Buscar

14ª AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
CEL0139_A7_201501289811_V2
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: LUCI ANDRADE DE ALMEIDA COUTO NOVAIS CRUZ
	Matrícula: 201501289811
	Disciplina: CEL0139 - POL.PÚB.ORG.EDU.BAS. 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
	
		1.
		A ideologia neoliberal, apresentada como única via para enfrentar a crise econômica nacional, ocupou paulatinamente credibilidade junto às elites brasileiras e tornou-se hegemônica a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). A política educacional brasileira dos anos 90 foi implementada através de um conjunto articulado de reformas. Essas reformas foram orientadas por órgãos internacionais que preconizava tal ideologia no que tange à educação. Esses órgãos foram:
		
	
	
	
	
	Acordo Mec/USAID
	
	 
	Organização Mundial de Saúde e Organização Internacional do Trabalho
	
	
	Banco Mundial e UNESCO
	
	 
	Banco Mundial e FMI
	
	
	UNESCO e UNICEF
	
	
		2.
		Nos anos 90, a política educacional brasileira estava aliada a uma visão Neoliberal e sob a orientação do Banco Mundial. Assim, foram sendo instituídas e implementadas um conjunto articulado de reformas educacionais. Qual o presidente do Brasil no momento narrado acima?
		
	
	
	
	
	( ) Tancredo Neves
	
	
	( ) Juscelino Kubitschek
	
	 
	( ) Rodrigues Alves
	
	
	( ) Jânio Quadros.
	
	 
	( ) Fernando Henrique Cardoso
	
	
		3.
		Na política educacional dos anos 90, as principais reformas foram influenciadas por tendências neoliberais indicadas pelo chamado/a:
		
	
	
	
	
	ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente).
	
	
	FUNDEF(Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).
	
	 
	ONU(Organização das Nações Unidas).
	
	
	OCDE (Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).
	
	 
	Banco Mundial.
	
	
	
	
		4.
		A ideologia neoliberal, apresentada como única via para enfrentar a crise econômica nacional, ocupou paulatinamente credibilidade junto às elites brasileiras e tornou-se hegemônica a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Diante dessa afirmativa é INCORRETO afirmar que?
		
	
	
	
	
	A política educacional se caracteriza pela ideologia do racional e eficiente e é apontada como capaz de reduzir os custos, o que implica na divisão de responsabilidades entre o Estado e a sociedade.
	
	
	O Estado repassa a responsabilidade do investimento na educação para outros setores da sociedade e a formulação e o controle da aplicação dessa política são altamente centralizados
	
	
	A política educacional brasileira dos anos 90 foi implementada através de um conjunto articulado de reformas. Essas reformas foram orientadas por órgãos internacionais que preconizavam uma ideologia neoliberal no que tange à educação. Esses órgãos foram: Banco Mundial e FMI.
	
	 
	A sociedade, organizada nas mais diversas dimensões, participa da elaboração das reformas educacionais na política dos anos 90, entendendo a Educação como um direito do cidadão.
	
	
	A concepção neoliberal que passou a orientar essa política educacional tratou a educação não mais como um direito do cidadão, mas sim como uma mercadoria.
	
	
		5.
		Os organismos internacionais de financiamento atuam ultrapassando as fronteiras do território do Estado sobre as organizações internacionais financeiras, é correto afirmar:
		
	
	
	
	 
	Os recursos financeiros do Fundo Monetário Internacional (FMI) provêm das contribuições dos Estados-membros. O montante da participação define o peso de cada país nas decisões. Isso significa que o grupo de países mais ricos do mundo tem o controle absoluto do Fundo e de seus recursos e os aloca somente aos países que lhes interessam.
	
	
	Desde sua criação, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial desenvolvem tarefas complementares. Enquanto o FMI se encarrega de fiscalizar as contas públicas e privadas dos países que a ele recorrem, o Banco Mundial é responsável pelo financiamento de projetos de desenvolvimento das corporações multinacionais e do empresariado que a ele recorre.
	
	
	O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) são instituições que articulam ações nacionais nos diferentes países para que estes adotem políticas de fortalecimento do Estado-Nação e uma economia nacional-desenvolvimentista.
	
	
	O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial são os principais organismos financeiros internacionais criados pelo Plano Marshall. O papel dessas organizações é diminuir as diferenças industriais e tecnológicas entre países ricos e países pobres para que o desenvolvimento econômico global possa beneficiar a todos.
	
	
	O Fundo Monetário Internacional (FMI) ocupa-se das condições internas de sustentabilidade econômica, social e ambiental dos países que a ele recorrem, financiando projetos de recuperação de áreas degradadas, realocando os atingidos por barragens e apoiando a reconstrução das sociedades destruídas por catástrofes naturais, como o Tsunami de dezembro de 2004.
	
	
	
		6.
		Como consequências do neoliberalismo na educação podemos apontar, EXCETO:
		
	
	
	
	
	O rápido e barato é apresentado como critério de eficiência.
	
	 
	O mais importante é conhecimento crítico e não a produtividade e eficiência empresarial .
	
	 
	O Ensino Médio dividido entre educação regular e profissionalizante, com a tendência de priorizar este último: "mais mão de obra e menos consciência crítica".
	
	
	Formação menos abrangente e mais profissionalizante.
	
	
	Privatização do ensino.
	
	
		7.
		Em 1989, no bojo do reaganismo e do tatcherismo, diversos economistas latino-americanos de perfil liberal, funcionários de agências financeiras internacionais e representantes do governo norte-americano reuniram-se em Washington para avaliar as reformas econômicas em curso na América Latina. As conclusões do encontro, resumidas em dez regras gerais, ficaram conhecidas como Consenso de Washington. Embora tivessem, em princípio, caráter acadêmico, as conclusões do Consenso converteram- se em receituário imposto por agências internacionais para concessão de créditos: os países que quisessem empréstimos do FMI, por exemplo, deveriam adequar suas economias às novas regras. (Adaptado de João José Negrão. Para conhecer o Neoliberalismo. Publisher Brasil, 1998) Indique a alternativa que expõe corretamente algumas das regras do Consenso de Washington:
		
	
	
	
	
	Focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; ampliação das restrições ao capital externo, limitando o investimento estrangeiro direto; privatização, com a venda de empresas estatais.
	
	
	Estatização de empresas de energia; focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o déficit público.
	
	
	Privatização, com a venda de empresas estatais; focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; restrição ao comércio exterior, com o aumento das alíquotas de importação.
	
	 
	Eliminação de restrições ao capital externo, permitindo o investimento estrangeiro direto; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o deficit público; privatização, com a venda de empresas estatais.
	
	
	Ampliação da legislação de controle do processo econômico e das relações trabalhistas; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o deficit público;eliminação de restrições ao capital externo, permitindo o investimento estrangeiro direto.
	
	
	
		8.
		Em relação ao Banco Mundial podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Solicitou dos países um pacote de reformas educativas com o que achavam ser prioridade na educação
	
	 
	Não propôs nenhuma melhoria na eficácia da educação apenas na oferta de vagas
	
	
	Estabeleceu como prioridade a educação do ensino médio profissionalizante
	
	 
	Propõe mudanças no financiamento e na gestão do sistema educativo para melhorar o acesso, a equidade e a qualidade do ensino
	
	
	Propôs melhorias somente na educação de ensino médio

Continue navegando