Buscar

AV2 DE PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

valiação: GST1334_AV2_201401087213 » PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201401087213 - ANA LÚCIA FERREIRA CAMPOS
	Professor:
	JADIR MAGNO DOS MONTES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/06/2017 20:01:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201401183016)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Diz-se que é cumulativo o tributo que incide em mais de uma etapa de circulação de mercadorias sem que na posterior possa ser abatido ou compensado o montante pago na etapa anterior. Cite exemplos deste tipo de tributo.
		
	
Resposta: Icms, que é o imposto cobrado sobre a mercadoria ou serviço vendido.
	
Gabarito: Exemplos clássicos de tributos cumulativos: PIS, COFINS, CPMF.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta incorreta
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401182457)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento tributário tem um objetivo a redução legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. São Três as finalidades do planejamento tributário . Cite ao menos um deles.
		
	
Resposta: Retardo o pagamento de tributos postergado e seupagamento sem ocorrencia de multa. Evitar a incidencia do fato gerador de tributo subbstituir o plorabore dos sados para diminuir o IR. Reduzir o montante do tributo sua liquota reduzir.
	
Gabarito: Evitar a incidência do fato gerador do tributo. Reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo. Retardar o pagamento do tributo, postergando (adiando) o seu pagamento, sem a ocorrência da multa.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta correta
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401250230)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto ao regime de responsabilidade societária dos tipos societários existentes no Brasil, assinale a alternativa correta:
		
	
	Nas sociedades em nome coletivo, todos os sócios têm responsabilidade limitada ao valor apartado a título de capital social.
	
	Na sociedade em conta de participação, todos os sócios respondem solidariamente pelo montante do capital.
	 
	Nas sociedades limitadas, a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
	 
	Nas sociedades por ações, a responsabilidade dos acionistas será limitada ao valor de emissão das ações subscritas, e todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
	
	Nas sociedades simples puras, os sócios são solidariamente responsáveis pelo passivo da sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401700903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não é considerado fato gerador de ICMS :
		
	
	Prestação de serviços de transporte intermunicipal
	 
	Prestação de serviço de transporte municipal
	
	Prestação de serviços de telecomunicações
	
	Serviço de Fornecimento de energia elétrica
	
	Prestação de serviços de transporte interestadual
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401336516)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Conjunto de medidas adotadas pelo Estado, por meio de organizações próprias ou subvencionadas, destinadas a prover as necessidades vitais da população do país, nos eventos básicos previsíveis e em outras eventualidades, variáveis segundo as condições nacionais, que podem verificar-se na vida de cada um (...)"(Moacyr Velloso Cardoso de OLIVEIRA). O trecho do texto acima refere-se a:
		
	 
	Seguridade Social;
	
	Orçamento Financeiro;
	
	Contribuição Social;
	
	Competência Tributária;
	
	Gestão Administrativa;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401231743)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um estudo realizado pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), revela que metade das micro e pequenas empresas brasileiras não consegue sobreviver mais do que dois anos antes de baixar suas portas. Com base nesta afirmativa, assinale a opção incorreta:
		
	 
	É cediço que a contribuição previdenciária incidente sobre a folha de pagamento, representa, atualmente, fator impeditivo para novas contratações e o consequente aumento da informalidade.
	 
	Para as empresas que estão enquadradas na legislação do Simples, a acontecimento descrito no enunciado, se deve, unicamente, em razão do peso da carga tributária.
	
	Os encargos sobre a folha de pagamentos, que representam considerável desembolso por parte dos empresários, incentiva a contratação informal e resulta em baixa competitividade do produto brasileiro.
	
	Se considerarmos um empregado cujo salário mensal é de R$ 1,5 mil, haverá um custo por parte da empresa de, no mínimo, R$ 1.013, além do próprio salário. Isso sem mencionar o pagamento de horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, periculosidade, etc. Bem como os encargos previdenciários e FGTS sobre tais verbas.
	
