Buscar

Chikungunya

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Chikungunya
CHIKV é um vírus de RNA fita única pertencente ao gênero Alphavirus. É transmitido pelo Aedes aegypti. Em seu ciclo natural, o homem é o hospedeiro definitivo e os primatas e outros mamíferos os hospedeiros intermediários. É uma arbovirose. A febre de chikungunya é doença de notificação compulsória imediata.
O período de incubação dura de 1-14 dias e é marcado por início abrupto de febre alta, que dura no máximo 10 dias. Por volta do 2° ao 5° dia tem quadro de intensa poliartralgia, com predomínio de mãos, punhos e tornozelos. Acometimento tende a ser simétrico e distal. Pode ocorrer edema periarticular. A dor articular pode ser intensa e INCAPACITANTE. Queixas gastrointestinais, linfadenopatia e conjuntivite são comuns. Rash eritematoso maculopapular ocorre em cerca de 40-75% por volta do 3° dia e dura entre 3 e 7 dias. Pode ter prurido e formação de bolhas. Após término da fase aguda é comum persistência das queixas articulares, com rigidez matinal, dor e edema. Pode causar síndrome do túnel do carpo. A duração é variável, mas a maioria regride em 3-6 meses, porem pequena parcela fica por poliartralgia por uns três anos. Cerca de 20% desenvolvem fenômeno de Raynaud, que aparece no segundo ou terceiro mês após a fase aguda. Principais fatores de risco para evolução crônica (mais de três meses) são: idade maior que 45 anos, doença articular prévia e maior intensidade dos sintomas na fase aguda.
É uma infecção de curso benigno e autolimitada. No entanto, nos últimos casos foram relatados meningoencefalite, pneumonite, miocardite, nefrite, etc. Isso é mais frequente em idosos com mais de 65 anos, neonatos, gestantes, usuários crônicos de AINES e portadores de comorbidades. Os exames laboratoriais apresentam leucopenia (linfocitose ou linfopenia) e mais raramente trombocitopenia. Aminotransferases podem estar elevadas. VHS e PCR ficam elevados por várias semanas. 
Para diagnóstico devem ser realizados dois exames de sangue na primeira semana após início dos sintomas. Deve ser feito sorologia pelo teste ELISA anti-chikungunya IgM e IgG e RT-PCR. Caso tenha manifestações neurológicas, os mesmos exames deverão ser realizados no líquor. O isolamento viral e PCR são mais sensíveis após o quinto dia. 
O tratamento é feito com medidas de suporte como antitérmicos e analgésicos. A droga de escolha é o paracetamol, podendo associar a dipirona ou codeína em casos refratários. Deve-se evitar os AINES na fase aguda devido risco de co-infecção com dengue. Após fase aguda podem ser usados. Se uma ou poucas articulações apresentarem artrite, pode ser feito injeção de glicocorticoide. Em sintomas refratários e intensos: imunossupressor como metotrexato. As medidas de prevenção são as mesmas da dengue.

Outros materiais