Buscar

A Z E I T E  O NÉCTAR DOS DEUSES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
A Z E I T E  D E  O L I V A
“ O  N é c t a r  d o s  D e u s e s ” 
*
Azeite 
O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveira. Um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Alem dos benefícios para a saúde o azeite adiciona a comida um sabor e aroma peculiares. A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com sol e clima seco.
*
Classificação do Azeite de Oliva
    As definições abaixo foram adaptadas de países produtores de Azeite de Oliva no Acordo Internacional de Azeitonas e Derivados de 1986, e estão de acordo, com algumas exceções, com aquelas dadas no Annex para EC Regulamento 136/66. "Descrições e Definições de Azeite de Oliva e de resíduos de Azeite de Oliva referidos no artigo 35" (EC, Regulamento do Conselho Nº.: 356/92, 1992).
*
Classificação do Azeite de Oliva
Azeite de Oliva Virgem
    O óleo obtido da fruta da árvore de oliva (Olea europaea) somente por processos mecânicos ou outros processos também físicos sob condições, particularmente térmicas, que não levam à alterações no óleo e a qual não sofreu processos diferentes de lavagem, decantação, centrifugação e filtração.
*
Classificação do Azeite de Oliva
1) Azeite de Oliva Extra Virgem: Este tipo tem absolutamente odor e sabor perfeitos, e uma acidez máxima, em termos de ácido oleico, de 1g/100g.
        2) Azeite de Oliva Virgem Fino: Este tipo tem absolutamente odor e sabor perfeitos, e uma acidez máxima, em termos de ácido oleico, de 2g/100g.
        3) Azeite de Oliva Virgem Semi-Fino (ou Azeite de Oliva Virgem Normal): Este tipo tem bom sabor e odor, e uma máxima acidez, em termos de ácido oleico, de 3.3g / 100g, com 10% de margem de tolerância.
*
Classificação do Azeite de Oliva
Azeite de Oliva Refinado
    Este óleo, o qual é obtido do Azeite Virgem de Oliva por métodos de refino os quais não levam à alterações na estrutura de glicerídios inicias, tem uma acidez máxima, em termos de ácido oléico, de 0.5g/100g.
*
Tipos de Azeite de Oliva
ACIDEZ%
Extra Virgem Máx 1.0
Virgem Fino Máx 2.0
Virgem Semi-Fino Máx 3.3
Lampante > 3.3
Azeite de Oliva Refinado Máx 0.5
Azeite de Oliva Máx 1.5
Azeite de Oliva Bruto Residual Mín 2.0
Azeite de Oliva Bruto Residual Refinado Máx 0.5
Azeite de Oliva Residual Máx 1.5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando