Buscar

CASO 5 DIR TRIBUTARIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto
Caso Concreto Em 2013, determinado Município concedeu isenção do ISSQN, por 10 (dez) anos, para as empresas prestadoras de serviços que viessem se instalar naquele território, gerando, em cada uma delas 25 (vinte e cinco) empregos diretos. Várias dessas empresas, atraídas por esse incentivo fiscal, lá se instalaram. E no ano de 2016, surgiu uma outra norma jurídica revogando essa isenção do ISSQN. Responda:
a) Este caso concreto refere-se a qual espécie de isenção?
Isenção contratual ou onerosa.
b) Pode esta isenção ser revogada? Qual(is) princípio(s) deve(m) ser observado(s)?
Em regra, as isenções contratuais ou onerosas não podem ser livremente suprimidas, conforme art. 178, do CTN e súm. 544, do STF. Entretanto a isenção poderá ser revogada caso as partes deixem de cumprir os requisitos estabelecidos no contrato de concessão de isenção assinado por ambas as partes. Em relação a lei que autorizou as isenções, estas podem ser revogadas a qualquer tempo. Em respeito ao princípio há uma controvérsia jurisprudencial entre respeitar o princípio da anterioridade, porém a doutrina entende que não é necessário respeitar tal princípio, já que não se trata de tributo novo.
c) É possível o ajuizamento de alguma ação para evitar a revogação da isenção mencionada no caso concreto? Caso positivo, qual(is)?
Mandado de segurança, caso esteja dentro do prazo de 120 dias e provas pré-constituídas e a isenção tenha sido concedida dentro do prazo da validade da lei autorizadora.
Questão objetiva
O Tribunal de Contas
(x ) e. tem a titularidade do exercício do controle externo e suas decisões de que resultem multa ou imputação de débito tem a natureza de título executivo.

Continue navegando