Buscar

AV ACUMULAÇÃO CAPITALISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0638_AV_201601659083 » ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	EDILMA SOARES DA SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2017 10:28:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201602313836)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	Aponte ao menos dois elementos que contribuíram para a acumulação primitiva do Capital:
		
	
Resposta: A Revolução Industrial no séc XVIII; Meios de Produção; MAIS VALIA.
	
Gabarito: 1- A concentração de grande massa de recursos (dinheiro, ouro, prata, terras) nas mãos de um pequeno número de proprietários; 2- A formação de um grande contingente de indivíduos despossuídos de bens e obrigados a vender sua força de trabalho aos senhores de terra e donos de manufaturas. (FORMAÇÃO DE MÃO D EOBRA ¿LIVRE¿)
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601978469)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	"A indústria do Toyotismo busca capturar o corpo e a alma do trabalhador, não sendo necessária uma coerção externa do tipo Taylorista, assentada no controle dos tempos e movimentos do trabalhador". (Antunes: 1986)
Por que Antunes afirma que o toyotismo busca capturar a alma do trabalhador?
		
	
Resposta: Porque o TOYOTISMO o trabalhador se sentia livre por nao estar preso a um sistema hierarquicamento organizado. x
	
Gabarito:
Antunes utiliza-se de uma metáfora para falar do controle da subjetividade do trabalhador no toyotismo. A indústria toyotista utiliza novas técnicas de gestão da força de trabalho, onde os trabalhadores são inseridos em equipes e tratados como "colaboradores". A esses trabalhadores-colaboradores é requerido um "envolvimento participativo", em verdade uma participação manipulatória que preserva, na essência, as condições de trabalho alienado e estranhado e a hierquização social entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601978476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
O gráfico acima apresenta um dado sobre o número de negros e pardos no ensino superior entre 1992 e 2011. Ao longo dessas duas décadas é possível afirmar:
		
	 
	Que o aumento da escolaridade de pretos e pardos no século XXI traz novas possibilidades de trabalho para essa população.
	
	Que as políticas de cotas nas universidades para pretos e pardos fracassou.
	
	Que pretos e pardos podia almejar melhores postos de trabalho em nível superior no século XX.
	
	Que pretos e pardos estão cada vez mais metidos e se achando iguais.
	
	Que sempre se verificou uma perfeita correspondência entre o percentual de pretos e pardos na população universitária e na população em geral.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602296207)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Marx (1984:44), a divisão do trabalho inicialmente se dava "naturalmente" como resultado de disposições naturais, vigor físico, necessidades, acasos. Quando há uma cisão entre o interesse particular e o interesse comum as atividades não são dividida voluntariamente, a própria ação do homem converte-se num poder estranho e a ele oposto, que o subjuga ao invés de ser por ele dominado. Segundo Marx e Engels, a partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de desigualdade entre os homens e a exploração do trabalho humano como fonte de acumulação de riqueza. Na sociedade cuja reprodução baseia-se na exploração do homem pelo homem, o trabalho deixa de ser expressão das necessidades do trabalhador para:
		
	
	Expressar as necessidades básicas definidas por Maslow.
	
	Expressar as necessidades de sobrevivência das famílias operárias.
	
	Expressar um novo modelo de bem estar social.
	
	Expressar um novo modelo de trabalho baseado no mérito pessoal.
	 
	Expressar as necessidades de acumulação de riqueza da classe dominante.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602292114)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Sustentando-se na análise de Marx, e a partir da observação do comportamento do capitalismo contemporâneo, David Harvey discute, em O Novo Imperialismo, a necessidade de reavaliação histórica do conceito de acumulação primitiva de capital. Para o geógrafo inglês, não haveria nessa categoria de acumulação nada de antiquado; pelo contrário, estaria ela ainda cumprindo papel fundamental na reprodução do sistema capitalista (alguns daqueles mecanismos discutidos por Marx teriam sido inclusive aprimorados e desempenhariam hoje um papel ainda mais destacado). Percebendo a necessidade de reativação do debate, o autor sugere como chave analítica o conceito de acumulação por despossessão (HARVEY, 2009); trata-se, portanto, de uma proposta de atualização do termo clássico marxista para sua inserção na discussão do capitalismo avançado." (PENHAVEL, P. F. C.. Capitalismo avançado e acumulação primitiva.) Segundo Marx, a acumulação primitiva de capital foi:
		
	 
	Um processo histórico de dissociação do produtor e os meios de produção.
	
	Um momento particular do colonialismo espanhol.
	
	Uma forma pré-histórica de acumulação de riqueza.
	
	Uma consequência do aumento de produtividade obtido pelo fordismo.
	
	Uma etapa anormal da acumulação capitalista.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601854073)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar:
		
	 
	O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública.
	
	O assistente social é um profissional que tem exclusividade de atuação na questão social desde o campo comunitário até a área da saúde.
	
	Como trabalhador especializado, o assistente social deve vender a sua capacidade de trabalho apenas ao Estado, para este poder cumprir sua responsabilidade social.
	
	Os assistentes sociais não pertencem à classe dos trabalhadores assalariados inseridos no processo de produção da riqueza social.
	
	O assistente social deve permanecer como executor terminal de políticas sociais para cumprir o Código de Ética profissional de 1993.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601928393)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿As condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho, na medida em que o produto, antes mesmo do trabalho se realizar, pertence a outra pessoa que não o trabalhador¿. Considerando o teor da citação acima, assinale as alternativas abaixo: I. Em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele. II. Em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas. III. Em lugar de aprisionar-se , o ser libertar-se através da criatividade do trabalho. IV. Em lugar de se alienar, e ser conscientiza-se através da transformação do trabalho. Assinale a opção CORRETA ?
		
	 
	I e II estão corretas.
	
	II e IV estão corretas .
	
	I, II, III e IV estão corretas
	
	II e III estão corretas.
	
	I e IV estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601854062)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes. Na obra O Manifesto de 1848, de Marx e Engels, estipula um sentido particular para o termo burguês. A opção que melhor expressa este conceito é:
		
	
	Burguês é aquele que, tendo um ofício, uma profissão, e a exercendo em estabelecimento próprio, explora a mão-de-obra dos aprendizes que, em geral, são oriundos das camadas mais pobres da população.
	 
	Burguês é sinônimo de detentor do capital,de capitalista, o que detém os meios de produção e acumula capital através do trabalho assalariado.
	
	Burguês é considerada a maioria privilegiada que tem como fonte de riqueza os avanços tecnológico.
	
	Burguês é considerado o profissional liberal, dono de alto saber técnico-científico, que atua por conta própria, recebendo somas vultosas pelos serviços prestados.
	
	Burguês é toda pessoa que, não tendo necessidade de vender sua força de trabalho para outrem, ou seja, de exercer trabalho assalariado, ainda assim mantém um padrão economicamente elevado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601993496)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Que afirmativas descrevem corretamente características do Toyotismo: I -¿é imprescindível não somente o investimento em novas tecnologias, mas primordialmente o consentimento e cooperação dos trabalhadores nesse processo¿ II- ¿ocorre um apelo à subjetividade do trabalhador, mediante um discurso de participação no âmbito da empresa¿ III-Observa-se o envolvimento manipulatório dos empregados
		
	
	Todas estão erradas
	
	Apenas a II esta correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas a III esta correta
	
	Apenas a I esta correta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601854047)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O modelo de produção caracterizado pela produção em massa em grandes empresas, cujo processo produtivo estrutura-se com base na linha de montagem, é conhecido como:
		
	
	mundialização
	
	liberalismo
	
	toyotismo
	
	teletransporte
	 
	fordismo

Outros materiais