Buscar

apol 1 sistemas partidarios e comparados

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
Os sistemas eleitorais são complexos, pois eles apresentam um conjunto de variações possíveis e, somando a isso, na maioria dos casos um sistema adotado por um país não é exatamente o mesmo adotado por outro. Os sistemas eleitorais podem ser classificados levando em conta vários critérios diferentes. Assim, pela sua ampla variação e complexidade, é difícil estabelecer uma tipologia. O modo de classificação mais utilizado é feito a partir da fórmula de distribuição dos votos, chamado de modo de classificação pela “natureza do sistema”. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “Como classificar sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas no parágrafo abaixo.
A fórmula eleitoral, aquela que transforma os votos dados em cadeiras, determina como os votos serão apurados, contados e agregados para a distribuição dos cargos. A partir da fórmula de distribuição de votos os sistemas (_________________) podem ser divididos em dois grandes grupos: os de representação majoritária e os de representação (_________________).
Nota: 20.0
	A	
(políticos) e (fiduciária)
	B	
(eleitorais) e (proporcional)
Você acertou!
A alternativa correta é “(eleitorais) e (proporcional)”. A fórmula eleitoral, aquela que transforma os votos dados em cadeiras, determina como os votos serão apurados, contados e agregados para a distribuição dos cargos. A partir da fórmula de distribuição de votos os sistemas eleitorais podem ser divididos em dois grandes grupos: os de representação majoritária e os de representação proporcional. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “Como classificar sistemas eleitorais”.
	C	
(partidários) e (pura)
	D	
(paritários) e (distrital)
	E	
(europeus) e (impura)
Questão 2/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
Os partidos políticos modernos têm pouco mais de um século e meio de existência. O surgimento deles se encontra estritamente relacionado com a expansão do sufrágio universal, durante o século XIX. Por isso, Weber (2002) afirma: os modernos partidos políticos são filhos do sufrágio universal. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “partidos políticos: um fenômeno (relativamente) recente”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Partidos Políticos e Sistemas Partidários, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. Antes do surgimento dos partidos políticos modernos, a existência das agremiações partidárias já era conhecida desde o século XVIII por meio de associações entre membros do parlamento no interior das Assembleias Nacionais.
II. As associações entre membros do parlamento no interior das Assembleias Nacionais não eram permanentes, ou seja, não havia formalização das alianças, bem como uma estrutura organizacional que incluísse todos os membros da legenda. 
III. A construção dos partidos modernos veio por intermédio da expansão do sufrágio universal, durante o século XIX, e pela construção de organizações extraparlamentares permanentes de modo a organizar as atividades. 
IV. As legendas passam de entidades sazonais, que somente existem nos períodos de campanhas eleitorais, para organizações de campanha permanente.
Nota: 20.0
	A	
Apenas as assertivas I e III estão corretas
	B	
Todas as assertivas estão corretas
Você acertou!
Todas as assertivas estão corretas. Antes do surgimento dos partidos políticos modernos, a existência das agremiações partidárias já era conhecida desde o século XVIII por meio de associações entre membros do parlamento no interior das Assembleias Nacionais, porém, essa união não era permanente, ou seja, não havia formalização das alianças, bem como uma estrutura organizacional que incluísse todos os membros da legenda. Para Weber a construção dos partidos modernos veio por intermédio da expansão do sufrágio universal, durante o século XIX, e pela construção de organizações extraparlamentares permanentes de modo a organizar as atividades, ou seja, as legendas passam de entidades sazonais, que somente existem nos períodos de campanhas eleitorais, para organizações de campanha permanente. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “partidos políticos: um fenômeno (relativamente) recente”.
	C	
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
	D	
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	E	
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Questão 3/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
Os partidos de massas, parafraseando Weber (2002), são produtos do sufrágio universal, ou seja, a origem encontra-se relacionada com o aumento da participação eleitoral da população, sobretudo europeia, no século XIX (Duverger, 1970; Martínez, 2009; Ware, 2004). Aliado a esse fator, ocorreu o crescimento de sindicatos e outras organizações, as quais absorveram a massa de trabalhadores em suas fileiras e, posteriormente, nos partidos aliados ou anexos a eles. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “partidos de massas: o ápice dos partidos políticos”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Partidos Políticos e Sistemas Partidários, examine se os enunciados abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O partido de massa caracteriza-se por uma ampla organização extraparlamentar, a qual não atua somente nos períodos eleitorais, mas de forma permanente no recrutamento de membros e nas demais atividades do partido.
