Buscar

AV1 SAÚDE DO TRABALHADOR

Prévia do material em texto

Disciplina:  SAÚDE DO TRABALHADOR
	Avaliação:  SDE0174_AV1_     Data: 20/10/2016 10:50:22 (A)      Critério: AV1
	Aluno: 
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0      Nota de Partic.: 0,0
	
	 1a Questão (Ref.: 249364)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a 1ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores (1986), o conceito de Saúde do Trabalhador não pode ser limitado apenas ao âmbito da fábrica, nem à sua formulação estritamente biológica. É necessário entender a saúde como determinada pelos processos sociais mais abrangentes. Analise as definições a seguir, correlacionando o segundo bloco com o primeiro.
(    ) Saúde como bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença.
(    ) Saúde como direito de todos e dever do Estado.
(    ) Expressam a organização social e econômica do país.
 
A - Definição de saúde da Organização Mundial de Saúde.
B - Definição de níveis de saúde do Ministério da Saúde.
C - Definição de saúde da Constituição Federal, de 1988.
 
Assinale a alternativa com a sequência correta:
		
	
	B C A
	
	C A B
	
	A B C
	 
	A C B
	
	C B A
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 249360)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os conceitos de saúde, trabalho e trabalhador foram foco de nossas reflexões para compreender os pilares da Saúde do Trabalhador no Brasil. Sobre os conceitos acima, assinale a opção correta:
		
	
	Segundo a Lei 8080/90, o trabalho não está inserido na listagem de determinantes e condicionantes de saúde.
	
	O trabalho, enquanto esforço e empenho, surge na Revolução Industrial, onde predomina o trabalho nas fábricas.
	
	O conceito de emprego refere-se ao esforço, empenho despendidos em determinada atividade.
	 
	Segundo o Ministério da Saúde, o conceito de trabalhador contempla também a população desempregada.
	
	O conceito de trabalho refere-se à relação estável onde se vende a força de trabalho aos meios de produção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 249367)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os diferentes serviços de saúde no trabalho (Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador) possuem diferentes características. Assinale a alternativa que aponta as características corretas de: I Medicina do Trabalho / II Saúde Ocupacional / III Saúde do Trabalhador, respectivamente:
		
	 
	I Ações de saúde por parte de pessoas da confiança do empresário / II Ações de saúde com foco multidisciplinar / III Ações de saúde intersetoriais.
	
	I Ações de saúde com foco multidisciplinar / II Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI / III Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância.
	
	I  Ações centrada na figura do fisioterapeuta / II  Ações prioritariamente de promoção da Saúde / III Ações fortes de vigilância.
	
	I Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância / II Ações de saúde intersetoriais / III Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI.
	
	I  Atuação intersetorial / II  Participação direta dos trabalhadores em questões de trabalho / III Ações centradas na figura do fisioterapeuta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 206390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) "a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão de qualidade de vida", e para alcançá-la "o indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e adaptar-se ao meio ambiente"(BUSS, 2000). A partir desse conceito de saúde podemos problematizar a relação saúde e trabalho, uma vez que transcendemos o conceito de saúde apenas como ausência de doença. E então somos capazes de entender que: I- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, um processo entre o homem e a natureza que se determina pela força concreta em que se dá a produção, distribuição, intercâmbio, e consumo dos meios de vida pelos diferentes grupos humanos. O trabalho implica um processo de produção social com dois momentos: produção e consumo, que formam uma unidade; II- O trabalho permite a inserção do indivíduo no mundo, contribuindo para a formação da sua identidade. Através do trabalho o indivíduo estabelece vida social; III- A saúde também depende das condições de trabalho. Quando o trabalho está mal organizado e mal executado pode trazer efeitos negativos para o trabalhador, como o adoecimento e a morte. IV- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, é um processo exclusivo do homem, que existe desde seus primórdios, e não tem correlação com a natureza.
		
	 
	As opções I, II e III estão corretas;
	
	As opções II, III e IV estão corretas;
	
	Estão corretas as opções I e IV;
	
	Apenas a opção IV está correta;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 206389)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90), um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Ainda sobre a lei supracitada é incorreto dizer que:
		
	
	Garante informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e a empresas sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional.
	
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais;
	 
	O dever do Estado exclui o das pessoas no que diz respeito a garantia da saúde e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
	
	O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 638592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A conceituação da Saúde do trabalhador bem como a definição do seu campo de atuação são estabelecidas pela:
		
	
	Norma Operacional de Saúde do Trabalhador.
	 
	Lei Orgânica de Saúde.
	
	Norma Operacional Básica do SUS.
	
	Norma de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
	
	Comissão Interministerial de Saúde do Trabalhador.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 206384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A disciplina de saúde do trabalhador apresentou dentre outros conceitos o da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e cabe ressaltar que a Estácio, como uma Instituição de Ensino Superior que prima pela excelência, garante aos seus trabalhadores tal comissão, cuja única exceção é:
		
	 
	Realizar, anualmente, reuniões de avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;
	
	Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
	
	Trabalhar, preventivamente, para neutralizar ou eliminar riscos ambientais por meio da recomendação de medidas de segurança que visem melhorar as condições de trabalho;
	
	Realizar,periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 239966)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Avalie as asserções a seguir:
A história da saúde do trabalhador no Brasil coincide com o contexto social, político e econômico, especificamente com a evolução das Políticas Públicas da Saúde, Trabalho e Aposentadoria.
PORQUE
A Saúde do Trabalhador passa a ter uma nova definição e delineamento institucional a partir da Constituição Federal de 1988, com a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS). Delineava-se, assim, ações de vigilância epidemiológica e sanitária, promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho.
Analisando a relação entre as duas proposições, assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 135851)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para assegurar que as capacidades, as necessidades, as limitações fisiológicas e psicológicas de um candidato são compatíveis com o esforço físico e mental exigido para determinado cargo, a NR-7 estabelece o exame
		
	
	periódico
	 
	admissional.
	
	de mudança de função
	
	demissional.
	
	de retorno ao trabalho
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 138020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objetivo da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho é estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à Segurança e à saúde
		
	
	dos prestadores de serviço dos planos de assistência médica e aqueles que exercem atividades de promoção à saúde
	
	dos técnicos em enfermagem e enfermeiros que promovem a prevenção na saúde pública
	
	dos pesquisadores e assistentes da saúde em geral
	
	da população mais carente que utiliza a assistência hospitalar
	 
	dos trabalhadores dos serviços de saúde e aqueles que exercem atividades de Promoção e Assistência à Saúde em geral

Continue navegando