Buscar

Apresentação 2 EAD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CAMPUS ANTÔNIO BEZERRA
 CURSO DE PEDAGOGIA
ANOTAÇÃO:
Para alterar a imagem no slide, selecione e exclua a imagem. Em seguida, use o ícone Imagens no espaço reservado para inserir sua própria imagem.
Componentes da Equipe 5 : Artemísia, Camila, Nayara, Verônica.
 Questões Politicas e Sócio Pedagógicas
 Orientadora : Professora Cristiane Aragão
Ao longo da historia, a educação passou por inúmeras transformações, a segregação antes causada por diferenças como: raça , crença, sexo, idade ou posição social, torna-se algo condenável a nossa realidade .
As desigualdades sociais instalaram-se no brasil, com a chegada dos portugueses. Os nativos foram vistos pelos europeus como povo exótico e ainda hoje são alvos de preconceito. Seguindo-se dos africanos que foram escravizados e cujos seus descendentes sofrem discriminação pelo fato de serem negros até hoje. Na realidade não houve respeito ao ser humano a sua cultura e sua tradição, a única preocupação era utilização da mão de obra escrava e barata.
:
Nesse sentido, a ideia fundamental da pedagogia é a transformação Social través da educação que e a base da transformação de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária, e onde haja o mínimo de sociabilidade. 
Queremos uma qualidade em educação que gere sujeitos de direitos, inclusão cultural e social, qualidade de vida, contribua para o respeito à diversidade, o avanço da sustentabilidade e da democracia e a consolidação do estado de direito em todo o planeta” (reunião da sociedade civil, 2004:1). Embora a escola não crie a desigualdade (ela começa muito antes da escola), é a educação quem decide quem vai e quem não ser incluído na sociedade. 
.
A qualidade da educação precisa ser encarada de forma sistêmica: da creche ao pós-doutorado. O sistema educacional é formado de muitas partes inter-relacionadas, interdependentes e interativas: o que ocorre em uma delas repercute nas outras. A educação só pode melhorar no seu conjunto. “Nenhuma política educacional pode produzir resultados positivos sem uma integração orgânica entre os diversos níveis de ensino, particularmente entre a Educação Básica e o Ensino Superior” (Machado, 2007:279). Medidas isoladas não irão surtir efeito
O QUE SÃO POLITICAS SOCIAIS?
São ações que determinan o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em principio, para a redistribuição dos beneficios socias visando a diminuição das desigualdades estruturais producidas pelo desenvolvimiento socioeconómico.Entende-se que qualidade em educação é um processo que exige investimentos financeiros de longo prazo, participação social e reconhecimento das diversidades e desigualdades culturais, sociais e políticas presentes em nossas realidades.
A POLÍTICA EDUCACIONAL
 É um dos instrumentos para se projetar a formação, dos tipos de
 pessoas que uma sociedade necessita. É um processo que só existe quando a educação assume uma forma organizada, sequencial, ditada e definida de acordo com as finalidades e os interesses que se tem em relação aos aprendizes envolvidos nesse processo. 
 
A política pública em educação pode ampliar a participação social ao diminuir as desigualdades sociais. Tais mudanças necessitam elevar a distribuição de renda. Quando as políticas educacionais estão atreladas às políticas públicas sociais ganham os cidadãos e a sociedade. 
Essa organização se dá no sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
Os custos gerados pelos políticos no Brasil (do Presidente aos Vereadores) são maiores que os investimentos do Governo Federal na Educação Infantil, Básica, Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Ensino Superior, mas se somados aos gastos com Ministérios e o contribuições ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), então, o custo será maior que os próprios investimentos diretos em Educação pela União.
Gastos do pais com manutenção dos políticos, ministérios e confins superam investimentos diretos do Governo Federal em educação.
Como podemos mudar a situação educacional no BRASIL, se os políticos pensam primeiro em beneficiar a si próprios e aos seus pares, em detrimento daqueles que custeiam “população” e quem financia seus salários, benefícios, estruturas e tudo através do roubo ao qual chamam de impostos.
A Constituição Federal de 1988
 Traz como um dos seus objetivos fundamentais “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3º, inciso IV).
 
 
A lei de nº 9.394 LDB de diretrizes e bases da educação nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na constituição.
Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal, são o ministério da educação (MEC) e o conselho nacional de educação (CNE). Em nível estadual, temos a secretaria estadual de educação (SEE), o conselho estadual de educação (CEE), a delegacia regional de educação (DRE) ou subsecretaria de educação. E, por fim, em nível municipal, existem a secretaria municipal de educação (SME) e o conselho municipal de educação (CME).
A educação básica no brasil constitui-se do ensino infantil, ensino fundamental e ensino. médio.
De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), de 1996, Cap. V, Art. 43, a educação escolar (não a educação básica), além das três citadas anteriormente, compõe-se também do nível superior.
educação de jovens e adultos (ensino fundamental ou médio);
educação profissional ou técnica;
educação especial;
educação a distância (EAD);
Outras modalidades brasileiras de ensino são:
Dentre as finalidades do Ensino Superior está a de “promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição” 
A cidadania, é constituída por três direitos: civil, político
E social
O direito civil é composto dos direitos necessários à liberdade
Individual - liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, pensamento e fé, o
Direito à propriedade e de concluir contratos válidos e o direito à justiça.
O direito político consiste o direito de participar no exercício do poder
Político, como um membro de um organismo investido da autoridade
Política ou como um eleitor.
O direito Social refere-se a tudo o que vai desde o direito a mínimo de bem-estar econômico e segurança ao direito de participar, por completo, na
Herança social e levar a vida de um ser civilizado de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade.
“ Educação não transforma o mundo.
 Educação muda pessoas. 
 Pessoas transformam o mundo
 
“Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha" "...aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação... um dos maiores problemas do sistema educacional tradicional é a transferência de conhecimento do professor para o aluno” 
 Paulo Freire. 
O principal caminho para igualdade hoje, não é transmitida pelas instituições de ensino que se encontram ultrapassadas e engessadas ao emaranhados de leis que não se atualizam para acompanhar a evolução, e que são formuladas por políticos que legislam para uma minoria e não em prol da educação.
 Onde professor não se sente estimulado a buscar novos modelos e práticas de ensino, que estejam
compatíveis com os conhecimentos atuais e que são necessários para a evolução dos alunos. 
 E os estudantes se sentem privados de utilizar essas novas ferramentas que os possibilitam uma melhor compreensão e absorção de conteúdos e que os permite pensar diferente, e lutar por melhores condições de ensino, e não os condicionam a repetir o que outras gerações fizeram, o que tornaria transformação através da educação uma utopia e continuaremos a ser: “O país do futuro”. Mas que futuro é esse, que nunca chega?
O ato de aprender a aprender, consiste em acreditar que temos que buscar o sopro da vida e não a reprodução imediata do que observamos na produção do outro, isso é a magia do resultado da aprendizagem ou seja o conhecimento posto em prática. Conhecimento não é reprodução é produção.
Referências Bibliográficas 
https://ead.fate.edu.br/pluginfile.php/234429/mod_resource/content/2/EBook_3_SOCIOLOGIA%20E%20ANTROPOLOGIA%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf
WANDERLEY-BELFIORE,M. et al. (org).Desigualdades e a questão social. São Paulo:
EDUC, 2º Ed. revista e ampliada, 2000.
IBGE. Síntese de Indicadores Sociais.2016 
Instituto Sou da Paz www.soudapaz.org
portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituico.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando