Buscar

Cabeamento Estruturado e Fibras Ópticas 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Os fios de cada par são enrolados em espiral com objetivo de:
Reduzir o acoplamento entre os pares devido a indutância mútua e ao desbalanceamento capacitivo;
Minimizar os efeitos da diafonia e do ruído;
Aumentar o balanceamento entre os condutores;
Maximizar o efeito de cancelamento de correntes, protegendo o par de interferências externas.
Características cabo par trançado
*
*
A transmissão balanceada é utilizada para minimizar a interferência de ruídos externos no sistema de comunicação;
As interferências externas são acopladas igualmente nos dois fios e são praticamente canceladas quando a diferença de tensão é retirada no receptor;
Balanceamento da transmissão
*
*
 A resistência de um condutor em corrente contínua limita a corrente elétrica que pode percorrê-lo;
 A resistência varia de acordo com: A área da seção transversal, comprimento e resistividade do material.
 A resistência em corrente alternada aumenta de acordo com a elevação da frequência, pelo efeito pelicular dos condutores individualmente ao efeito da proximidade de um condutor pela presença de outro em um dado par.
 A resistência é também um componente da impedância, que é um fator para determinação da atenuação dos sinais transmitidos por uma par de condutores, em sistemas de comunicação de dados.
Resistência
*
*
Um sinal é composto por diversas frequências diferentes e quando este passa por um condutor metálico, o campo elétrico não consegue penetrar por todo o diâmetro do condutor, trafegando mais próximo a superfície. 
Como efeito direto temos a redução na área efetivamente utilizada da seção reta do condutor, 
Com a redução da seção reta temos o aumento da resistência. 
Efeito pelicular
*
*
Este parâmetro tende a atenuar sinais de alta frequência transmitidos pelo cabo de pares trançados, também é fator determinante da diafonia (crosstalk);
O pigmento utilizado na coloração do isolante de cada condutor deve ser escolhido de modo que a variação do polietileno não seja considerável e, consequentemente, a capacitância mútua não seja afetada por esse fator.
Após o lançamento dos cabos em campo, vários fatores externos e de instalação influenciam no aumento da capacitância mútua como:
Umidade presente na tubulação;
Temperatura;
Dobras nos cabos;
Estrangulamento dos condutores;
Dentre outros;
Capacitância mútua
*
*
A impedância representa a influência total da resistência, indutância e capacitância de um determinado condutor medida em ohms (Ώ) e simbolizada pela letra Z;
Ao acoplar dispositivos elétricos aos meios de transmissão, deve-se observar o casamento de impedância, exemplo: CATV (75Ω), CFTV (75Ω), Cabo de rádio frequência (50Ω), cabo de rede UTP/STP (100Ω ou 120Ω);
A impedância dos dois devem possuir o mesmo valor, caso contrário, ocorrerá a perda por reflexão, exemplo: Transmissor/Receptor de um equipamento de rádio + cabo de RF + Antena, para o perfeito casamento da impedância devem possuir 50Ω;
Impedância característica
*
*
A reflexão é expressa através do coeficiente de reflexão, que relaciona o casamento de impedância entre dois dispositivos.
Considerando a impedância da saída de uma placa de rede ZT e a impedância do cabeamento ZO este coeficiente ρ será: ρ=(ZT - ZO)/(ZT + ZO)
Reflexão
Eco: É causado pela reflexão de parte do sinal transmitido devido as variações de impedância das linhas de transmissão. Para evitá-lo utilizamos dispositivos chamados de supressores de eco. Porém Quando realizamos transmissões digitais estes dispositivos devem ser desligados, pois provocam retardos nos sinais.
*
*
São perturbações elétricas aleatórias que ocorrem ao longo da transmissão. Temos dois tipos de ruídos a considerar:
Ruído térmico é devido ao movimento térmico dos elétrons e está sempre presente nos meios de comunicações, sendo proporcional à temperatura e a banda passante;
Ruído impulsivo representado por perturbações esporádicas que ocorrem no canal de comunicações, este tipo de ruído é repentino e pode ter diversas causas como:
descargas atmosféricas;
explosões solares;
ignições de automóveis;
linhas de transmissão elétrica;
proximidade a motores elétricos;
reatores de lâmpadas fluorescentes (convencionais), etc.
Ruídos
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando