Buscar

Avaliação Parcial 15 04 2017.II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial 15/04/2017.II –Tópicos em libras
	1a Questão (Ref.: 201503248346)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A vida dos surdos mudou muito de épocas para cá. Vide que no século XIX foram proibidos de usarem as suas respectivas línguas de sinais. Em 1880 houve o congresso de Milão, que reuniu professores de surdos de diferentes países, que decidiram pela coibição dos sinais e a instauração do oralismo, proposta educacional cuja visão compreende que somente a língua oral deva ser ensinada aos surdos. Assinale a alternativa que se contrapõe a essa oposição às línguas de sinais:
	
	As línguas de sinais não são consideradas pela Linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, mas, sim, como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem.
	
	Os surdos são favoráveis ao oralismo, principalmente pelo foco que se destina, também porque busca a negação das línguas de sinais como sistema linguístico.
	
	A oralização é um processo sistemático e natural, onde surdos são submetidos a determinados tempo, em uma cabine, a responder aos estímulos sonoros.
	
	Todas as comunidades surdas e todos os surdos falam a mesma língua de sinais, já que elas são universais. Não existem diferenças entre as línguas de sinais do Brasil e do México.
	 
	A língua de sinais como língua é plena e satisfaz todas as necessidades comunicativas das pessoas surdas, expressam as culturas, os valores e os padrões sociais de uma determinada comunidade surda.
	
	 2a Questão (Ref.: 201503186730)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:
	
	Positivo para afirmação do gestualismo como uma das possibilidades de se oralizar os surdos.
	
	Benéfico aos surdos, já que as diferenças entre surdos e ouvintes podem ser minimizados com a prática de leitura labial.
	 
	Excludente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	
	Discriminatório, já que os surdos não são diferentes e sua cultura e identidade não se diferem da nossa; logo é um comportamento extremista e desnecessário.
	
	Includente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	
	 3a Questão (Ref.: 201503196807)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa,  cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS:
	 
	Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado.
	
	Levar o usuário a fazer uso pleno da LIBRAS.
	
	Embaraçar a vista de quem precisar associar a palavra soletrada à palavra em português.
	
	Estabelecer o diálogo entre surdos e ouvintes o tempo todo.
	
	Causar cansaço e desgaste em quem a utiliza.
	
	 4a Questão (Ref.: 201503196800)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nas comunidades surdas é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL PESSOAL. Conforme descrito na Informação Cultural do vídeo onde foram ensinados os sinais de Apresentação Pessoal, assinale a ÚNICA opção que explica esse hábito cultural:
	
	Esse SINAL assume a subjetividade cultural da pessoa ouvinte.
	 
	Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de batismo dentro das comunidades surdas.
	
	Esse SINAL se refere aos semáforos que organizam o trânsito urbano.
	
	Esse SINAL pode ser entendido como aspecto da cultura dos ouvintes.
	
	Esse SINAL é o sinal de nascimento.
	
	 5a Questão (Ref.: 201503210114)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial das comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:
	
	Da Lei 10.436/2008.
	
	Da Lei 10.436/2009.
	
	Da Lei 10.433/2001.
	 
	Da Lei 10.436/2002.
	
	Da Lei 10.434/2002.
	 6a Questão (Ref.: 201503186865)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, segundo a Lei 10436/2002 é de responsabilidade:
	
	
	Das famílias e comunidades
	
	Da Organização não-governamental.
	
	Das igrejas que tem trabalhos com surdos.
	 
	Do poder publico em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos.
	
	Das comunidades surdas.
	
	 7a Questão (Ref.: 201502708886)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:
	
	Como uma eliminação.
	
	Como uma aberração.
	
	Como uma integração.
	 
	Como um batismo.
	
	Como uma exclusão.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201502814635)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	 
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	 9a Questão (Ref.: 201503207391)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para a Antropologia, "todas as pessoas, à medida que participam de grupos e da sociedade global, possuem cultura."(LAKATO, 1982, 122), que independe do acumulo de conhecimento teórico-acadêmico, mas, sim, de "conjunto complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade." (idem). A respeito da cultura surda é correto afirmar, EXCETO:
	
	
	A cultura surda justifica-se porque tais complexidades são compartilhadas através da língua de sinais.
	
	A cultura surda justifica-se pelas mesmas premissas das demais culturas, presentes no enunciado.
	 
	A cultura surda justifica-se pelo uso de aparelho auditivos e leitura labial.
	
	A cultura surda justifica-se porque eles produzem artefatos culturais, como arte, literatura próprias.
	
	A cultura surda justifica-se pelo uso entrelaçamentos de valores, crenças e princípios vivenciados na comunidade surda.
	
	 10a Questão (Ref.: 201503197360)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cada povo desenvolve uma língua específica, um sistema de interação constituído por infinitas combinações, permitidas por regras desse sistema inato. Isso quer dizerque uma criança que nasce no Japão terá a mesma capacidade linguística de aprender o japonês como uma criança nascida no Brasil tem para aprender o português. Marque a ÚNICA alternativa que indica a língua mais adequada para a aquisição à uma criança surda e mais apropriada para o seu desenvolvimento cognitivo linguístico:
	
	Linguagem de sinais.
	 
	LIBRAS.
	
	Esperanto.
	
	Braille.
	
	Código Morse.

Outros materiais