Buscar

Marketing de conteúdo e ZMOT, uma breve passagem pelos assuntos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Marketing:
Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros.
Buscamos desenvolver um trabalho objetivo e gerar bons resultados propiciando o crescimento da empresa.
Com a mudança de atitude e comportamento dos consumidores, não devemos deixar de pensar que, a maneira de apresentar nossos produtos não deveria ficar como era antes. 
Com o advento da internet está cada dia mais difícil esta interação, pois, a informação chega de maneira instantânea para o consumidor, onde este tem o conhecimento completo de nossos produtos antes de efetuar a compra.
2
Temos percebido que nos dias atuais todos estão focados em social mídia, mas poucos conseguem amadurecer diante de tantas dificuldades que encontram no decorrer deste percurso.
Uma grande maioria, com pouco ou quase nenhum conhecimento, se aventura e se arrisca. Isso coloca tudo a perder diante de tal fato.
 A chave para todos.
O conteúdo sem conversão é só publicação!
Quando tratamos de conteúdo, a primeira pergunta seria: 
Em qual ou quais mídias iremos atuar?
Qual será nosso alcance?
Devemos utilizar as mídias pagas? 
E assim por diante. 
Porém, o que a maioria se esquece é que a apresentação de sua empresa é fundamental. Um bom planejamento não irá nos dar trabalho dobrado, pois caso começarmos por estes itens mencionados acima com certeza estaremos fadados ao fracasso.
Uma boa storytelling irá fazer com que sua empresa alcance um público que de fato se importe com as ações e atitudes que está propondo através da história.
 Gostaríamos de conhecer sua organização/empresa!!
Devemos sempre começar nos apresentando, a comunicação é feita sempre a partir de duas pessoas, caso contrario é apenas informação. 
Nunca devemos invadir o espaço alheio, isto seria a maneira mais rápida do cliente se sentir ameaçado, quando digo espaço alheio é como abordar uma pessoa na rua e começar a falar om ela sem o seu consentimento, com certeza esta pessoa iria pensar que somos doidos, esta atitude se prestarmos atenção acontece constantemente nas mídias sociais, onde recebemos os mais variados convites de pessoas que estão com frequência conectadas nas mais diversas redes sociais, fora os e-mails indesejáveis que recebemos sem ao menos ter conhecimentos da organização e tão pouco demos consentimento para que ela nos enviasse os tais e-mails.
O diálogo sempre é fundamental.
Devemos pensar primeiramente no conteúdo depois nos formatos.
Devemos pensar primeiro nas mensagens que queremos levar para as pessoas, o que queremos dizer para o mundo, qual nossa voz e depois os canais que utilizaremos parar o conteúdo inicial, pois, temos que pensar da seguinte maneira: o marketing de conteúdo vende um produto, já marketing tradicional, pretende vender um produto.
Devemos nos preocupar com responder ao visitante, ele quer atenção, um simples like pede que tomemos uma iniciativa de resposta, sempre atentos porque esta atitude pode ser crucial para que este visitante se torne um cliente.
Existem alguns passos a seguir, para isso analisaremos etapas do funil de vendas, um bom funil deve tornar o processo previsível e escalável, facilitando assim a tomada de decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da aquisição de clientes
Seguimos respectivamente a seguinte ordem:
Visitante – pode ser mero acaso, mas com intenção de algo, se der atenção com certeza irá retornar a nos visitar;
Contato - A interação após a atenção que foi dada ao visitante cm certeza irá fazer com este nos visite novamente, com isso estaremos em contato e podemos assim estreitar os laços;
Oportunidades – estamos entrando em uma área que não poderá haver deslizes, o contato poderá ser um lead para que isso se aconteça devemos ter ao menos o e-mail deste visitante para iniciar o processo que irá converter este contato em um lead, uma maneira que podemos utilizar é oferecendo algo em troca, para que possamos conseguir as informações desejadas deste contato;
Vendas – Ao realizar a venda será quando na oportunidade ela se torna um cliente, isto significa que todas as etapas anteriores foram concluídas com excelência e que a solução apresentada estava alinhada com a do cliente, que agora se tornou um lead;
O slide anterior nos mostrou o inicio de uma longa etapa, o que veremos a seguir são fatores que irão nos orientar e ter certeza de que estamos no caminho certo.
Satisfação: Conseguimos satisfazer as expectativas do cliente, será que conseguimos mostrar o valor de nosso produto, será que o valor percebido pelo cliente se baseia na diferença entre o que o cliente adquiriu e os custos que o mesmo assume pelas diferentes opções em relação à concorrência, são valores que devemos sempre nos atentar a eles.
Retenção: Sabemos que manter um cliente é muito mais barato e rentável do que conquistarmos um novo, temos que conhecer nossos clientes para que possamos atender suas necessidades aumentando nossas vendas e com certeza nossa lucratividade. Temos que nos esforçar para que nossos clientes sejam fieis a nossa marca e continue comprando.
Evangelistas: O que todas a organizações almejam, eles não são apenas consumidores de determinado produto
São fãs incondicionais da empresa, do produto e da marca. Fazem de tudo pela empresa e dizem para todos que é a melhor 
marca e que todos deveriam ser clientes e comprar seus produtos. Defende com unhas e dentes a marca.
Venda cruzada: é uma estratégia de venda que consiste em sugerir produtos complementares a partir de uma primeira compra, uma cliente comprando uma bermuda podemos oferecer uma camiseta., esta seria uma maneira de venda cruzada. 
Hoje devemos nos alertar também para o ZMOT (momento zero da verdade), onde os compradores nos dias de hoje querem explorar e pensar como os produtos podem melhorar suas vidas.
Uma programação de viagem com certeza irá começar com pesquisas nos meios digitais, seja no smarthphone, tablet ou desktop, ai começa o momento zero da verdade, é esse momento quando pegamos algum destes aparelhos e conectado a internet começamos a nos informar sobre um produto ou serviço que estamos pensando em experimentar ou comprar. 
Tentei mostrar uma pequena parte do que vem a ser um seguimento do Marketing Digital, pois, tenho percebido que muitos estão focados e dizem sabedores dos sistemas o que infelizmente não condiz com a realidade.
Muitos podem até ter uma boa intenção, porém, as coisas não são tão simples como aparentam ser.
Espero ter contribuído para que muitas pessoas que não possuíam conhecimento possam se inteirar de tais métodos e com isso poder rever seus conceitos referentes ao Marketing Digital.
Pesquisem, se informem, estudem, pois só assim conseguirão o tão almejado sucesso! 
O conteúdo faz a diferença, algo relevante que queremos deixar para o mundo, sobre o que você acredita.
O que você tem para dizer pro mundo?
O que pode fazer diferente dos outros?
Porque eu deveria acreditar em você?
Nossa missão é colaborar com a necessidade de cada organização para que ela cresça e tenha ótimos resultados nos meios de divulgação.
“O bom Marketing faz a empresa parecer o máximo.
Marketing fantástico faz o cliente se sentir o máximo”
Joe Chernov
José Wladimir Vieira Vivo
Graduado em Marketing
Pós Graduado em Comunicação e Marketing Digital
Pesquisador de Social Mídia, focado em Marketing de Conteúdo.
Apaixonado por Social Mídia e Endomarketing, levando em consideração que tudo começa construindo um ótimo alicerce, e com isso devemos conscientizar todos nossos colaboradores para que estes possam representar nossa organização como um todo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando