Buscar

Processo de Industrialização da China Geografia 2206 finalizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Processo de Industrialização da China
Período que se Industrializou:
Em 1952, após um Movimento Guerrilheiro Camponês, instaurou-se o regime socialista, com isso, a China passou a ser uma Republica Popular de economia planificada.
Em seguida, no ano de 1960, passou a se relacionar com União Soviética, afim de se industrializar, no entanto, na mesma década deixou de lado a atividade industrial, voltando-se para a agricultura.
A partir de 1970, houve a retomada para a atividade industrial, com grandes investimentos em novas tecnologias, incrementos turísticos e abertura do comércio exterior.
Principais fontes de energia:
Sua principal fonte é o carvão, porem têm contado com instalações de fontes mais limpas, como a hidráulica, a eólica e a nuclear. Infelizmente, o país não possui condições de solo que lhe permitem desenvolver a plantação de espécies próprias para a produção de biocombustíveis sem afetar de algum modo, a produção agrícola de alimentos.
Questão Trabalhista:
A China é um dos países mais populosos do mundo, ocupa grande parte da força global de trabalho. Sendo assim, as industrias se aproveitam da mão de obra barata para uma grande produção, pelo fato das entidades fiscalizadoras (Sindicatos e Governos) agirem com descaso perante à população.
As pequenas empresas Chinesas, logicamente não possuem uma infraestrutura igual as grandes fábricas, tais como: setor de RH, Ouvidoria, Pagamentos de verbas rescisórias, adicionais de horas extras e noturno, entre outros. As leis não geram punições severas para minimizar os desconfortos causados aos funcionários.
Mapa das Regiões Industriais Chinesa
Quem representou o modelo de Industrialização da China?
Deng Xiaoping, promoveu inúmeras reformas na China, cuja a estratégia central era preparar o país para o desenvolvimento econômico, baseando-se em: "Quatro Modernizações" que consideraram necessárias e fundamentais: a modernização da agricultura, da indústria, da ciência e tecnologia e do setor militar.
As reformas de Deng tinham o objetivo de acelerar o processo de modernização da economia, nem que para isso fosse necessário importar capitais e equipamentos estrangeiros. Desta forma, o país acumulou capital, adquiriu tecnologias, conquistou alguns mercados e adquiriu algumas experiências e boas práticas de gestão, promovendo não só o crescimento econômico, mas também acelerando o desenvolvimento social.
Situação atual do país:
Atualmente a China é uma potência mundial em relação econômica, relação política e relação militar, registrando uma média de 9% no PIB (Produto Interno Bruto), nos anos 80 chegou a oferecer incentivos para indústrias estrangeiras. Suas exportações saltaram de 3,6 bilhões de dólares para mais de 250 bilhões de dólares, em 2004.
Trabalho em área urbana
Trabalho em área rural

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais