Buscar

AV1 HISTÓRIA E FUNDA.

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE3496_AV1_2013 » HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	FATIMA FIGUEIREDO DA CONCEICAO
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 27/03/2017 11:14:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201301608692)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O período histórico denominado ¿Industrialização¿ foi muito importante para as ciências da saúde. O trabalho sistemático, o modo de produção em série, o envolvimento do trabalho humano em grandes centros, marcou uma era. Sobre a Indurstrialização, podemos afirmar:
		
	
	O caráter eclesiástico das doenças impedia o desenvolvimento da saúde curativa.
	
	Más condições de vida da população levaram a proliferação de inúmeras doenças, sobretudo, doenças relacionadas ao trabalho, neste momento surge o fisioterapeuta.
	 
	O trabalho voltado para as condições de saúde se concentraram na patologia do indivíduo já acometido pela doença. Acidentes de trabalho e lesões por esforço repetitivo fazem muitas vítimas.
	
	Havia preocupação em preservar as condições normais de saúde do indivíduo, nota-se, então, o aparecimento do conceitos de manutenção e prevenção.
	
	A aplicação profissional de ações derivadas da atenção à saúde foi substituída por concepções predominantemente religiosas da época.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301671776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paciente com Insuficiência Respiratória Aguda (IRA), é internado no hospital e encaminhado à UTI onde receberá atendimento buscando a manutenção da sua vida. Sabendo que existem os níveis de atenção à saúde, assinale a alternativa que corresponda ao nível de atenção à saúde do caso exposto acima
		
	
	Nível de Promoção da Saúde
	
	Nível Secundário de Atenção à Saúde
	
	Nível de Prevenção da Atenção à Saúde
	 
	Nível Terciário de Atenção à Saúde
	
	Nível Primário de Atenção à Saúde
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301608512)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿O campo profissional parece voltado apenas para uma pequena parte de um objeto de trabalho: a doença¿ (REBELATTO; BOTOMÉ, 1999, p.18). O autor alerta com tal afirmação que: I. A formação do fisioterapeuta, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES/2002), enfatiza o estudo das doenças, direcionando o futuro profissional para este objeto de trabalho - a doença; II. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir do desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; III. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir de ações que abrangem os três níveis de atenção à saúde da população. Marque a alternativa correta:
		
	 
	As afirmações II e III estão corretas
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	As afirmações I e III estão corretas
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301608600)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, o início da atuação da Fisioterapia implantou-se como possibilidade de ¿solução¿ para:
		
	
	Auxiliar no combate à epidemia de cólera que assolava o País no final do século XIX;
	 
	Auxiliar na reabilitação de crianças acometidas por um surto de Poliomielite no Rio de Janeiro;
	
	Garantir o bom estado de saúde da corte portuguesa;
	
	Assistir as vítimas de cardiopatias após intervenção da medicina;
	
	Atuação de equipes multiprofissionais na saúde pública;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301608339)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta:
		
	
	No período do renascimento (entre os séculos XV e XVI) houve uma estagnação dos estudos em saúde.
	
	Durante a idade média houve um grande aumento dos estudos sobre o corpo humano e a saúde.
	
	Os agentes físicos da natureza (calor, frio, luz, água, sol) só começaram a ser usados pela humanidade como ferramentas terapêuticas após a revolução industrial.
	
	As grandes guerras mundiais causaram uma diminuição da importância da fisioterapia para a sociedade e para a economia mundial.
	 
	Na china, mais de 2000 anos a.C., já se aplicava o movimento, através de ginástica curativa, como forma de tratar e previr distúrbios no organismo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301606399)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia as afirmativas abaixo, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia: I. Se faz necessário o entendimento das ciências biológicas e da saúde, incluindo os conteúdos (teóricos e práticos) de bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos; II. Não há necessidade do estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, já que o Fisioterapeuta irá atuar visando o aspecto físico do indivíduo. III. Abrange conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas ações fisioterapêuticas que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e à prática clínica fisioterapêutica. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	Somente a I.
	 
	I e III apenas.
	
	Somente a II.
	
	I, II e III.
	 
	I e II apenas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301607165)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovado pela Resolução nº. 10, de 3 de julho de 1978, estabelecida pelo COFFITO: I - "O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional zelam pela provisão e manutenção de adequada assistência ao cliente"; II - "O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional avaliam sua competência e somente aceitam atribuição ou assumem encargo, quando capazes de desempenho seguro para o cliente"; III - "São deveres do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, nas respectivas áreas de atuação: divulgar na imprensa leiga declaração, atestado ou carta de agradecimento, ou permitir sua divulgação, em razão de serviço profissional prestado".
		
	
	I, II e III estão corretas
	
	Somente a I está correta
	
	Somente a II está correta
	 
	I e II estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302434689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o Código de Ética, o artigo 15 disserta que é proibido ao fisioterapeuta: I. Abandonar o cliente/paciente/usuário em meio a tratamento, sem a garantia de continuidade de assistência, salvo por motivos relevantes. II. Dar continuidade ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional III. Prescrever tratamento fisioterapêutico sem realização de consulta, exceto em caso de indubitável urgência.
		
	
	II e III estão corretas
	
	I e II estão corretas
	 
	Todas corretas
	
	I e III estão corretas
	
	Todas incorretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301606294)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975, com objetivos de:
		
	
	têm como missão principal a luta pela melhoria das condições de trabalho, da remuneração dos profissionais e à defesa da classe, entre outras atividades.
	
	verificar jornada ideal de trabalho do profissional, piso salarial, acordos anuais, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.
	
	auxiliar os profissionais e estudantes com atividades que agreguem valor aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos.
	 
	normatizar e exercer o controle ético das atividades da Fisioterapia, das profissões de Fisioterapeuta e das empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciaisao meio social.
	
	reciclar os conhecimentos técnico-científicos dos profissionais, tendo como objetivo atualizá-los diante de uma sociedade que exige cada vez mais qualidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301608672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista profissional é permitido ao fisioterapeuta, EXCETO:
		
	
	Avaliar, elaborar o programa de tratamento, tratar e dar alta ao paciente;
	
	Solicitar exames complementares acompanhados de laudos técnicos especializados, para acompanhamento evolutivo do tratamento proposto;
	
	Definir o número de sessões, a frequência do tratamento assim como seu encerramento (alta do cliente);
	
	A decisão sobre qual tratamento deverá ser utilizado;
	 
	Atribuir ou delegar atos de sua competência a pessoa não habilitada à prática da fisioterapia;

Continue navegando