Buscar

av2 prova iracema resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

10- Explique a teoria tricromática do receptor de Young-Helmholtz e seu funcionamento.
Hermann von Helmholtz propôs que existiriam três receptores para cores, um para ondas curtas, um para ondas médias, e um para ondas longas. Essa teoria ficou conhecida como teoria tricromática do receptor de Young-Helmholtz.
Lembrando que quando a onda eletromagnética interage com os objetos ela pode sofrer uma série de efeitos, dos quais um é a absorção e o outro, que nos interessa, a reflexão. Essa reflexão na maioria das vezes não é de todas as frequências do espectro-eletromagnético, mas apenas de algumas. Dessa forma quando a luz incide sobre os objetos, ela reflete parte das ondas que são captadas pelo olho. a teoria tricromática sugere que temos três tipos de cones, cada um com uma resposta para um intervalo de frequência, ou seja, apesar de ter uma resposta melhor a uma frequência específica responde de forma gradual para outras frequências. Por exemplo, o cone M, tem a melhor resposta em comprimento de onda próximas de quinhentos e trinta e um nanômetro.
12) Hering, afirma que a visão d e co res ocorre graças a processos oponentes (complementares) de 3 sistemas de cores que se opõe aos pares: vermelho-verde; azul-amarelo e preto -branco. Olhar demoradamente para uma cor diminui a sensibilidade de receptor a esta cor. A Teoria d e Tricromática componente ou de Young -Helmholtz se 
opõe a esta ideia, Por quê? A T eoria de Tricromática componente ou de Young -Helmholtz af irmava que não há n ecessidade de um receptor de ca da cor, como sugeriu Newton. São necessários apena s 3 receptores para o indivíduo perceber todas as cores (azul, verde, vermelho).
 Cores subjetivas: Cores subjetivas são as percepções de cores dessaturadas (pálidas) a partir de estímulos exclusivamente em preto e branco.
3. Perspectiva linear: duas paralelas a distância parecem convergir no infinito. Ou seja, Perspectiva linear: convergência aparente de linhas paralelas no horizonte.
 4. Constância Perceptiva: refere-se ao fato de que a percepção se mantém constante apesar das alterações sensoriais. Podemos entender este fenômeno considerando a aprendizagem.
A Neurociência Cognitiva estuda nossa memória, os pensamentos e as formas de aprendizado.  Neste processo de aquisição de conhecimentos está envolvido todo o nosso sistema sensorial, que é um dos principais responsáveis por captar todas as informações do ambiente e levá-las ao nosso cérebro.
Agrupamento: a percepção organiza as informações através de agrupamento, ou seja, juntando e separando informações de acordo com os princípios abaixo:
Similaridade: agrupamos em conjuntos elementos semelhantes.
Proximidade: a percepção pode agrupar também em função da distância, percebendo elementos próximos como uma unidade.
Fechamento: tendemos a completar aquilo que está incompleto.
Continuidade: outra forma de agruparmos a informação é através da percepção dos movimentos e formas de maneira constante; desta forma, tendemos a perceber as formas como contínuas.
A percepção de profundidade é a distância da pessoa que percebe até o percepto. Utilizamos dois tipos de indicadores de percepção de profundidade: monoculares e binoculares. Os indicadores monoculares são utilizados para avaliar profundidade em imagens bidimensionais. Com apenas um olho aberto podemos utilizar as pistas binoculares. Os indicadores binoculares são utilizados para identificar profundidade em imagens tridimensionais e para perceber profundidade tridimensional precisamos dos dois olhos abertos direcionados para a mesma informação.
Espaço bidimensional: Atenção voltada para duas dimensões do espaço: a verticalidade e a horizontalidade. A bidimensionalidade depende dos fatores visuais e proprioceptivos Ex: olhos vendados em um lugar escuro. A percepção bidimensional do espaço depende da contração muscular e do equilíbrio e desequilíbrio do corpo. Pessoas extrovertidas- indícios externos, fornecidos pela visão. Pessoas introvertidas- indícios pelo próprio corpo, sensações corporais.
Espaço tridimensional: Verticalidade (altura), horizontalidade (largura) e espessura (ou profundidade) e a distancia que se encontra de nós. Imagens tridimensionais projetadas sobre a retina que é bidimensional. 3 indícios de profundidade responsáveis pela percepção da distância: musculares, binoculares e monoculares.
Os químioceptores são receptores sensíveis à estimulação química.
 Os mecanoceptores são receptores sensoriais sensíveis à estimulação mecânica. 
Os termoceptores são receptores sensíveis a alterações de temperatura.
 Os fotoceptorres são receptores sensíveis às partículas de luz os fótons.
 Nociceptores: receptores responsáveis pelas sensações dolorosas
Transdução: função das células receptoras de transformação da informaçao sensorial e impulso nervoso.
Para fins didáticos consideraremos sensações as seguintes modalidades: somatoestesia, incluindo o tato, a percepção térmica. A propriocepção e a percepção de dor. A visão, a audição, a gustação e o olfato. 
Somestesia: integra as diversas sensações corporais, são os sentidos do corpo. 
Propriocepção: e a capacidade de identificar a posição do corpo, tanto em relação as suas partes constituintes como também em relação ao espaço.
A audição depende das vibrações do ar.
Esta estrutura que está na parte superior da cóclea e conhecida como aparelho vestibular, o órgão do equilíbrio.
A transdução mecanoelétrica, ou seja, através dos mecanoceptores. Agora nos deteremos um pouco em outra modalidade, a químiocepção, que como o próprio nome diz está relacionada à transdução de estímulos químicos. Abordaremos o olfato e a gustação.
As vias olfativas são um pouco diferente das demais vias sensoriais,
Outra forma importante de químiocepção é a gustação, tanto ela quanto a olfação, nos permitem uma análise química das substâncias que ingerimos, para evitar substâncias que poderiam prejudicar nosso organismo. As estruturas que fazem a transdução química responsáveis pelo sabor são os receptores gustativos. Os receptores gustativos são encontrados em sua maioria na língua .

Continue navegando