Buscar

O modelo de Lotka_ Volterra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODELO DE LOTKA_VOLTERRA
 O modelo predador-presa foi desenvolvido, separadamente, por Alfred Lotka em1925, e por Vito Volterra em 1926 (ambos matemáticos), o modelo denominado Lotka Volterra é frequentemente utilizadas para descrever dinâmicas nos sistemas biológicos, especialmente quando duas espécies interagem: uma como presa a outra como predadora
 O modelo Lotka – Volterra ou Presa – predador foi o primeiro modelo que tentou compreender a relação entre duas espécies, onde uma delas (presa) dispõe de alimentos em abundância e a outra espécie (predador) tem como suprimento alimentar a população de presa, o modelo considera que as populações tanto de presas como predadores são controladas pela interação de uma com a outra e não apenas pela relação com sua própria densidade, logo, a manutenção destas duas espécies é diretamente influenciada pela relação entre estas. 
 Do ponto de vista ecológico, o modelo serve para ilustrar a observação que a interação e relação entre duas espécies tende a gerar oscilações, conforme gráfico abaixo, que é um exemplo clássico da dinâmica predador-presa.
Presas ________
Predadores ________
 Com base no gráfico acima é possível compreender como a interação entre as duas espécies esta diretamente relacionada com a manutenção das mesmas, assim, podemos explicar esta interação na seguinte situação.
 Existe um grande numero de presas (coelhos), logo haverá maior oferta de alimento aos predadores (raposas), que consequentemente irão aumentar sua população e diminuir a população de presas (coelhos). Logo, com a diminuição de presas (coelhos), haverá um declínio na população de predadores pela falta de alimento, assim, a população de presas (coelhos), volta a crescer. Assim tanto a população de presas como predadores são controladas pela interação de uma com a outra, ocorrendo uma oscilação cíclica, gerando um equilíbrio.
 Isto significa que as populações de predador e presa se regulam mutuamente, o que é importante, pois a manutenção de níveis adequados de predação permite que as populações de presas, que são normalmente populações de elevado efetivo populacional, não se tornem uma praga.

Outros materiais