Buscar

Avaliando Aprendizado Aula 6 Gestão e Legislação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
6a aula
	
	
	
	
	
	 
	
	Exercício: CCE0216_EX_A6__V1  Data: 27/05/2017 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407787855)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba  (0)
	
	Qual o nome do instrumento ambiental que é constituído por um conjunto de documentos, estudos e respectivos Relatórios de Impacto Ambiental, com o objetivo de assegurar o exame sistemático e prévio dos impactos ambientais de uma determinada proposta e de suas alternativas, de cujos resultados, tornados públicos, depende a decisão sobre a proposta?
		
	
	Conselho Nacional
	
	Instituto Ambiental
	
	EIA (Estudo de Impacto Ambiental)
	
	RIMA (Relatório de Impacto do meio Ambiente)
	 
	AIA (Avaliação de Impacto Ambiental)
	
	 2a Questão (Ref.: 201407436727)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 7)       Saiba  (0)
	
	Segundo a resolução 001/86 do CONAMA, ¿qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais ¿ é o conceito de:
		
	
	Degradação Ambiental
	
	Poluição
	
	Meio Ambiente
	 
	Impacto Ambiental
	
	Gestão Ambiental
	
	 3a Questão (Ref.: 201407787853)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 7)       Saiba  (0)
	
	Qual nome do instrumento ambiental que estuda de forma ampla, a identificação e classificação de impactos, predição de efeitos, pesquisa de campo, análises laboratoriais, valoração monetária dos recursos ambientais, avaliação de alternativas, entre outros trabalhos?
		
	 
	EIA (Estudo de Impacto Ambiental)
	
	RIMA (Relatório de Impacto do Meio Ambiente)
	
	Instituto Ambiental
	
	AIA (Avaliação de Impacto Ambiental)
	
	Conselho Ambiental
	
	 4a Questão (Ref.: 201407436726)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 7)       Saiba  (0)
	
	Estudos de impacto ambiental podem ser efetuados a qualquer momento, antes de realizar ações e depois que tais ações foram realizadas, ou seja, para produtos, atividades e empreendimentos existentes e propostos. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO contém uma característica dos Estudos de Impactos Ambientais:
	
	
	O EIA deve ser entendido como uma etapa integrante do próprio projeto de obra ou de atividade potencialmente causadora de degradações significativas do meio ambiente.
	
	O EIA objetiva dar ciência antecipadamente das agressões ao meio ambiente físico, biótico e social decorrentes da implantação de certos tipos de empreendimentos e atividades.
	
	O EIA faz parte do processo de implantação e operação de um SGA e das auditorias ambientais pertinentes.
	 
	O EIA traz a síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos ambiental da área de influência do projeto.
	
	O EIA deve ser um processo formal, tanto para quem o faz, o empreendedor, quanto para o poder público que o exige e toma decisões baseadas em seus resultados.
	
	 5a Questão (Ref.: 201407400241)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 7)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa incorreta, quanto a resolução n. 1 de 1986 do Conama, que estabeleceu os critérios básicos e as diretrizes para uso e implementação do EIA, considera como impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam:
		
	
	a saúde, a segurança e bem-estar da população
	 
	a qualidade dos recursos industriais
	
	as atividades sociais e econômicas
	
	as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente
	
	a biota
	
	 6a Questão (Ref.: 201407440874)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 7)       Saiba  (0)
	
	Entende-se por impacto _____________ qualquer mudança decorrente de ação humana no ambiente natural e social decorrente de uma atividade ou de um empreendimento proposto. A palavra impacto se refere, portanto, às alterações no meio ambiente físico, biótico e social decorrentes de atividades humanas em andamento ou propostos.
		
	
	Abiótico
	
	Populacional
	
	Físico
	
	Social
	 
	Ambiental
	
	 7a Questão (Ref.: 201407852373)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba  (0)
	
	Qual o nome do documento que deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão, sendo acessível ao público e com cópias à disposição dos interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas?
		
	
	EPIA (O estudo prévio de impacto ambiental )
	
	EIA (Estudo de Impacto Ambiental)
	
	AIA (Análise de Impacto Ambiental)
	 
	RIMA (Relatório de Impacto Ambiental)
	
	RAP (Relatório Ambiental Preliminar )
	
	 8a Questão (Ref.: 201407258079)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 7)       Saiba  (0)
	
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.

Outros materiais