Buscar

Controle Legislativo Luisiane.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CURSO: Gestão Pública.
TURMA: 3º Período.
DISCIPLINA: Direito Administrativo.
PROFESSORª: Angelina Maria Licório.
ALUNOª: Luisiane da Silva Dantas.
CONTROLE LEGISLATIVO.
O Controle Legislativo é uma fiscalização para corrigir atos praticados na administração pública, delimitado pela Constituição Federal, (Art’s 48, X; 49, V; 50, §1º; 52, l.) e não ampliado fora do campo constitucional, dividido em controle político (exercido diretamente pelos órgãos legislativos) e orçamentário financeiro (efetuado pelo Legislativo e pela controladoria do Tribunal de Contas).
O Controle Político é exercido mediante a participação direta da Câmara dos Deputados e do Senado federal, já que o Poder Legislativo se divide por Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Um exemplo da ação do Controle Político é a abertura de CPI’s (Comissão Parlamentar de Inquérito), composta por 1/3 dos membros do Senado e da Câmara, que através de inquérito semelhante ao policial verifica por meio de investigação a existência de crime, caso fique formado o Crime de Responsabilidade, o processo será encaminhado ao Senado Federal para aplicação das penalidades. O julgamento dos crimes pelo Senado é presidido pelo presidente do STF, a condenação se dá por 2/3 dos votos de todos os senadores ficando o condenado sem o cargo e inabilitado para exercer funções públicas por 8 anos. Sendo configurado Crime Comum o processo será encaminhado para o Ministério Público para a tomadas de medidas cabíveis.
No Brasil, um exemplo de CPI, é a CPI da Petrobras criada inicialmente em 2009, continuada em 2014 com as investigações de corrupção da Petrobras pela Lava Jato onde ganhou maior repercussão. Em 2014 foi criada como comissão mista (CPMI), inicialmente no Senado do Brasil, e posteriormente em fevereiro de 2015 na Câmara dos Deputados para investigar o escândalo da Petrobras, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil, à Constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos, ao superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda, a irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.
Foram criadas ao total três comissões de inquérito, sendo duas CPIs, uma em 2009 e outra em 2015 e uma CPMI em 2014. <https://pt.wikipedia.org/wiki/CPI_da_Petrobras> acesso em 17/06/17.
O Controle Orçamentário e Financeiro ocorre através da análise das contas da União, dos Estados e dos Municípios pelo Tribunal de Contas e julgadas pelo Poder Legislativo, caso o administrador precise corrigir possíveis falhas ou justificar algo que não está claro na prestação de contas. O não cumprimento da solicitação resulta em rejeição e devolução ao Erário o montante dito irregular em 15 dias. Não ocorrendo a devolução o processo é encaminhado ao Ministério Público para processo penal e ao Executivo para cobrança judicial. 
Um exemplo de Controle Orçamentário e Financeiro no Brasil foi a cassação do mandato do ex-senador Expedito Júnior (PSDB-RO) em 2008, acusado de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições 2006. Expedito ficou inelegível até o dia 1 de outubro 2014. < http://www.movimentofichalimpa.com.br/candidatos/expedito-junior/> acesso em 17/06/17.

Outros materiais