Buscar

av Fundamento das ciencias sociais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607250686)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise o texto e a seguir responda: As ofensas racistas contra o meio de campo Tinga, do time do Cruzeiro. Sofridas durante partida do jogo de futebol da Taça Libertadores das Américas, contra o Real Garcilaso em Huaucayo, no Peru em 13/02/14. Provocaram uma forte reação no futebol brasileiro com manifestações diversas e posicionamento formal da Presidente do Brasil Dilma Rousseff repudiando o ato. (fonte: www.esporte.terra.com.br acesso em 16/02/14). Explique como a atitude racista dos agressores pode ser interpretada utilizando como referência a análise antropológica de cultura?
		
	
Resposta: Que os agressores fizerama discriminação do Tinga, que pra eles as características e atitudes não são as mesmas das quais eles já estão acostumados e foram ensinados, etnocentrismo .
	
Gabarito: A atitude dos agressores pode ser percebida como um ato de natureza etnocêntrica por avaliar uma cultura diferente a partir dos padrões de sua própria cultura e, nesse sentido, considerando a sua superior.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607649217)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Podemos afirmar que a emergência e a consolidação social e jurídica das uniões homoafetivas estão a contribuir para o desaparecimento da instituição familiar, sim ou não? Justifique.
		
	
Resposta: Não, pois existe vários modos de ter uma família, adoção, inseminação e etc.
	
Gabarito: SUGESTÃO DE GABARITO: A resposta do aluno deve ser negativa. As novas tendências colocam em xeque o modelo tradicional de organização familiar ¿nuclear¿, o que, nem de longe, ameaça a existência da instituição familiar. A ascensão das relações homoafetivas significa, tão somente, que a emergência de uma ambiência social marcada pela diversidade com que nos relacionamos uns com os outros, com que damos continuidade à ¿espécie¿ e com que educamos as próximas gerações.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607097415)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de socialização pode ser definido como:
		
	 
	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
	
	Um conjunto de relações de trabalho que definem o formato da divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	Um conjunto de transformações que permitem aos homens sair do estado de selvageria para o estado de anomia.
	
	Um conjunto de ações que dão identidade aos grupos sociais no interior da sociedade capitalista
	
	Um conjunto de laços afetivos construídos a partir da solidariedade orgânica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607270459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o antropólogo Roberto Da Matta a pesquisa de campo leva o estudioso a encarar a sua própria visão de mundo, sua religião, seus valores morais etc. Devemos levar em conta seriamente essa noção para evitar interferir na pesquisa. Segundo Da Matta, nasce assim a dialética entre investigador e investigado. DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social É correto afirmar que:
		
	
	Ao analisarmos os fenômenos mais próximos deixamos de ser cientistas sociais
	
	Os fenômenos sociais que estão bem perto de nós não devem ser analisados pelas Ciências sociais
	
	A relação é muito complexa e faz com que o investigador estude apenas outros universos sociais fora da sua experiência de vida
	 
	Nas ciências sociais devemos nos esforçar para trabalhar com neutralidade, mesmo sendo está quase inalcançável devido a complexidade dos objetos
	
	A relação dialética entre investigador e investigado é uma relação que impossibilita a prática científica
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607840508)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	
	egocentrismo
	
	multicentrismo
	 
	etnocentrismo
	
	heliocentrismo
	
	heterocentrismo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607607792)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607608807)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa abaixo que explica com clareza a essência do pensamento Positivista.
		
	
	Tenta conciliação entre o teórico e o prático, o ideal e a realidade, buscando enfim reunificar a razão e construir um conceito de absoluto baseado nos ideais religiosos.
	
	Considera que o conhecimento humano evolui da experiência sensível à lógica racional e que só é possível atingir a informação correta depois de muitas repetições do procedimento que conduz do objeto a consciência e da consciência ao objeto, provando a existência da ciência matemática.
	
	Dá ênfase à importância da base material (a estrutura econômica, o modo de produção) que garante a manutenção da vida coletiva, por intermédio da alienação no trabalho.
	 
	Valoriza a ciência como única forma concreta de respostas eficazes para os problemas da humanidade, que funciona com auxílio da filosofia e da religião.
	 
	Expressa confiança no progresso da industrialização e na manutenção da ordem. Cultua a ciência e valoriza o método científico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607097377)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Émile Durkheim ¿[...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante¿. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. A partir desse conceito, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:
		
	
	Na situação em que a solidariedade mecânica prevalece, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica.
	 
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho
	
	As sociedades onde prevalecem clãs e hordas, elas não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.
	
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, devido ao aumento das hordas.
	
	Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, associedades não evoluem para as formas de solidariedade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607597856)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as afirmativas abaixo: I - Há uma coerção da sociedade sobre os indivíduos. II - O social se constrói segundo as ações e as motivações dos indivíduos. III - Há uma coerção da classe dominante sobre o restante da sociedade. IV - Nas sociedades capitalistas a divisão do trabalho social produz solidariedade V - Nas sociedades capitalistas a divisão social do trabalho produz relações de antagonismo, exploração e alienação. Qual delas se referem ao pensamento de Karl Marx?
		
	 
	III e V.
	 
	I e II.
	
	IV e V.
	
	I e III.
	
	II e III.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607697320)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Verificamos que os papéis sociais entre homens e mulheres são definidos a partir de critérios estabelecidos por cada sociedade em função de suas construções culturais. As representações que se criam a partir das noções de masculino e feminino se referem a(o):
		
	
	Orientação sexual
	 
	Gênero
	
	Raça
	
	Etnia
	
	Sexo biológico

Continue navegando