Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTIA ESTUDO DE CASO

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
O Brasil é um país essencialmente agrícola, com produção em alta escala de alimentos. Em determinadas épocas do ano, a produção é tanta, que boa parte é desperdiçada por falta de armazenamento adequado. Além disso, descartam-se componentes dos alimentos, por falta de informação quanto ao uso racional dos mesmos, como casca, talos, folhas, etc. O que se produz é suficiente para alimentar boa parte da população carente. Além disso, não se faz uso de diversas plantas que são consideradas “mato”, mas que são ricas em nutrientes e poderiam ser consumidas como alimentos. Essas plantas conhecidas como plantas alimentícias não convencionais (PANC) deveriam ser exploradas nas escolas, como novas opções alimentares.
É o que a professora do quinto ano de uma escola pública se propôs a trabalhar com os seus alunos: quer mostrar a eles que as plantas alimentícias não convencionais (PANC) existem e que podem ser inseridas na alimentação, inclusive no lanche da escola. Para tanto, estabelecerá relações entre as disciplinas de Ciências e Matemática.
Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC?
Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática?
Como a professora pode propor a inclusão de PANC na alimentação dos alunos de suas famílias?
Em primeiro lugar a professora precisa trazer para a turma o conceito de PANC e explicar o assunto para a turma. Trazer essas plantas para a sala também seria interessante. Em seguida a professora pode fazer uma receita usando estes ingredientes. A partir da receita pode-se trabalhar diversas operações matemáticas e, porcentagem e etc. A turma pode realizar uma pesquisa para conhecer mais espécies de PANC, modo de cultivo, modo de preparo e etc. Para que a comunidade seja alcançada por este projeto a professora pode convidar os pais para uma degustação de pratos que levem estas plantas na receita. Os pratos podem ser feitos com a ajuda dos alunos. Ao final deste encontro os pais levarão para casa um caderno com as receitas dos pratos apresentados .Há ainda a possibilidade de cultivar as plantas na escola para que sejam consumidas na merenda escolar .

Continue navegando