Buscar

raio x

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Ilhéus - Odontologia
Gabriel Lima
17/08/2016
Descreva o atomo.
Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa
O que é um numero atomico?
O número atômico representado pela letra "Z" , indica quantos prótons o elemento tem no seu núcleo. Ele vem em cima do respectivo elemento na tabela periodica.
O que é numero de massa?
Simbolizado pela letra "A", o número de massa é a soma do número de prótons e nêutrons contidos no núcleo de um átomo. Exemplo, o núcleo de um átomo de sódio contem 11 prótons e 12 neutrons, portanto, o seu número de massa é 23.
O que sao isotopos?
Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atómico, ou seja, os isótopos de um certo elemento contêm o mesmo número de protões designado por "Z", mas diferentes números de massa (a massa atómica é vulgarmente designadas por "A").
O que sao isobaros?
Isóbaros são átomos de diferentes elementos químicos e, portanto, de diferentes números atômicos, que apresentam o mesmo número de massa.
O que sao radioisotopos?
Radioisótopos é o nome dado aos isótopos radioativos, como, por exemplo, o urânio e o hidrogênio. Os Radioisótopos se referem a Isótopos que emitem radiação, ou seja, Isótopos radioativos.
Defina radiaçao?
Radiação propagaçao de energia atravez do espaço, da matéria ou do vacuo, o que exclui certas formas como som, que não se propaga no vacuo.
O que sao radiaçao ionizante?
Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Pode danificar células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte.
Dê exemplos de raiaçao ionisante.
Raios X, Raios Gama (emitidos por materiais radioativos) e os raios cósmicos.
Qual a reaçao entre comprimento de onda e a velocidade da radiação?
quanto maior o comprimento de onda menor a velocidade
Quais caracteristicas da radiaçao x?	
Caminhar em linha reta, possuema velocidade da luz no vacuo, são divergentes, nao são desviados pelos campos eletromagnetidos e magneticos, podem sencibilizar chapas fotograficas, podem penetrar campos opacos a luz, em condições normais não sofrem refração e reflexão, produzem ionizações nos sistemas biologicos e produzem fluorecência.
O que é efeito foto eletrico?
Efeito Fotoelétrico é a emissão de elétrons de um material, geralmente metálico, quando ele é submetido à radiação eletromagnética.
O que é efeito compton o que sao raios x de frenagem ou brensstrahlung?
 Efeito Compton, é a diminuição de energia de um fóton de raio-X ou de raio gama, quando ele interage com a matéria.
O que sao raios x caracteristicos?
Os raios X característicos são produzidos quando átomos do material alvo são ionizados por partículas incidentes e possuem energia necessária para retirar elétrons das camadas eletrônicas mais internas
descreva como se produz o raio x.
Os raios X são produzidos quando elétrons em alta velocidade, provenientes do filamento aquecido (catodo), chocam-se com o alvo (anodo) produzindo radiação.

Outros materiais