Buscar

Estudo Dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido Fisiologia do Sistema Nervoso
Questão 01) Com a manchete “O Vôo de Maurren”, O Estado de São Paulo noticiou, no dia 23 de agosto de 2008, que a saltadora Maurren Maggi ganhou a segunda medalha de ouro para o Brasil nos últimos Jogos Olímpicos. No salto de 7,04m de distância, Maurren utilizou a força originada da contração do tecido muscular estriado esquelético. Para que pudesse chegar a essa marca, foi preciso contração muscular e coordenação dos movimentos por meio de impulsos nervosos.
a) Qual é o tipo de neurotransmissor envolvido com a ação da saltadora? Fisiologicamente falando o que ocorrerá com o corpo da atleta? 
b) Qual o tipo de sinapse que ocorre nas transmissões de sua ação? 
c) Para que a atleta relaxe o que será necessário ocorrer com seus neurotransmissores? 
d) Esquematize a transmissão do impulso nervoso, não esquecendo de ressaltar os neurotransmissores envolvidos.
e) Qual é o receptor envolvido na contração muscular esquelética?
Questão 02) Alguns anestésicos locais agem impedindo a despolarização da membrana plasmática dos neurônios. A sensação de dor é então eliminada em função da:
a) modificação da fenda sináptica
b) ruptura da bainha de mielina do neurônio
c) diminuição do número de sinapse
d) inibição da secreção do neurotransmissor
e) inversão no sentido do impulso nervoso
Questão 03) Qual a ligação do hormônio somatotrófico e a predisposição a diabetes?
Questão 04) Qual é a relação do hormônio ADH e o consumo de bebidas alcoólicas?
Questão 05) Foram feitas medidas diárias das taxas dos hormônios: luteinizante (LH), folículo estimulante (FSH), estrógeno e progesterona, no sangue de uma mulher adulta, jovem, durante vinte e oito dias consecutivos. Os resultados estão mostrados no gráfico: (1,0 ponto)
Entre os 45 e 55 anos, muitas mulheres apresentam sintomas desagradáveis como ondas de calor, vertigens e ressecamento de pele. Essa fase é caracterizada por um término da atividade reprodutiva, na qual recebe o nome de menopausa.
Marque a alternativa correta com relação à alteração hormonal:
Com a grande síntese de hormônios FSH e LH do hipotálamo, ocorre uma grande liberação de hormônios gonadotróficos, na qual inibe a liberação de hormônios sexuais femininos, como estrogênio e progesterona.
De acordo com o gráfico, ocorre um feedback negativo quando na corrente sanguínea apresenta altas concentrações de hormônios ovarianos, caracterizando desta forma um déficit destes hormônios no início do ciclo.
A menopausa pode ser explicada por uma perda da sensibilidade ao FSH e ao LH. Como conseqüência, os ciclos menstruais deixam de ocorrer, não estimulando desta forma as gônodas a liberarem seus hormônios.
As gônodas liberam estrogênio e progesterona devido a uma reação em cascata que começa a partir da hipófise liberando hormônios gonadotróficos. 
A síntese e liberação de FSH e LH é controlada pela hipófise. De acordo com o gráfico, um aumento de hormônios ovarianos leva a uma queda de LH e FSH pelo hipotálamo.

Outros materiais