Buscar

Planos de aula 1 ao 5 fundamento das ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planos de aula 1 ao 5 – ciências sociais.
Caso concreto 1 : o conhecimento senso comum é um conhecimento espontâneo, pois seu aprendizado é passado de geração a geração ao longo do tempo. Ele se organiza a partir das necessidades dos homens de enfrentar os desafios cotidianos. Já o conhecimento científico é produzido a partir do estabelecimento de métodos rigorosos que permitem a formulação de explicações para os fenômenos da natureza, chegando a conclusões gerais e objetivas. Exemplos: para o senso comum, o chá de camomila acalma, porém não existe nenhum fundamento científico que comprove isso. Outro exemplo é o “mito” que gato preto dá azar, o que também não é comprovado pela ciência. 
Questão objetiva – E.
Caso concreto 2: A complexidade das ciências sociais se dá porque os eventos são complexos, de difícil determinação, uma vez que envolvem valores e significados socialmente dados. E outra questão reside no fato de estar o pesquisador social, de alguma forma, envolvido com os fenômenos que pretende investigar, dificultando a objetividade e a neutralidade científica.
Objetiva – A.
Caso concreto 3: I – foi utilizado o método etnográfico, no qual o pesquisador vai até o local (campo de estudo) e investiga os costumes culturais, as regras, ele vivencia a cultura diferente e depois registra a Vivencia sem fazer julgamento de valor.
II- o autor faz o uso do relativismo cultural ao procurar compreender a lógica da vida do outro, e valorizando a diversidade cultural. Ele não hierarquiza as formas de vida social, percebendo que as noções de “selvagem” e “civilização” são relativas, dependem do ponto de vista do observador.
Objetiva – letra D.
Caso concreto 4: I- o multiculturalismo baseia-se no reconhecimento das diferenças como algo positivo, na convivência de diversas culturas em uma sociedade sem hierarquização delas.
II- podemos citar a valorização da cultura indígena como uma política publica de inclusão de setores que historicamente foram tratados de maneira desigual.
Objetiva – E.
Caso concreto 5: I – eram vistas como sociedades inferiores e selvagens, desprovidas de desenvolvimento e civilidade.
II – pensamento do darwinismo social, que defendia a ideia de uma superioridade “natural” dos povos europeus sobre os outros, justificando assim, a intervenção europeia nesses países, para levar a missão civilizadora. A ciência afirmava que a Europa estava no topo da cadeia evolutiva, então, a invasão e exploração da áfrica e Ásia eram vistas como ações humanistas civilizatórias, que eles estariam levando o desenvolvimento e a civilidade à espaços dominados pelo atraso e pela barbárie (áfrica e Ásia).
Objetiva – letra E.

Outros materiais