	A contratação de um empregado sujeita a empresa ao pagamento equivalente a 67,53% referente aos encargos trabalhistas e previdenciários sobre o salário, além de outros adicionais e benefícios garantidos pela CLT e Convenção Coletiva de Trabalho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401250278)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Auditoria fiscal ou tributária é aquela voltada para a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. Diante da afirmação feita, julgue os itens abaixo e assinale a única opção incorreta:
		
	 
	Para que a fiscalização penetre em um contribuinte, não se faz necessária a existência de provas materiais de que o contribuinte praticou o ilícito fiscal.
	
	A auditoria pode avaliar os procedimentos adotados pelas empresas com vistas a verificar a eventual possibilidade de se estarem acumulando contingências fiscais/tributárias ou se está deixando-se de aproveitar possíveis vantagens fiscais pela falta de adoção de procedimentos alternativos.
	
	A fiscalização só pode ser realizada por servidor público empregado no ente tributante.
	
	A auditoria pode compreender a revisão dos cálculos dos tributos diretos (Imposto sobre a Renda e Contribuição Social) e os indiretos (ICMS, IPI, ISS e outros), a certificação de que os procedimentos adotados pela empresa atendem às legislações vigentes.
	
	A Auditoria pode ser de natureza preventiva ou corretiva.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401250296)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Acerca da responsabilidade tributária dos sucessores de forma integral ou subsidiária, assinale a unica opção correta:
		
	
	Apenas as pessoas naturais ou jurídicas de direito privado que adquirir de outra, fundo de comércio e continuar a respectiva exploração, responde pelos tributos, relativo ao fundo adquirido, devidos até à data do ato, integralmente, se o alienante prosseguir na exploração ou iniciar dentro de seis meses a contar da data da alienação, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comércio, indústria ou profissão.
	
	Apenas as pessoas naturais que adquirir de outra, estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, responde pelos tributos, relativos ao estabelecimento adquirido, devidos até à data do ato, integralmente se o alienante prosseguir na exploração ou iniciar dentro de seis meses a contar da data da alienação, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comércio, indústria ou profissão.
	
	Apenas as pessoas naturais que adquirir de outra, estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, responde pelos tributos, relativos ao estabelecimento adquirido, devidos até à data do ato, subsidiariamente com o alienante, se este cessar a exploração do comércio, indústria ou atividade.
	 
	Apenas as pessoas naturais ou jurídicas de direito privado que adquirir de outra, fundo de comércio e continuar a respectiva exploração, responde pelos tributos, relativo ao fundo adquirido, devidos até à data do ato, subsidiariamente como alienante, se este prosseguir na exploração ou iniciar dentro de seis meses a contar da data da alienação, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comércio, indústria ou profissão.
	 
	Apenas as pessoas naturais ou jurídicas de direito privado que adquirir de outra, fundo de comércio e continuar a respectiva exploração, responde pelos tributos, relativo ao fundo adquirido, devidos até à data do ato, subsidiariamente com o alienante, se este cessar a exploração do comércio, indústria ou atividade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401250322)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Acerca da Ação de Repetição do Indébito, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
		
	
	Visa a anulação do procedimento administrativo de lançamento.
	
	É uma das ações judiciais de iniciativa do Fisco.
	 
	Possui como finalidade precípua que seja a Fazenda Pública condenada a restituir o tributo pago indevidamente.
	 
	É cabível, apenas, quando há a subordinação do tributo ao pagamento de Venalidade ou subordinação do tributo ao cumprimento de obrigação acessória.
	
	É cabível quando há duas ou mais exigências, por pessoas jurídicas de direito público distintas sobre o mesmo fato gerador.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401182456)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a globalização da economia ____________________ tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário
		
	
	O planejamento organizacional
	
	O planejamento acumulado
	
	O planejamento empresarial
	 
	O planejamento tributário
	
	O planejamento real

Outros materiais