Buscar

7 Prova de Filosofia da Educacao Av2


Continue navegando


Prévia do material em texto

Prova de Filosofia da Educação Av2
	1a Questão (Cód.: 179919)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Para Rousseau "É papel da educação a formação da vontade geral, transformando assim, o indivíduo em cidadão e em membro de uma comunidade". Ele também chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento. 
Como consequência, a criança não podia ser mais entendida como um adulto em miniatura. E se a criança era um ser com características próprias, não só as suas idéias e seus interesses tinham de ser diferentes dos adultos; também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elas precisava ser modificado[...] 
A) Analise a afirmativa, caracterizando o processo educativo idealizado deste pensador. 
B) De que modo o professor pode contribuir para a formação da cidadania do aluno, segundo Rousseau. 
		
	
Resposta: A) Rousseau caracteriza que o papel da educação da criança seje gradualmente ensinadas para o seu desenvolvimento intelectual, ou seja, que elas não sejam educadas como um adulto comum. B) O papel do professor, segundo Rousseau, era de orientar o indivíduo a se transformar em um cidadão de bem na sociedade em que vivia.
	
Gabarito:
Segundo Rousseau o processo educativo pressupõe o conhecimento profundo e dá a devida importância às leis psicológicas do desenvolvimento do educando. Para que o processo educativo não degenere num exercício estéril e até nocivo, é indispensável partir da estrutura específica do educando. Não se deve ver na criança um adulto em miniatura, como era costume na época, uma etapa passageira, provisória, da existência humana, pois a criança tem uma existência própria e acarreta direitos específicos.
B.  Depende da resposta do aluno
 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 179470)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A natureza é um livro escrito em linguagem geométrica; para compreendê-la é necessário apenas aprender esta linguagem. Este é um dos pensamentos que marcam o nascimento da Ciência Moderna e foi defendido por?
		
	 
	1. Nicolau Copérnico
	 
	3. Galileu Galilei
	
	5. Francis Bacon
	
	4. René Descartes
	
	2. Isaac Newton
	
	
	 3a Questão (Cód.: 39070)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Marcondes (2008, p. 60) mostra que Platão concebe a realidade em uma perspectiva dualista, que inclui o mundo das ideias e o mundo concreto. Em seu texto O Mito da Caverna, que aparece no livro A República, é apresentado tal dualismo. Depois de refletir sobre o mito em questão, explique o dualismo platônico apresentado no mito (MARCONDES, Iniciação à História da Filosofia. 12. ed. SP: Jorge Zahar editora, 2008).
		
	
Resposta: Platão queria apresentar que o mundo tem vários tipo de pensamentos que fazem a sociedade evoluir através de ideias.
	
Gabarito: Dualismo platônico: teoria dos dois mundos - das ideias ou formas e o mundo da realidade concreta é sensível. Esclarecer.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 42658)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador? (MEC ¿ ENADE 2008).
		
	 
	Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.
	
	Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade visando a uma cultura erudita.
	
	Contribuir para as soluções práticas exigidas pelo cotidiano, auxiliando na elaboração do planejamento escolar.
	 
	Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico.
	
	Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 8403)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale qual das afirmações abaixo descreve a definição de lógica elaborada por Aristóteles.
		
	
	Lógica é a arte que nos faz proceder, com ordem, facilmente e sem erro, no ato próprio da razão.
	
	Lógica é a ciência da consequência e da verdade da argumentação.
	 
	Lógica é a ciência das leis ideais do pensamento.
	 
	Lógica é a ciência da demonstração.
	
