Buscar

prova etica uniter

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Processo Legislativo
O processo legislativo e o próprio poder legislativo têm caminhos históricos profundos e de longa data. Acerca das origens do poder legislativo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O poder legislativo começa a surgir no mundo a partir das câmaras municipais do período colonial brasileiro
II. A origem mais remota do poder legislativo encontra-se nos Conselhos de Anciãos, conhecidos desde 4 mil anos antes de Cristo.
III. Egípcios, sumérios, romanos e gregos conheceram a instituição do Conselho dos Anciãos.
IV. O mundo antigo, antes da vinda de Cristo, não conheceu nada semelhante a um poder legislativo.
De acordo com o conteúdo da disciplina:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	B
	Somente estão corretas as assertivas I e IV.
	
	C
	Somente a assertiva IV está correta.
	
	D
	Estão corretas somente as assertivas II e III.
Você acertou!
A origem mais remota do poder legislativo encontra-se nos Conselhos de Anciãos, conhecidos desde 4 mil anos antes de Cristo. Entre outros povos, egípcios, sumérios, romanos e gregos conheceram a instituição do Conselho dos Anciãos.
(Aula 1 e BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 21-22.)
	
	E
	Está correta apenas a assertiva II.
Questão 2/5 - Ética
“Os agricultores, operários, os artesãos nunca frequentaram cursos de moral. [...] Todavia, contanto que reflitam, são, sem o saberem, discípulos de Cícero. O tintureiro indiano, o pastor tártaro e o marujo inglês conhecem o justo e o injusto. Não foi Confúcio quem inventou um sistema de moral tal como se edifica um sistema de física. Foi no coração de todos os homens que encontrou a moral. ”(VOLTAIRE. Dicionário Filosófico. São Paulo: Martin Claret, 2006. p. 392).
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, existe uma sequência para chegarmos a “decisões éticas”. Assinale a alternativa que melhor descreve essa sequência.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Os valores são internalizados através da educação e viram guias para a ação. Entender e refletir sobre isso é uma decisão ética.
Você acertou!
Os valores sociais fornecem padrões de certo/errado, que são internalizados através da educação e se tornam referência para orientar nossas atitudes. Quando interpretamos e refletimos sobre isso a luz da razão chegamos as decisões éticas. (ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética Empresarial na prática liderança, gestão e responsabilidade corporativa. 2.ed. Curitiba: Intersaberes, 2016, p.54) 
	
	B
	Através da osmose aprendemos os valores do passado. Ao pensar antes de agir estamos tomando uma decisão ética.
	
	C
	A moral e os costumes são passados através das leis, que somos obrigados a cumprir. Ao fazer isso estamos sendo éticos.
	
	D
	As decisões éticas nascem com a pessoa e a educação apenas externaliza aquilo que temos de melhor nesse sentido.
	
	E
	As normas morais são passadas através do exemplo, mas não chegam a serem incorporadas para virarem decisões éticas.
Questão 3/5 - Processo Legislativo
Conforme vemos na obra-base da disciplina, o poder legislativo na época do império tinha uma configuração bastante diferente da que conhecemos hoje.
Quando o Brasil deixou de ser um país unitário, regido pelo sistema de governo monárquico?
Nota: 20.0
	
	A
	Com a revolução francesa, em 1789.
	
	B
	Com a proclamação da república, em 15 de novembro de 1889.
Você acertou!
“Com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, o Brasil deixou de ser um país unitário, regido pelo sistema de governo monárquico, para tornar-se uma república federativa [...].”. (BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 27.)
	
	C
	Com a lei áurea, em 1888.
	
	D
	Com a independência do Brasil, em 1822.
	
	E
	Em novembro de 1807, com a fuga da família real portuguesa de Lisboa para o Brasil para escapar dos invasores franceses.
Questão 4/5 - Ética
Leia, a seguir, o trecho do livro “O Banquete”, de Platão:
“Toda ação, com efeito, é assim que se apresenta: em si mesma, enquanto simplesmente praticada, nem é bela nem feia. Por exemplo, o que agora nós fazemos, beber, cantar, conversar, nada disso em si é belo, mas é na ação, na maneira como é feito, que resulta tal; o que é bela e corretamente feito fica belo, o que não o é fica feio. Assim é que o amar e o Amor não é todo ele belo e digno de ser louvado, mas apenas o que leva a amar belamente.” (PLATÃO. O Banquete. São Paulo, Martin Claret. 2001).
Podemos dizer que o trecho do Banquete fala de algumas características do ser humano e que foram citadas no livro base da disciplina e que ajudam a entender melhor a natureza humana. Quais são essas características? 
Marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somos seres psíquicos e estéticos.
	
	B
	Os humanos são seres estéticos, sociais e éticos.
Você acertou!
Pelo fato de viver em sociedade e compartilhar da vivência de outros humanos, nós mostramos nossas características sociais. Ao pensarmos nossas ações através dos parâmetros do belo agir com os outros, isto é, estabelecendo juízos de valores, conforme Sócrates, estamos sendo éticos. E, por fim, a busca pelo belo, que vai nos definir como seres estéticos. (ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética Empresarial na prática liderança, gestão e responsabilidade corporativa. 2.ed. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 30)
	
	C
	Apresenta a característica psíquica do ser humano e a social.
	
	D
	O individualismo e o racionalismo como aponta o texto.
	
	E
	As características éticas e psíquicas do ser humano.
Questão 5/5 - Ética
A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental. ”
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2° “A ética ambiental é um tema relevante da atualidade, pois nos ajuda a pensar o nosso “ser-no-mundo”.
 
Com relação a esse tema e com base nas aulas e no livro base da disciplina, marque a questão que melhor define o conceito de “ser-no-mundo”.
Nota: 20.0
	
	A
	Somos seres individuais que se realizam sozinhos no mundo.
	
	B
	Nosso “ser-no-mundo” exige passividade frente aos outros.
	
	C
	Esse conceito exprime a ideia de que nossas ações não afetam os outros.
	
	D
	Somos seres sociais e nos realizamos no convívio com os outros.
Você acertou!
O conceito de “ser-no-mundo” está relacionado ao fato que nós humanos só nos realizamos em sociedade. Somos indivíduos sociais e nossas ações afetam as outras pessoas. (ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética Empresarial na prática liderança, gestão e responsabilidade corporativa. 2.ed. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 29)
	
	E
	Exprime a ideia existencialista de que “o inferno são os outros”.

Continue navegando