Buscar

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0563_AV_201101230703 » TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201101230703 - TIAGO LUIS FRANCISCO
	Professor:
	ANA LUCIA MARTINS TAVARES
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 3,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 1  Data: 13/06/2017 20:23:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201101924655)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para um país, um estado ou uma cidade, é melhor para essa região, que haja mais empreendedores por oportunidade ou empreendedores por necessidade? Justifique.
		
	
Resposta: OS DOIS EMPREENDEDORES AGREGAM E MUITO PARA UMA CIDADE OU ESTADO POIS TRAZEM E FAZEM CONSIGO A INOVAÇAO, A BUSCA DE MELHORES PRODUTOS E SERVIÇOS, A PLANEJAR, DIRIJIR E EXECUTAR ATIVIDADES COM EFICACIA.
	
Gabarito:
O melhor para a região são os empreendedores por oportunidade, pois esses buscam novos negócios explorando oportunidades através de inovações e desenvolvimento tecnológico. São negócios que também demandam grande capacitação técnica e assim apresentam um potencial de crescimento de alto impacto. Esse crescimento vai gerar para o país, estado ou cidade, novas tecnologias, riqueza, empregos e maior arrecadação em impostos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101319563)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Geralmente, utilizamos o termo Atitude Empreendedora em vez de Comportamento Empreendedor. Qual a diferença entre comportamento e atitude?
		
	
Resposta: TEMOS NA ATITUDE EMPREENDEDOR QUE NOS TRAZ EM COLOCAR NOVAS IDEIAS, BUSCANDO A INOVAÇAO E EM UMA AREA DE ATUAÇÃO E JA COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR JA TRATA UMA VISAO DE PLANEJAR, NUMA AREA DE DIRIJIR O NEGOCIO.
	
Gabarito: O comportamento tem uma diferença em relação à atitude: ele é algo essencialmente racional, decorrente do conhecimento, da habilidade e das percepções. Já a titude nos leva a imaginar uma ação, uma postura ativa na direção de colocar algo em andamento e está muito associada a fazer acontecer.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101317409)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O grande desafio das empresas é transformar o conhecimento de seus colaboradores, identificando onde e como está armazenado o conhecimento com todos os seus atributos e como recuperá-lo. Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão para o processo de criação do conhecimento, dentre eles a socialização. Sobre socialização é correto afirmar que :
		
	
	é o processo de construção avançado do cohecimento subjetivo e simulado, permitindo somente a troca de conhecimentos implícitos.
	
	é a migração do conhecimento explícito para o cérebro humano através de diversas metodologias e atividades de aprendizagem.
	
	é a transformação ou articulação do conhecimento tácito em explícito, com migração do cérebro humano para documentos.
	 
	é a criação de conhecimento através da educação, da escola, da universidade ou do treinamento formal, envolvendo a todos em uma grande rede social.
	 
	é o processo de compartilhamento de experiências, permitindo a interação entre conhecimentos tácitos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101966423)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. A proposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições necessárias para a sua criação e exploração.
Analise as proposições a seguir:
I) Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
II) Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
III) Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
É correto, apenas, o que se afirma em:
		
	 
	Todas as proposições estão corretas.
	
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
	Apenas a proposição I está correta.
	
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
	Apenas a proposição III está correta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101318015)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A construção do conhecimento é a capacidade que os seres vivos tem de interagir ativamente com o universo ao seu redor. Considerando os processos contínuos do desenvolvimento humano é correto afirmar que:
		
	 
	Inovação surge do processo criativo, sem objetivo comercial.
	
	Ocorre descoberta quando criamos algo que não existe, o que equivale a inventar algo e realizar uma inovação.
	 
	Inventamos quando criamos algo que não existia antes e descobrimos, quando percebemos algo que já existe ou existia, embora nos fosse desconhecido.
	
	Inventar ou inovar são sinônimos, pois significam criar algo 100% novo, ou seja, que não existe.
	
	Inventamos quando percebemos algo desconhecido e descobrimos quando criamos algo que nunca existiu.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101317920)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cientista Alexander Fleming estava em seu laboratório checando algumas culturas de bactérias estafilococos. Uma dessas culturas ficou desprotegida por alguns dias e acabou contaminada por um fungo. Fleming percebeu algo muito incomum: na região ao redor do fungo, as bactérias estafilococos, super perigosas, haviam desaparecido por completo. Nas outras partes do recipiente, que não tinham sido contaminadas pelo fungo, tais bactérias continuavam crescendo. Depois de inúmeros testes, ele concluiu que o fungo continha uma substância poderosa, a qual deu o nome de "penicilina", devido ao fungo Penicillium Chrysogenum Notatum. Considerando o texto apresentado, que relata uma experiência real realizada por Alexander Fleming, é possível afirmar que:
		
	 
	trata-se de uma descoberta.
	
	nada demais, pois qualquer um poderia casualmente observar e tirar conclusões.
	
	trata-se de uma inovação.
	
	trata-se de uma invenção.
	
	trata-se apenas de uma experiência, que garantiu importantes invenções.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101487727)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que completa a frase:
O significado do termo empreendedor está...
		
	
	indiretamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	 
	diretamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	obrigatóriamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	diretamente relacionado a um conjunto de instruções que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	diretamente relacionado a um comportamento que possibilita ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101318345)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre o comportamento do empreendedor é correto afirmar que o empreendedor realiza planejamento e monitoramento sistemáticos porque é capaz de:
		
	 
	Planejar, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisar, constantemente, seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e utilizá-los paratomar decisões.
	
	Planejar, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisar, quando houver tempo, seus planos levando em conta os resultados obtidos; manter registros financeiros para usá-los quando necessário.
	
	Planejar, dividindo apenas as tarefas que julgar mais apropriadas; revisar, eventualmente, seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e utilizá-los para tomar decisões.
	
	Executar o planejado, cumprindo o horário de trabalho; delegar tarefas, quando possível; manter registros financeiros dos principais eventos para si próprio, sem se preocupar com auditorias.
	 
	Planejar, passando as principais tarefas para os mais dedicados; revisar, quando possível, seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros dos principais eventos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101318548)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As mudanças e melhorias contínuas do produto ou processo, percebidas pelo consumidor e que não alteram drasticamente a forma com que o produto é consumido ou desenvolvido constituem uma inovação:
		
	 
	radical
	 
	incremental
	
	substancial
	
	de produto
	
	de processo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101318463)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre "Brainstorming" ou "Tempestade de idéias" pode-se afirmar que:
		
	
	é uma técnica que consiste em reunir pessoas para discutirem apenas problemas que sejam anomalias;
	 
	é uma técnica que consiste, em um primeiro momento, em reunir as pessoas que estão trabalhando em torno de um problema e gerar o maior número possível de ideias para a solução, sem qualquer tipo de análise crítica;
	
	é uma técnica que consiste em reunir pessoas para discutirem suas frustações profissionais e com isso, obter maior comprometimento com os negócios da empresa;
	
	é uma técnica de entrevista utilizada nas reuniões de entrevista de candidatos quando o processo de seleção é institucional.

Outros materiais