Buscar

Lista 02 Resp GTD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geração, Transmissão de Distribuição de Energia Elétrica
2ª lista de exercícios – 7º Período – Engenharia Elétrica
1-) O que é efeito pelicular?
R.: O efeito pelicular é o fenómeno responsável pelo aumento da resistência aparente de um condutor elétrico em função do aumento da frequência da corrente elétrica que o percorre.
2-) Cite uma vantagem e uma desvantagem para a transmissão em corrente alternada, e uma vantagem e uma desvantagem para a transmissão em corrente contínua.
	
	Vantagem
	Desvantagem
	Corrente Alternada
	Facilidade de interconexão entre as subestações e a simplicidades das mesmas
	Custos elevados da linha de transmissão para longas distancias de transmissão 
	Corrente Continua
	Linhas de transmissão mais simples e baratas
	Custo elevado das subestações (equipamentos de conversão)
 R.: 
3-) Nas figuras abaixo, indique qual torre é utilizada para transmissão em corrente alternada e qual torre é utilizada para transmissão em corrente contínua.
 Transmissão em corrente alternada Transmissão em corrente contínua
4-) O que significa SIN e qual o seu objetivo?
R.: A sigla SIN se refere ao Sistema Interligado Nacional, e seu objetivo é a interligação das fontes geradoras, através de linhas de transmissão até os centros consumidores, permitindo a permuta de energia entre as regiões.
5-) As redes de distribuição podem ser divididas em redes de distribuição primária (média tensão) e secundária (baixa tensão). Quais os níveis de tensão utilizados nessas redes?
R.: O nível de tensão na distribuição primaria varia entre 34,5KV e 11,8KV, já o nível de tensão na distribuição secundaria fica em torno de 115V á 380V.
6-) As redes primárias de distribuição são divididas em 4 tipos, onde cada uma utiliza um tipo de cabeamento específico para a condução da energia elétrica. Cite quais são esses tipos de rede e qual o cabeamento utilizado por cada uma.
R.: Os tipos de redes primárias são:
 Rede de distribuição aérea convencional, cabos de alumínio sem isolação;
 Rede de distribuição aérea compacta, cabos de alumínio protegidos com polietileno termofixo;
 Rede de distribuição aérea isolada, cabos de alumínio isolados;
 Rede de distribuição subterrânea, cabos de cobre isolados.
7-) As redes primárias possuem um aterramento no posto de transformação. Em qual das três redes de transformação o aterramento do transformador é parte ativa do sistema?
R.: No sistema monofásicos a um fio(sistema MRT) o aterramento é parte ativa do sistema.
8-) O equipamento responsável pela proteção contra sobretensão em uma rede de distribuição primária contra sobretensão é chamado de para-raios. Na rede, é instalado um para-raios para cada fase existente. Quais os locais de instalação de um para-raios na rede de distribuição?
R.: Os para-raios ficam localizados no início das redes (saída da subestação), ao longo dessas redes, em postos de transformação (transformador) e no final de uma rede. 
9-) O equipamento instalado nas redes de distribuição primária que possui o objetivo de seccionar, abrir ou fechar circuitos são conhecidos como chaves. Existe a chave seccionadora e a chave fusível (Matheus). Quais os locais da rede de distribuição são instaladas as chaves fusíveis?
R.: As chaves fusíveis são instaladas em postos de transformação em poste, ou nas saídas de ramais.
10-) Os consumidores conectados às redes de distribuição primária transformam os níveis de tensão da rede para níveis menores por meio de subestações particulares. A responsabilidade de operação e manutenção da instalação é do consumidor que arca com todos os custos da subestação, incluindo sua construção. Como é chamado essa subestação e quais níveis de potência são necessários para sua utilização?
R.: Essa subestação é chamada de subestação de consumidor e o fornecimento é feito em tensão primária de distribuição quando a carga instalada da unidade consumidora for superior a 75 KW e a demanda contratada ou estimada pelo interessado para o fornecimento for igual ou inferior a 2 500 KW.

Continue navegando