE SOM PARA FESTAS – GRAVAÇÃO DE MUSICAS E VIDEO CLIPES
Data de Início das atividades: 13/04/2009
Entrevistado: RODOLFO SILVA EMERICK
Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
Resp.: Estava cursando faculdade de administração e surgiu grande interesse em ter meu próprio negócio.
Existem outros empreendedores em sua família? 
Resp.: Sim. Meu pai
Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
Resp.: Sim, gostava de música e com habilidade em tocar instrumentos, pensei na ideia de ser professor, com a administração podia eu mesmo iniciar e administrar.
Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Resp.: Administração. Sim ajudou muito
Porque muito profissional tem medo de se arriscar em um empreendimento? 
Resp.: Talvez, medo de investir e perder, por não conhecer bem a área e não agradar ao cliente.
Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? 
Resp.: Independência nas ações, organização do próprio ambiente e horário de trabalho. Elaborar e executar os projetos de trabalho de acordo com a condições do cliente. Na questão pessoal, a satisfação em evoluir dia a dia com dedicação e paciência.
De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? 
Resp.: Um dos grandes segredos é como tratar um cliente. Desde o atendimento, como também como sua empresa tem diferentes opções para agradar ao gosto de cada cliente. 
Como você encontrou a oportunidade de empreender? 
Resp.: Era um ramo no qual já tinha alguma habilidade. Investimento de início foi baixo. Além de perceber que na cidade na época não havia mais que uma empresa desse ramo.
Como você avaliou esta oportunidade? 
Resp.: Excelente.
Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. 
Resp.: Tinha ideias, mas não tinha colocado no papel. Nos primeiros meses eu fazia meu faturamento e fui avaliando, como era uma procura ainda pequena conseguia controlar. Depois de um tempo com investimento das aulas comecei a investir os recursos em outras funções que podia ofertar, desde então precisei de contratar funcionários para dividir as tarefas, e conseguir atender a procura dos clientes.
Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? 
Resp.: Trabalhei em cinco farmácias diferentes, como office boy e atendente. Trabalhei em loja de som de carro. E outros.
Quais são suas forças e fraquezas? 
Resp.: Ter reconhecimento do aluno, e perceber o desenvolvimento de cada um, dentro de seus limites.
Fraqueza ver aluno que não tem interesse em aprender, e seu esforço ser jogado fora, além de levar a culpa como professor.
Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? 
Resp.: Não. Somente parceiros
O que significa ter ética nos negócios para você? 
Resp.: Saber que tem que ter respeitos para com todos. Independência de raça cor ou etnia e gênero.
Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio?
Resp.: Investimentos próprio, meu próprio trabalho como professor.
Onde e quando obteve estes recursos? 
Resp.: Iniciando com aulas e aumentando aos poucos a quantidade de aluno. Com tempo foram surgindo dinheiro em caixa. Fui investindo aos poucos, por etapas uma investindo sobre a outra. 
Quando e como obteve o primeiro cliente? 
Resp.: Como já tinha comentado a ideia eminformação digital de redes sociais, no primeiro dia de aula já tinha aluno.
Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado? 
Resp.: Está sendo agora com essa crise. Os pais estão investindo menos no laser dos seus filhos e em seus talentos.
Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
Resp.: aqui cito algumas opções positivas:
Fazer o que gosta e trabalhar com o que se quer,
Alcançar sonhos e objetivos,
Ter autonomia/se sentir livre para decidir (trabalho, tempo com a família),
Transmitir valores/gerar emprego e renda,
Aprender com seus erros,
Negativas:
Tudo depende de você, não consegue realizar tudo/não tem mão de obra especializada,
Ter que pagar impostos/insegurança financeira,
 Ansiedade, estresse/peso de a responsabilidade/não dormir tranquilamente/não cuidar da saúde,
Insegurança no negócio,
Correr riscos
A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma? 
Resp.: Como tenho duas funções e os membros da família são totalmente meus dependentes acabo me responsabilizando mais pela empresa do que pela família onde acaba gerando desconforto emocional.
Você faria tudo isso novamente? Porquê? Por qual motivo? 
Resp.: Com certeza, porque não gostava de ser empregado, com meu próprio negócio teria mais ânimo e responsabilidade social.
Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso?
Resp.: Procure algo que goste.
Não apenas que de lucro.
Faça com que você goste de o lucro que você precise.

Continue navegando

Outros materiais