Buscar

avaliando de saude do idoso

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408121312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o IBGE, em ¿Indicadores Sociodemográficos ¿ Perspectivas para o Brasil 1991-2030¿, a esperança de vida ao nascer (ou expectativa de vida ao nascer) no Brasil em 2005 seria de 72,05 anos. Em relação a esses indicadores é correto afirmar:
		
	 
	Santa Catarina apresentava em 2005 uma esperança de vida ao nascer de 74,78 anos (considerando ambos os sexos), sendo o segundo estado brasileiro, atrás apenas do Distrito Federal, e a projeção é que ocupe a primeira posição a partir de 2015.
	
	Alagoas, apesar de IDH baixo, está entre os três Estados brasileiros com maior esperança de vida ao nascer.
	
	Em 2005, em relação à esperança de vida ao nascer, o Brasil ocupava o primeiro lugar entre os países da América latina e Caribe, e a 10ª posição no mundo.
	
	O Rio Grande do Sul, em 2005, apresentava a maior esperança da vida ao nascer entre os Estados brasileiros, exatamente 74,5 anos.
	
	Ainda sob esperança de vida ao nascer, em relação ao sexo masculino, Santa Catarina apresenta-se na 5ª posição entre os Estados Brasileiros.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408712530)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A população brasileira vem sofrendo uma mudança no perfil de faixa etária predominante, e como resultado desse processo observa-se uma diminuição do número jovens e um aumento do número de idosos. Alguns fatores contribuíram para essa transição, gerando uma maior expectativa de vida na população. São fatores que contribuíram para a mudança do perfil populacional todas as alternativas abaixo, exceto:
		
	
	Melhora nas condições socioeconômicas.
	
	Diminuição da mortalidade.
	
	Diminuição da fecundidade.
	 
	Aumento das doenças infecciosas.
	
	Melhora nas condições de saúde.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408188361)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale nas alternativas abaixo V (verdadeira) ou (F) falsa para os componente da fisiologia do envelhecimento que estão envolvidos com risco de queda bem como de sua morbidade em idosos:
		
	 
	Diminuição da função dos osteoblastos e aumento dos osteoclastos.
	 
	Diminuição da acuidade visual.
	 
	Diminuição nos níveis de atenção e percepção.
	 
	Deslocamento do centro de equilíbrio para frente.
	 
	Redução de velocidade, coordenação e flexibilidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408642241)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O envelhecimento é um processo fisiológico que gera alterações nos diversos sistemas do organismo. Essas alterações geram consequências que afetam diretamente a funcionalidade e a realização das atividades da vida diária (AVD). Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
		
	 
	As alterações do tecido conjuntivo como rigidez e alteração na elasticidade dos ligamentos, tendões e capsulas articulares repercutem em uma maior vulnerabilidade às lesões articulares.
	
	Considerando o sistema vascular e cardíaco, as alterações anatômicas do coração geram como alteração funcional um aumento do VO2max, que interferem na tolerância do indivíduo ao exercício.
	
	A sarcopenia refere-se a redução na massa muscular que acontece diante de um processo inflamatório crônico.
	
	A redução na capacidade de defesa contra os agentes infecciosos devem-se unicamente a redução da complacência da caixa torácica.
	
	A força muscular reduz especialmente pela diminuição das fibras musculares tipo I.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408592953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tendo em vista que a senescência se caracteriza pelas alterações anatômicas e fisiológicas próprias do envelhecimento natural, assinale a sentença que NÃO É CONSIDERADO um achado senescente observado nos idosos.
		
	 
	Diminuição da atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas, resultando em uma pele áspera e seca, mais sujeita a lesões e infecções cutâneas.
	 
	Diminuição da estatura que se deve a diminuição dos arcos plantares, ao aumento das curvaturas da coluna vertebral e a diminuição na altura dos discos intervertebrais.
	 
	Diminuição do peso e do volume cerebral, havendo atrofia cortical principalmente nos lobos parietais e occipital.
	 
	Diminuição do tecido muscular, principalmente das fibras tipo II, de contração rápida.
	 
	Diminuição da complacência vascular, resultando no aumento da resistência vascular periférica.
		
	1a Questão (Ref.: 201408189812)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sr. Ilton recebeu o diagnóstico médico de doença de Parkinson devido alterações musculoesqueléticas que apresentava. Esta é uma doença neurodegenerativa comum. Analise: I. A rigidez muscular é caracterizada pela resistência ao movimento passivo. II. A taquicinesia é a característica mais comum da doença de Parkinson, que ocasiona a rapidez exacerbadados movimentos ativos. III. Há discreta perda de memória. IV. A instabilidade postural e o tremor estão entre as manifestações clínicas principais. É correto o que consta nas opções:
		
	 
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	I e II
	
	I e IV
	
	I.II,III e IV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408121321)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A úlcera de decúbito ou úlcera de pressão está entre as condições mais evitáveis e mais freqüentes nos idosos imobilizados. Quatro fatores contribuem para o desenvolvimento da úlcera: pressão no local, forças de cisalhamento, fricção e umidade. Estas úlceras desenvolvem-se nas áreas do corpo (mais comumente nas regiões de proeminências ósseas) expostas a pressão prolongada. A sua prevenção evita muitos transtornos e dores para o idoso acamado ou com imobilidade. Algumas abordagens devem ser realizadas para prevenir a úlcera de pressão, como:
		
	
	Colchonetes especiais e nutrição adequada;
	
