Buscar

lista 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lista II
Os defeitos mais comuns em trefilação?
 Diâmetro irregular: causado por partículas duras que ficam retidas na fieira e posteriormente se desprendem. 
- Fratura irregular formando cones: causada por redução pequena e ângulo de fieira muito grande, com acentuada deformação da parte central. 
- Marcas em forma de “v” ou fratura em ângulo: causadas por redução grande e parte cilíndrica pequena, com inclinação do fio na saída; ruptura de parte da fieira com inclusão de partículas no contato fio-fieira; inclusão de partículas duras estranhas.
 - Fratura irregular com estrangulamento: causada por esforço excessivo devido à lubrificação deficiente ou redução excessiva.
 - Fratura com risco lateral ao redor da marca de inclusão: causada por partícula dura inclusa no fio inicial proveniente da laminação ou extrusão. 
- Fratura com trinca aberta em duas partes: causada por trincas de laminação.
O que e deformação redundante?
E a deformação sofrida por um corpo de prova (CP) de tração ate antes da estricção .Neste caso o material encontra-se livre para deformar-se a absorção de energia pode ser calculada de maneira representativa ,considerando as dimensões finais e iniciais do CP.Este modo de deformação necessita de muita energia para ocorrer.
Diferença entre os dois métodos de conf.(homogênea e blocos)?
O método da deformação homogênea parte do princípio de que as deformações ocorridas no processo de conformação mecânica são todas homogêneas (fig. 3.6.a), ou seja, que não existam deformações por atrito (fig. 3.6.b) ou redundantes (fig. 3.6.c) presentes. Conhecendo-se a deformação associada ao processo de conformação plástica, pode-se calcular facilmente a energia consumida, por unidade de volume (U0 ), simplesmente pela determinação área sobre a curva tensão versus deformação, ou seja, pela integração da tensão pela deformação infinitesimal, conforme ilustrado na figura 3.8-
 
O método da deformação homogênea não considera as demais deformações presentes no processo, por isso a energia necessária para a deformação do material é subestimada. O cálculo da força de conformação a partir desta energia subestimada leva a uma subestimação desta força também. Sendo assim, o método pode ser utilizado para se determinar a energia ou força mínima necessária para o processo em estudo, informação que pode ser de extrema importância no dimensionamento de equipamentos, assim como para fornecer uma estimativa inicial dos parâmetros de processamento. Por outro lado, nos últimos tempos, com o auxílio da computação, têm-se desenvolvido métodos de elementos finitos (vide item 3.6) que detalham as deformações localizadas no material e aplicam as equações (3.1) nestas regiões, dando uma descrição mais realística do processo de conformação plástica
BLOCOS=> O método dos blocos baseia-se no estudo das forças atuantes em um determinado elemento de volume (bloco). Este elemento de volume deve ser tomado de modo a melhor representar o processo de deformação plástica do material metálico. A geometria deste elemento de volume, que depende da geometria do processo de conformação mecânica, pode variar entre uma tira, um disco, um tubo ou simplesmente um bloco, conforme ilustrado na figura 3.10. Algumas hipóteses simplificadoras e convenções são tomadas para viabilizar o estudo do elemento de volume separado, nem todas são essencialmente empregadas: • as direções do sistema de referência adotado no estudo devem ser iguais às direções principais de deformação; • as tensões atuantes variam predominantemente em uma direção apenas ou então podem ser facilmente correlacionáveis à variação da tensão em apenas uma direção;
quando considerado, o atrito fica confinado somente na superfície e seu efeito é representado não pela deformação localizada que promove, mas sim por uma força superficial que se opõe à conformação; • o material deverá iniciar a sua deformação quando as forças, atuantes no elemento de volume tomado para estudo, estiverem na situação crítica de equilíbrio; • após o isolamento do elemento de volume e da descrição das forças em equilíbrio, a representação deste equilíbrio reduz-se a uma equação como descrita por Helman e Cetlin (1983): 
d RO/dx + 1/xi F(ro1 , ro2)=0
O que e escarepação?
10.2. Descarepação Os fios ou arames passam por jatos de alta pressão, onde água ou abrasivos são lançados no material. O forte contato do fluido com o material elimina a camada superficial de forma uniforme. Dessa forma os óxidos são removidos por meio do atrito. 10.3. Decapagem O material é submetido a um tratamento químico que tem como objetivo remover camadas de oxidação, impurezas inorgânicas e incrustações artificiais através da imersão da peça em um meio ácido conforme demonstrado na figura a seguir. Normalmente são utilizados: ácido sulfúrico, ácido muriátrico, ácido clorídrico, entre outros. 
Vantagem da trefilação?
O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo; - A precisão dimensional que pode ser obtida é maior do que em qualquer outro processo exceto a laminação a frio, que não é aplicável às bitolas comuns de arames; - A superfície produzida é uniformemente limpa e polida; - O processo influi nas propriedades mecânicas do material, permitindo, em combinação com um tratamento térmico adequado, a obtenção de uma gama variada de propriedades com a mesma composição química.
Influencia do ângulo de trefilação na zona de fluxo normal,zona morta e região de descacamento de acordo com a figura?
A medida que o ângulo e aumentado o esforço de trefilação aumenta novamente devido o aumento da deformação redundante ,porem este aumento so continua ate atingir-se o chamando primeiro ângulo critico (alfa crl).A partir deste ângulo (alfa crl) o modo de deformação normal e substituído pelo modo de deformação com zona morta .Neste modo nem todo o material toca a superfície de matriz com previsto , o que diminui o atrito gerado pelo contato ,estabilizado conforme mostra o gráfico ,a energia ou tensão consumida.Porem a perda de contato com a matriz piora a qualidade da superfície do trefilado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando