Buscar

TG História Unip

Prévia do material em texto

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
TRABALHO
BOM LEITOR E MAU LEITOR, SUAS DIFERENÇAS
WELLINGHTON
GISELE
INTRODUÇÃO
No mundo atual as pessoas se comunicam cada vez mais pela escrita , e com isso acrescentam também o hábito da leitura. Porém é preciso compreender que esse novo comportamento não significa necessariamente que estejam se tornando bons leitores. 
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma comparação entre duas classificações distintas, um bom leitor e um mau leitor. Usando para isso argumentos concisos e elaborados através de pesquisas e observações. Por meio de um confronto de suas principais características podemos chegar a algumas conclusões importantes.
1-Leitura de um bom leitor e de um mau leitor
Enquanto um bom leitor faz suas leituras com um propósito estabelecido, no qual busca adquirir conhecimento, aprendizado e principalmente enriquecimento de vocabulário. O mau leitor por sua vez tem objetivos opostos, pode-se dizer até que não tem alvo algum, visto que suas leituras são acondicionadas a conteúdos de qualidade duvidosa, sem conhecimento e com vocabulário limitado. 
2-Formas de leitura
Dado que um bom leitor tem sua leitura concentrada no âmbito do raciocínio. Tal atitude concebe a ele a capacidade de compreensão de um conjunto de palavras.
De maneira oposta o mau leitor faz sua leitura na esfera de palavra por palavra, ou seja, com esse tipo de leitura tal leitor acaba por perder-se, não obtendo assim o entendimento correto do que foi lido.
3-Velocidade da leitura
Um indivíduo considerado um mau leitor por sua falta de aptidão costuma fazer sua leitura lentamente e sempre de maneira análoga.
Em oposição a este , o bom leitor tem a capacidade de variar na velocidade da sua leitura, sabendo assim qual a forma de ler um texto para a sua distração, que pode ser lido rapidamente sem precisar se concentrar, e para o seu conhecimento como um bom livro para um trabalho acadêmico ou mesmo um artigo científico, que precisam ter uma leitura e compenetrada.
4-Perícia na leitura 
Uma importante características de um bom leitor é o ceticismo, este sempre em busca do porquê. Procura extrair do texto questionamentos, o que lhe será útil.
 Enquanto o mau leitor, acredita em tudo que lê, não buscando veracidade das informações.Não buscando avaliar o ponto de vista do escritor ou obra. 
5- Extenso vocabulário
Um indivíduo considerado bom leitor, concentra um vocabulário extenso e de qualidade e levada. Capacitando-se assim para compreender os sentidos das palavras dentro do contexto, ademais faz uso frequente do dicionário e o faz com destreza e aptidão.
Em contrapartida um indivíduo considerado mau leitor apresenta um vocabulário restrito e com conhecimento de poucas palavras, este inclusive faz pouco uso do dicionário, apresenta dificuldades no manuseio e encontra dificuldades em entender o sentido e definição das palavras dentro do contexto desejado.
6-Discernimento para a leitura
Ter habilidade para conhecer o valor de um livro é uma das características de um bom leitor, sabendo averiguar através do título e subtítulo, orelha e contra capa, do que o livro se trata, busca também a bibliografia. Por meio do seu conhecimento empírico tem a capacidade de decidir se a leitura do livro será válida ele.
Em contrapartida um mau leitor ler por ler, não tem a capacidade de distinguir se o livro é bom, do que se trata o assunto do livro, se deixa levar pela aparência do livro, não se atém ao autor, age com superficialidade na leitura.
7-Decidir quando ler
O bom leitor têm a habilidade para saber quando é conveniente fazer a leitura do livro até o final, ora suspender se a obra não for te acrescentar.
Já o mau leitor não possui tal habilidade, levando sua leitura até o final ou simplesmente a interrompe por presumi-la tediosa.
8-Montar sua própria biblioteca
Faz parte do hábito do bom leitor adquirir constantemente novos títulos, montando assim sua biblioteca particular. Busca também títulos para sua formação acadêmica , inclusive tem o gosto por assinar revistas científicas. 
De outro lado o mau leitor não possui biblioteca particular, raramente adquire livros e quando os faz, são geralmente por mera vaidade, usando os livros como decoração. quando está em sua formação acadêmica adquire somente títulos necessários para os seus estudos. 
9-Ler vários assuntos
Inclui se no cotidiano do bom leitor a leitura de vários tipos de assuntos, está sempre buscando livros, jornais e revisitas dos mais diferentes assuntos, comumente faz leituras em áreas para uma possível especialização. 
O mesmo não se pode dizer do mau leitor que é acomodado , buscando sempre as mesmas leitura , dos mesmos assuntos.
10-Ler muito e gostar de ler
O escritor Mário Quintana afirmou certa vez " o verdadeiro analfabeto é aquele que sabe lê
 mas não lê."
Assim é o mau leitor, que lê pouco e não gosta de ler, se tornando desconhecedor pois considera a leitura algo cansativo.
Sob outra perspectiva está o bom leitor, este faz da leitura um hábito prazeroso, enriquecedor e muitas das vezes até divertido.
11-Enfim o bom leitor e o mau leitor
O bom leitor não é bom somente no ato da leitura, uma vez que está constantemente lendo, mas ele usa e transforma a leitura em uma maneira de viver, trazendo seus conhecimentos adquiridos para o dia a dia.
O mau leitor encontra dificuldades não só no ato da leitura, faça- se oral ou silenciosamente, mas também no seu cotidiano, não sabendo absorver a leitura para o dia a dia.
Conclusão
Com a elaboração do presente trabalho, trouxe à priori as particularidades de dois grupos distintos. Favorecendo para enaltecer a importância da leitura se tornar um bom leitor.Pois ler é viajar no mundo do conhecimento e aprendizado, adquirindo a maior riqueza do ser humano, essa que ninguém nunca pode tirar, o saber.

Continue navegando