( ) Entre as atividades do partido de massa estão questões eleitorais, questões processuais, e até a organização de atividades recreativas para seus filiados (Duverger, 1970 Martínez, 2009; Sartori, 2005).
( ) Além disso, no modelo de partido de massa as legendas têm forte ideologia, representando segmentos sociais específicos. 
( ) Outras características marcantes dos partidos de massa referem-se a organização e ao financiamento. No primeiro caso, as legendas contam com amplas organizações, com estruturas hierárquicas bem delimitadas, além, da – possível organização de instâncias junto às bases. 
( ) Em relação ao financiamento, os partidos de massas trocam o financiamento capitalista pelo subsídio de seus membros, que passam a contribuir de modo regular para as agremiações por meio de cotas.
Nota: 0.0
	A	
V, F, F, V, F
	B	
V, F, F, F, V
	C	
F, V, F, V, F
	D	
V, V, V, V, V
A sequência correta é “V, V, V, V, V”. O partido de massa caracteriza-se por uma ampla organização extraparlamentar, a qual não atua somente nos períodos eleitorais, mas de forma permanente no recrutamento de membros e nas demais atividades dos partidos, desde questões eleitorais, passando por processuais, até a organização de atividades recreativas para seus filiados (Duverger, 1970 Martínez, 2009; Sartori, 2005). Além disso, esse modelo argumenta que as legendas têm forte ideologia, representando segmentos sociais específicos. Outras características marcantes dos partidos de massas referem-se a organização e ao financiamento. No primeiro caso, as legendas contam com amplas organizações, com estruturas hierárquicas bem delimitadas, além, da – possível organização de instâncias junto às bases. Em relação ao financiamento, os partidos de massas trocam o financiamento capitalista pelo subsídio de seus membros, que passam a contribuir de modo regular para as agremiações por meio de cotas. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “partidos de massas: o ápice dos partidos políticos”.
	E	
F, F, F, F, F
Questão 4/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
Pare para pensar, afinal, o que são jogos e como eles funcionam? Um jogo nada mais é do que uma interação entre dois ou mais indivíduos, submetidos a um conjunto de regras, que tem por objetivo estabelecer ganhadores e perdedores. As regras num jogo servem para delimitar, orientar e dar previsibilidade às ações dos jogadores e permitir a continuidade das jogadas,mantendo a estabilidade e a função do jogo. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema "O que são sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Sistemas Eleitorais Comparados, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta. 
I. Em democracias representativas são necessárias regras e fórmulas para transformar os votos em cadeiras ou cargos, ou em outras palavras, determinar o(s) vencedor(es) das eleições, aqueles que conquistam a preferência dos cidadãos. 
II. O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países.
Nota: 20.0
	A	
As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.
Você acertou!
As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira. Em democracias representativas são necessárias regras e fórmulas para transformar os votos em cadeiras ou cargos, ou em outras palavras, determinar o(s) vencedor(es) das eleições, aqueles que conquistam a preferência dos cidadãos. O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “O que são sistemas eleitorais”.
	B	
A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta.
	C	
As duas assertivas estão incorretas.
	D	
As duas assertivas estão corretas, porém elas abordam assuntos que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas.
	E	
A primeira assertiva está incorreta e a segunda está correta
Questão 5/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
Nas democracias contemporâneas, as preferências dos cidadãos precisam ser atendidas, o canal de ligação entre a população e o governo é a representação política. A representação é normalmente realizada por partidos políticos, e a escolha dos representantes se dá por meio das eleições. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, Conversa Inicial.
Partindo da contextualização acima, e dos conteúdos da disciplina Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve corretamente o que é um sistema eleitoral.
Nota: 20.0
	A	
Conjunto de regras e fórmulas com o qual votos se convertem em cadeiras representativas 
Você acertou!
O modo como serão transformados os votos em cadeiras representativas, ou seja, lugares nas Câmaras, Assembleias e Senado, se dá por um conjunto de regras e fórmulas. Esse conjunto de regras e fórmulas com o qual votos se convertem em cadeiras é chamado de sistema eleitoral. Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, Conversa Inicial.
	B	
Conjunto de normas que define a cultura política da população
	C	
Conjunto de fatores que ocasionam a exportação de políticos para jovens democracias
	D	
Conjunto de partidos políticos que disputa a eleição para o cargo de primeiro ministro
	E	
Conjunto de classes sociais que formam a base dos partidos políticos

Continue navegando