Buscar

PortifolioRev

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
CURSO SERVIÇO SOCIAL 
ANA CLAUDIA DA SILVA DIAS, RU 1821962
PORTIFÓLIO
CICLO:1 FASE-MODULO: B FASE :1
ECONOMIA POLÍTICA APLICADA
 ESTADO E POLÍTICA SOCIAL
MONTENEGRO - RIO GRANDE DO SUL
2017
ANA CLAUDIA DA SILVA DIAS, RU 1821962
PORTIFÓLIO
CICLO:1 MODULO: B FASE:1
Relatório do Portfólio do Ciclo 1 Módulo Fase 1 apresentando para Fins de avaliação nas disciplinas Economia Política Aplicada e Estado e Política Social do Curso Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter
.
Tutor Local: Roberta Costa Monteiro
Centro Associado (PAP): Centro
Educacional Científico Montenegro
MONTENEGRO - RIO GRANDE DO SUL
2017
INTRODUÇÃO
 O objetivo deste trabalho é compreender e conhecer as bases teóricas que explica o Estado e seu papel na sociedade e também o significado teórico Político de Estado, ampliando o conhecimento das diferentes teorias sobre o que é Estado quais os modelos de Estado e definições que tiveram na sociedade, história e na contemporaneidade, vamos também abordar quais foram os desafios do estado frente a um contexto da globalização. Conceito de estado já foi muito estudado e avaliado por diversos autores, cada um com uma visão crítica e diferentes perspectivas. O bem-estar de cada pessoa está ligada às mais diferentes relações o espaço coletivo e nas necessidades de promoção de bem-estar de todos. Embora as diferentes formas pelas quais o homem percebeu a necessidade de se organizar melhor, tendo em vista o bem coletivo ou também chamado poder público e também à similaridade que permitiram a realização de análises e estudo sobre o Estado, ao longo do tempo.
DESENVOLVIMENTO
Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como e externamente. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima um governo, um povo, um território é responsável pela organização e pelo controle. O estado possui características de organização da sociedade, pode se dizer que a existência do Estado é uma necessidade da própria sociedade de forma organizada para que se estabeleça o bem de todos. Podemos destacar o Estado de bem-estar social também conhecido com Welfare state. O Estado de Bem-Estar social foi um modelo político-econômico adotado pelas nações capitalistas após a Segunda Guerra Mundial, representando uma alternativa à o liberalismo que estava em decadência desde a depressão dos anos 20, bem como às alternativas autoritárias de extrema direita (nazismo, fascismo, principalmente) e de esquerda (comunismo).Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dela básicas da população tais como saúde, trabalho, educação e assistência previdenciária. O objetivo era de recuperar a estrutura financeira dos países atingidos pela crise, essa teoria geral do economista britânico John Keynes, cuja essência consistia em suprir as necessidades básicas da população tais como, saúde, trabalho, educação e assistência previdenciária. Após a implantação desta medida, o Estado torna-se responsável direto a dirimir os problemas de ordem social, fazendo assim um atributo de suas funções.
 O portal cibernético diz que o Estado de Bem-Estar Social é uma perspectiva de Estado para o campo social e econômico, na qual a distribuição de renda para a população, bem como a prestação de serviços públicos básicos, é vista como uma forma de combate às desigualdades sociais. O Referido portal conceitua como característica principal do Bem-Estar Social, a defesa dos direitos dos cidadãos à saúde, à educação, entre outros. A despeito disso, o modelo mais conhecido de políticas públicas é o Keynesiano, de John Maynard Keynes (1883 -1946), que rompe com a visão de livre-mercado em favor da intervenção estatal da economia. Mais à frente, o referido portal diz que a principal causa que precipitou a implementação de Estados de Bem-Estar Social pelo mundo foi a crise do Liberalismo, o modelo que pregava a liberdade de mercado em relação ao Estado.
O Estado deve cumprir três f unções em relação à sociedade civil, sendo elas a defesa do território com a manutenção das forças armadas, a administração da justiça e a criação e manutenção de certas atividades econômicas que não podem ser realizadas pelo setor privado. Esta última função abre uma polêmica sobre os limites do intervencionismo estatal numa economia liberal, já que justifica o financiamento de serviços coletivos por meio de impostos. Pensando nisso, Smith concebe uma tributação que não penaliza a atividade econômica definindo quatro regras. Os cidadãos devem contribuir para os financiamentos das atividades públicas em função do seu rendimento, a arrecadação tributária deve fundar se em regras transparentes, deve ser feita de maneira econômica as receitas fiscais devem ser limitadas às necessidades de financiamento do Estado. 
CONCLUSÃO
 Não foi objetivo desse trabalho elencar todas as teorias sobre conceito de estado disponíveis, mas sim oferecer um entendimento de alguns autores clássicos sobre seu papel. A partir daí foi possível confrontar as teorias postas, com os processos vigentes no brasil, portanto podemos dizer que o trabalho que o Estado é de suma importância para a formação de uma sociedade organizada e bem estruturada. Muito disso se deve à implementação de leis e medidas organizacionais que regem o convívio social, promovendo o bem comum entre as pessoas de maneira civilizada e ordeira através das políticas assistenciais oferecidas pelo Estado.
REFERÊNCIAS
Queiroz, Roosevelt Brasil de Livro Formação e Gestão de Políticas Pública. Luiz Carlos Bresser - (1995b, p. 8) Júnior, Antônio Gasparetto.Estado de Bem-Estar Social. 
Link: http://www.infoescola.com/sociedade/estado-de Bem-Estar Social/ Portal Toda Matéria. Estado de Bem-Estar Social. Link: http://www.todamateria.com.br/estado de Bem-Estar Social.

Continue navegando