Buscar

Diagnóstico Bucal - Variações da Normalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 03 – Variações da Normalidade
Linha Alba – linha esbranquiçada e proeminente que se localiza na mucosa jugal na região da linha de oclusão. Ocorre devido ao atrito dos dentes nessa região e pela produção de ceratina pelo epitélio. 
Grânulos de fordyce – glândulas sebáceas ectópicas – pequenas pápulas amareladas que podem estar presentes em qualquer local da cavidade oral.
Varizes sublinguais – veias de calibre aumentado que podem estar presentes no ventre lingual de pessoas idosas.
Língua fissurada – caracteriza-se pela presença de fendas no dorso da língua, geralmente assintomáticas, mas que em alguns pacientes pode causar dor ou ardência.
NA SÍNDROME DE MELKERSON ROSENTHAL O PACIENTE APRESENTA – LINGUA FISSURADA, PARALISIA FACIAL E GRANULOMATOSE OROFACIAL (EDEMA LABIAL)
Língua geográfica ou glossite migrans ou eritema migratório – apresentam-se como múltiplas áreas bem demarcadas e circundadas por um halo amarelado, recortado e ligeiramente elevado, no dorso da língua. Estas áreas se devem à atrofia das papilas filiformes e mudam de lugar. Geralmente não ocorrem sintomas. 
Toro palatino e mandibular – crescimentos ósseos (exostoses) que ocorrem no palato (linha média) e na mandíbula (lingual na região de pré-molares) e que só devem ser removidos quando interferem de alguma forma no paciente.
Leucoedema – caracteriza-se pelo aspecto branco acinzentado da mucosa jugal, bilateralmente e com maior predileção por indivíduos negros. Microscopicamente observa-se edema intracelular. Quando se distende a mucosa jugal, a condição desaparece. Alguns autores associam esta condição ao uso de tabaco.

Continue navegando