	Cunha de espuma ou outros dispositivos para manter os joelhos e os tornozelos separados;
	 
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	Asseio e roupas limpas
	
	Mudança de decúbito e cuidados com os pontos de apoio;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408125131)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao considerarmos a abordagem fisioterapêutica de pessoas acometidas por patologias neurológicas, o conhecimento de sinais e sintomas assim como suas repercussões funcionais são importantes na intervenção fisioterapêutica. Assim sendo, quando estamos diante de um idoso com tremor em repouso, instabilidade postural, hipertonia plástica com sinal positivo para ¿roda denteada¿, déficit para execução, podendo chegar à incapacidade de iniciar espontaneamente de AVDs, diminuição ou abolição de expressão facial, dificuldade de deglutição, sialorréia, disartria, marcha a passos curtos (pettit pas), distúrbios do equilíbrio, ¿congelamento motor¿ (freezing), podendo ocorrer ainda declínio da cognição, fala monótona, vocabulário pobre em palavras e micrografia, estamos diante de um caso de:
		
	
	amiotrofia espinal
	
	espondilite anquilosante
	 
	parkinson
	
	hemiplegia por AVE.
	
	corea
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408158497)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos fatores de risco (FR) para doença cardiovascular em idosos, considera-se que:
		
	
	a efetividade das estatinas na prevenção primária em idosos de baixo risco já foi bem estabelecida
	
	as frações do Colesterol total (LDL e HDL), assim como os triglicérides tendem a aumentar seus níveis séricos com a idade
	 
	os pacientes idosos com triglicérides acima de 200 mg/dL e HDL-c abaixo de 40 mg/dL são considerados de alto risco
	
	o risco relativo de doença coronariana aumenta com a idade, enquanto o risco absoluto diminui
	
	nenhuma das respostas está correta
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408189810)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dona Rose procurou seu médico de família devido dsfunção miccional. O medicoexplicou que devido o envelhecimento ocorrem alterações funcionais na bexiga e na uretra, como contrações vesicais não inibidas, redução da pressão máxima e do comprimento fncional da uretra e diminuição da complacência vesical. Após exames clínicos, indicou fisioterapia devido incontinência urinária. Neste caso a fisioterapia tem vários objetivos, EXCETO:
		
	 
	diminuir a percepção sensorial
	
	propriocepção
	
	melhorar função do grupo muscular do assoalho pélvico
	
	orientações gerais sobre o assunto em questão
	
	reeducar a função vesical
		
	1a Questão (Ref.: 201408132090)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As ocorrências mais comuns de fraturas na terceira idade são aquelas ligadas ao desequilíbrio e às quedas, provocando fraturas no colo do fêmur, quadril ou vértebras lombares, geralmente levando o indivíduo a ficar imobilizado por muito tempo em leitos hospitalares, e esse fato tem ocasionado a morte a uma série de pessoas da terceira idade.
POR QUE
É importante salientar que devido às influências multifatoriais do envelhecimento, ocorrem no idoso, alterações nos reflexos de proteção e no controle do equilíbrio, prejudicando-se assim a mobilidade corporal.
		
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408189626)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação do status funcional do paciente idoso é muito importante para um bom atendimento do idoso, pois os objetivos terapêuticos deverão estar focados na melhoria deste status. A compreensão desta avaliação deve pautar-se na revisão da maior parte das habilidades funcionais, que são divididas em duas categorias, são elas:
		
	
	Conduta e tratamento.
	
	História familiar e social.
	
	História pregressa e atual da doença.
	 
	Atividades da vida diária e atividades instrumentais de vida diária.
	
	Análise de dor e edema.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408125126)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os idosos que caem mais de duas vezes em um período de seis meses devem ser submetidos a uma avaliação de causas tratáveis de queda.
PORQUE
Os idosos quando hospitalizados, pós-queda, permanecem internados o dobro do tempo se comparados aos que são admitidos por outra razão. Então:
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408121318)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Várias são as hipóteses formuladas para explicar o processo de envelhecimento, refletindo, muito provavelmente, a ausência de clareza na questão. Embora haja dificuldade em se estabelecer uma única razão para explicar esse processo, acredita-se que dois fatores principais devam influenciá-lo: o fator genético, e o fator ambiental. Qual das teorias listadas abaixo não faz parte do grupo de "Teorias do Envelhecimento Programado" (que se utiliza da genética como um modelo de relógio biológico, para explicar o envelhecimento):
		
	
	Teoria neuroendócrina.
	
	Teoria telomérica da senescência.
	
	Teoria do controle genético.
	 
	Teoria dos efeitos deletérios dos radicais livres.
	
	Teoria da morte programada (apoptose).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408189619)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à avaliação geriátrica ampla pode-se dizer que é um processo diagnóstico multidimensional, usualmente, interdisciplinar para determinar deficiências ou habilidades sob ponto de vista médico, psicossocial e funcional. Esta inclui alguns testes especiais que fazem parte do exame físico. Quanto à avaliação funcional é possível afirmar que:
		
	
	O índice de Barthel e a escala de Lawton avaliam atividades de vida diária.
	
	Os índice de Katz e a escala de Lawton avaliam atividades de vida diária.
	
	A escala de Lawton avalia atividades de vida diária e os índices de Barthel e de Katz avaliam atividades instrumentais de vida diária.
	 
	Os índices de Barthel e de Katz avaliam atividades de vida diária.
	
	A escala de Lawton e os índices de Barthel e de Katz avaliam atividades instrumentais de vida diária.

Continue navegando