Buscar

RELATORIO NORMAS MATERIAS de CONTRUCAO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Newton
Campus Buritis I
Faculdade de Ciência Exatas Tecnológicas
PREPARAÇÃO DE CONCRETO EM LABORATORIO – NBR 12821
Essa norma trata de um procedimento para preparação de concretos laboratórios, com massas especificam compreendidas entre 2000 kg/m³ e 2800 kg/m³ e alguns agregados com o diâmetro Maximo de 50,0mm.
Os aparelhos foram o misturador, balanças, termômetros, ferramentas, bandeiras, vibradores, equipamentos para determinar a consistência do concreto, aparelho medidor de ar, e para determinar o tempo de pega.
Os matérias devem ser mantidos em temperatura controlada (23+-2) ºC por 24h. O cimento, sílica ativa e metacaulim e os agregados, aditivos e água, deve ser utilizada dentro da norma prescrita.
A betoneira, sem a caçamba deve adicionar o agregado graúdo e uma parte de água para amassamento 1/3 do volume , acione a betoneira por 30s, logo após esse tempo adicione o cimento e mais 1/3 de água e acione a betoneira por 30s novamente, depois que colocar o cimento adicione o agregado miúdo e o restante de água, acionando a betoneira por tempo necessário para uma melhor homogeneidade e melhorar a trabalhabilidade, adicione aditivos se necessário. 
Betoneira com caçamba; coloque os matérias com a betoneira em movimento, os agregados graúdos e miúdos, adicionando água para amassamento, após 1 mim ( tempo Maximo) contanto a partir do momento em que se coloca água. 
MOLDAGEM E CURA DE CORPOS DE PROVA CILINDRICOS OU PRIMAICOS DE CONCRETO- NBR 5738
Essa norma é utilizada para moldagens, desforma, preparação de topos, transporte e cura de corpos de prova e cilíndricas. 
Os aparelhos utilizados para essa norma moldes; gota (evitar que o concreto transborde).
Para preparar os moldes deve ser feita uma vedação com a cera virgem e o óleo mineral para não ocorrer vazamentos. Deve ser untada com o óleo vegetal a moldagem e deve ser feita em locais que não tenham vibrações e uma base nivelada. 
CONCRETO - DETERMINAÇÃO DACONSISTÊNCIA PELO ABATIMENTODO TRONCO DE CONE – NBR NM 67
Esta norma tem o objetivo de determinar a consistência do concreto fresco, através da medida de assentamento. Os aparelhos necessários para essa técnica o molde, as hastes de compactação, placa de base. 
O preparo da mistura e feito através do molde, devendo posicionar com os pés e enche-lo rápido. Ao compactar de 25 golpes, inclinando um pouco a haste e efetuar certa de metade dos golpes em forma espiral ate o centro. Depois compactar a segunda camada.

Continue navegando