	Lógica é a ciência das formas do pensamento.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 42605)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A chamada filosofia escolástica apareceria com o intuito de promover a harmonização entre os campos da fé e da razão. Entre seus principais representantes estava São Tomás de Aquino, que, durante o século XIII, lecionou na universidade de Paris e publicou "Suma Teológica", obra onde dialoga com diversos pontos do pensamento aristotélico. São Tomás, talvez influenciado pelos rigores que organizavam a Igreja, preocupou-se em criar formas de conhecimento mais otimista em relação à figura do homem. Isso porque acreditava que:
I - nem todas as coisas a serem desvendadas no mundo dependiam única e exclusivamente da ação divina.
O que explicaria que:
II - o homem teria papel ativo na produção de conhecimento.
Considerando a sentença I como a justificativa e a sentença II como a consequência do pensamento de São Tomás, assinale a relação correta:
		
	 
	A justificativa e a consequência são verdadeiras.
	 
	A justificativa é verdadeira, mas a consequência é falsa.
	
	Não há relação entre a justificativa e a consequência.
	
	A justificativa e a consequência são falsas.
	
	A justificativa é falsa, mas a consequência é verdadeira.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 42617)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Marcondes (2008, p.107), a religião cristã, embora originária do judaísmo, surge e se desenvolve no contexto do helenismo. A tradição cultural ocidental, de que somos herdeiros até hoje, tem sua origem na síntese entre
		
	 
	judaísmo, cristianismo e cultura grega.
	 
	judaísmo, cristianismo e filosofia egípcia.
	
	judaísmo, hinduísmo e filosofia egípcia.
	
	hinduísmo, xintoísmo e filosofia egípcia.
	
	cristianismo, hinduísmo e filosofia grega.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 86943)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente os versos da música Epitáfio, do Titãs:
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
 E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
A canção nos parece uma tomada de consciência do tempo vivido sem ideais sem meta ou método. Esta reflexão e passagem do senso comum, da fantasia à busca consciente, podemos chamar de:
		
	
	Senso Comum
	
	Conhecimento Científico
	 
	Conhecimento Filosófico
	 
	Conhecimento Artístico
	
	Conhecimento Empírico
	
	
	 9a Questão (Cód.: 39041)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes? Por que tudo muda? Mas, também, por que tudo parece repetir-se? De onde vem os seres? Para onde vão? Segundo Chauí (2003, p. 31), todas essas perguntas eram feitas pelos primeiros filósofos e, para ela, eles buscaram respostas na religião, nas tradições e nos mitos. Mas chega um momento em que suas explicações já não satisfaziam àqueles que desejavam conhecer a verdade sobre o mundo. Surge, então, a Filosofia para garantir novas respostas. Ao nascer, ela possui um tipo específico de conteúdo, entendido como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, conhecido como:
		
	
	PEDAGOGIA
	
	ANTROPOLOGIA
	 
	COSMOLOGIA
	
	SOCIOLOGIA
	
	PSICOLOGIA
	
	
	 10a Questão (Cód.: 10627)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para Descartes a racionalidade é natural ao homem, sendo compartilhada por todos. No entanto, também constata que o ser humano racional nem sempre consegue evitar o erro, o engano e a falsidade. O erro resultaria no mau uso da razão, de sua aplicação incorreta em nosso conhecimento do mundo. Motivo pelo qual defende a necessidade do método de modo a garantir que a razão humana seja conduzida ao bom caminho, visando a garantir o sucesso na tentativa de conhecimento,da elaboração de uma teoria científica. Assinale a alternativa abaixo que é coerente com este pensamento de Descartes:
		
	 
	O ponto de partida de Descartes é a constatação do avanço das pesquisas científicas e das teorias filosóficas modernas motivado pelo uso de métodos mais adequados.
	
	O conhecimento científico terá maior garantia de sucesso, caso venha se apoiar no acúmulo da tradição filosófica e científica, a qual se deve reconhecer legítima autoridade.
	
	A ciência é um conhecimento certo, desde que leve em conta os dados da experiência sensível, único guia que conduz à verdade.
	 
	O método recomenda que se deva partir de uma evidência, dividindo cada dificuldade encontrada em tantas partes quantas possíveis, conduzindo o pensamento do complexo ao simples.
	
	O método é uma tentativa mais segura para que o homem evite partir da dúvida, pois a ciência só deve se pautar pelas certezas e teorias que estejam consagradas na história do pensamento.