Buscar

4 Taxa Mínima de Atratividade (TMA)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comparação de Projetos de Investimentos
Engenharia Econômica 4
Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
Analisando um proposta de investimento deve ser considerado o fato de se estar perdendo a oportunidade de auferir retornos pela aplicação do mesmo capital em outros projetos. Uma nova proposta para ser atrativa deve render, no mínimo, uma taxa equivalente a uma rentabilidade das aplicações correntes e de pouco risco. Aqui temos, portanto, a Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
No Brasil a TMA para pessoas físicas deve ser igual à rentabilidade da Caderneta de Poupança
A TMA para Pessoas Jurídicas
Para as empresas é mais complexa a determinação da TMA e depende do prazo e da importância das alternativas.
Para investimentos de curtíssimo prazo, como comprar hoje uma matéria prima com desconto ou daqui a cinco dias sem desconto, pode ser utilizada uma TMA a taxa de remuneração de títulos bancários de curto prazo como os CDBs.
Nos investimentos de médio prazo, até seis meses, podemos considerar como TMA a média ponderada dos rendimentos das contas do capital de giro como aplicações de caixa, valorização dos estoques ou ainda a taxa embutida nas vendas a prazo.
Ainda...
Para investimentos de longo prazo a TMA passa a ser uma meta estratégica. Se uma empresa tem como objetivo crescer seu patrimônio líquido em 10% a.a., e ainda com uma distribuição de dividendos da ordem de 1/3 de seus lucros, deverá fixar a TMA a taxa de 15% a.a. Então poderá distribuir 5% de dividendos e reinvestir os 10% restantes.
Para empresas financeiras considera-se a TMA como sendo a taxa a partir da qual passam a ter lucro financeiro. Estas empresas captam recursos, no mercado, a uma determinada taxa, reaplicando com certa margem (SPREAD). A taxa de captação poderia ser considerada a TMA de um banco.
Exercício de fixação
Considere o exercício da alternativa A-B do módulo anterior com a modificação de que a empresa conta com UM 16.000 para investir, e não mais UM 18.000.
Solução:
Neste caso, não haveria alteração na análise da alternativa A. Porém, para a alternativa B merece um reexame. Como a empresa dispõe de UM 16.000 faltarão UM 2.000 para adquirir o equipamento B.
Aqui a empresa poderá recorrer a um empréstimo e o custo deste terá que ser computado. Supondo um financiamento a uma taxa de 40% a.a., pagável ao final do ano, como ficará a alternativa B?
Alternativa B 
Fluxo do Investimento
Fluxo do Empréstimo
TMA = 30%
0
1
7
6.500
18.000
2.000
2.800
0
1
I = 40%
Continua
Fluxo final
Conclui-se que mesmo que a disponibilidade financeira seja menor que o valor necessário à aquisição a empresa deverá optar pela alternativa B.
0
1
7
6.500
18.000
2
3.700
vaue = 21,37

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais