Buscar

Sugestões Adaptação CurricularII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sugestões para Adaptação Curricular - 02
Salas de Recursos Multifuncional Tipo I – área da Deficiência Intelectual - Deficiência Física Neuromotora - Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtornos Funcionais Específicos:
 - Adaptações Curriculares =São ajustes realizados no currículo para que ele se torne apropriado ao acolhimento das diversidades do alunado inclusivo e dinâmico envolvendo:Conteúdo – Objetivos – Metodologia e Organização Didática – Avaliação - Tempo
 Adaptações Curriculares de Pequeno Porte
Modificações menores que o professor consegue realizar com facilidade no seu planejamento.
São pequenos ajustes nas atividades da sala de aula, respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais especiais.
Exemplos:
Quanto aos objetivos e conteúdos:
Realizar várias adaptações curriculares de pequeno porte, quanto a flexibilização de currículo, método e técnicas de recursos para atender as diversidades.
Proporcionar os conteúdos básicos e essenciais (leitura, escrita, interpretação cálculos matemáticos básicos, quatro operações, atividades de vida diária, (calendário, horas, sistema monetário - dinheiro, …)
Quanto a metodologia:
Explicações individuais, trabalhos em grupo, diversificar a forma de trabalhar as atividades, alternando os níveis de complexidade, iniciando do simples ao complexo. Explicações individualizadas, tempo mais flexível de acordo com a necessidade do educando.
Quanto a avaliação:
Fazer adaptações no sistema de avaliação não pode ser tomado como “brecha” para aprovação indiscriminada e inconsequente de alunos, nem para “empurrar’ o aluno com necessidades especiais para as séries mais avançadas, até que ele “saia” do sistema. Pelo contrário, abrir a possibilidade de se adaptar o sistema de avaliação para determinado aluno em função de suas necessidades educacionais especiais é uma das principais vias para se conseguir avaliar a aprendizagem desse aluno com responsabilidade e profissionalismo, e poder então, promover os ajustes que se tornam necessários no processo de ensino para garantir seu desenvolvimento educacional.
Utilizar instrumentos diversificados, avaliações orais, objetivas, descritivas, em grupos, adaptar o tempo conforme a necessidade do educando.
								Francisco Beltrão, 23 de Março de 2016. 
 
Rosa T. Bortoloti- Rosangela Rommel Vanin
 Equipe da Educação Especial
 NRE/FNB
Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, Av. Júlio Assis Cavalheiro, 1272, Fone/Fax (46) 3520-4900
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO
FRANCISCO BELTRÃO - PR

Outros materiais