A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
apol libras

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina(s):
Libras
Questão 1/5 - Libras
Leia a afirmação a seguir:
“A atitude dos pais diante da surdez de seu filho terá uma influência considerável. As reações podem ser muito diversas. Há pais que tentam negar sua existência e, consequentemente, tratam seu filho como se fosse ouvinte. Outros, ao contrário, desenvolvem atitudes de superproteção. Em uma posição intermediária, mais positiva, estão os pais que aceitam as consequências da surdez, criam um ambiente descontraído de comunicação e se dispõem a aprender e a utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 176. 
Sabe-se da diversidade na organização das famílias na sociedade atual e a liberdade de escolha que elas têm em relação à educação de seus filhos. Entretanto, de acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda e o fragmento de texto lido, ao observar que a criança não fala, mesmo estando no período em que todas as outras crianças estão falando, analise as afirmativas quanto aos comportamentos mais assertivos tomados pela família para não atrapalhar o desenvolvimento do surdo: 
I. A família deve procurar um especialista médico (pediatra) e fazer os exames solicitados para a constatação ou não da surdez.
II. Diante de um laudo de surdez, a família deve compreender a situação e oferecer à criança um sistema de comunicação: a língua de sinais.
III. A família deve se resignar, ressentir, aceitar e assumir que é culpada pela surdez do(a) filho(a).
IV. A família deve lutar pelo filho tão desejado, criando um ambiente descontraído de comunicação.
V. A família deve aprender e utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor, garantindo o desenvolvimento satisfatório da criança.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas II, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas III e IV, apenas.
Questão 2/5 - Libras
Leia o extrato de texto a seguir:
“Com relação às crianças surdas, devemos ter a pretensão de modificar o quadro vigente no que diz respeito aos déficits cognitivos e linguísticos, pois, atualmente, reconhece-se que os surdos possuem as mesmas possibilidades cognitivas que os ouvintes e, socialmente, apresentam-se como pertencentes a um grupo não deficiente, com direito à língua e cultura próprias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 78.
Sobre o potencial do indivíduo surdo, em todo o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda é defendida a ideia de que, mesmo que não tenha sido exposto a nenhum tipo de língua, seja ela espaço-visual ou oral-auditiva, ele possui mecanismos e processos mentais em atividade. Isso reforça a ideia de que:
	
	A
	A falta de língua não implica em perdas cognitivas.
	
	B
	A falta de língua implica em perdas cognitivas.
	
	C
	A falta de língua é própria do sujeito surdo.
	
	D
	A falta de língua promove os aspectos cognitivos e emocionais da mesma maneira que promove para os não surdos.
	
	E
	A falta de língua promove os aspectos linguísticos e emocionais.
 
Questão 3/5 - Libras
Leia o trecho de texto a seguir:
“Se por um lado vemos a busca do conhecimento sobre os processos intelectuais, o pensamento e a linguagem dos surdos, por outro, vemos a necessidade de contextualizá-los numa esfera psicossocial, fundamental para o seu processo de formação como indivíduo. Isto posto, torna-se claro que não é possível discutirmos temas como linguagem e cognição sem refletirmos sobre as influências que estas pessoas sobrem no meio em que vivem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 67.
Sobre as interações entre crianças e adultos e as primeiras aprendizagens das crianças surdas, tendo em vista os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo:
I. Os conjuntos de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, adquirem para as crianças uma importância equivalente à da voz.
II. No escuro a criança surda fica completamente isolada, porque, além de não poder ouvir, não tem mais a referência visual.
III. A criança surda esta privada da riqueza produzida pela voz humana em relação ao ritmo, intensidade, melodia e entonação, mas aprendem pelas expressões faciais e movimentos.
IV. As interações emocionais da criança surda são a base não apenas da cognição, mas da maioria das capacidades intelectuais de uma criança.
V. A criança surda, tal qual a qualquer outra criança sem deficiência auditiva, em um ambiente escuro, não perde experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas III, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas I, II, III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A Inclusão Escolar tem Início na Educação Infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Do nascimento aos 3 anos, o atendimento se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília, setembro de 2007. p. 24.
Considerando a abordagem de Vygotsky, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a respeito da educação precoce dos alunos surdos, é correto afirmar que:
	
	A
	Os alunos surdos devem ter um aprendizado precoce por serem imaturos devido à sua deficiência. Assim, quanto mais cedo eles forem estimulados linguisticamente, mais cedo voltarão a ouvir.
	
	B
	O atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança for estimulada linguisticamente, maiores serão as chances de ela falar e de voltar a ouvir.
	
	C
	Um dos fatores que embasam a importância do atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que é durante os primeiros cinco anos de vida e, especialmente, nos três primeiros, que uma criança normalmente aprende a compreender e a utilizar a linguagem na vida diária.
	
	D
	A estimulação precoce ao surdo nas escolas tem por objetivo o desenvolvimento linguístico e afetivo parcial da criança e isso é realizado por meio de uma equipe disciplinar específica.
	
	E
	Um dos fatores determinantes para o atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança é estimulada afetivamente, maiores serão as chances de ela voltar a ouvir.
Questão 5/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O que é ser diferente? Não seria igual ou não gostar das mesmas coisas? Com isso, muitas vezes os sujeitos surdos ficam com vergonha de suas identidades surdas na sociedade e têm medo de contar a alguém para não prejudicar a si próprios,