Buscar

APOL NOTA 100 ! Teoria da História.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Teoria da História 
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja menos vão esgotar-se em compreender o passado se nada se sabe do presente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 65. 
Conforme os conteúdos do texto-base Apologia da História, acerca da relação entre a análise histórica e o presente, observe as alternativas a seguir e assinale a correta:
	
	A
	Uma vez revelada a verdade histórica sobre um determinado passado, os historiadores do presente não se preocupam mais em estudá-lo.
	
	B
	O estudo da História serve para que não se cometam os mesmos erros do passado no presente.
	
	C
	Cada presente busca questões diferentes na História, fazendo com que a pesquisa sobre o passado esteja em constante mudança.
	
	D
	Cabe ao historiador, no presente, apenas localizar cronologicamente os fatos universais da história humana.
	
	E
	Cada presente apenas reescreve a história pesquisada pelas gerações anteriores em uma forma diferente de narrativa
Questão 2/5 - Teoria da História 
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A História é, para nós, uma ciência em construção. [...] No caso da História, porém, além deste sentido geral, queremos dizer com ‘ciência em construção’ que a conquista do seu método científico ainda não é completa, que os historiadores ainda estão descobrindo os meios de análise adequados ao seu objeto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO, C. Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, , p. 43. 
Considerando o trecho do texto-base Introdução à História, assinale a alternativa correta acerca do método de trabalho em História:
	
	A
	O caráter de ciência em construção leva ao fato de que o conhecimento construído pelos historiadores é incontestável.
	
	B
	A explicação histórica constrói um conhecimento equivalente às narrativas literárias, cinematográficas etc.
	
	C
	A explicação histórica pode ser contestada por outros pesquisadores, de forma que nunca há uma verdade definitiva.
	
	D
	Como ciência, a História é uma espécie de conhecimento transcendental, difundido pelas figuras divinas.
	
	E
	A História é um conhecimento revelado, criado a partir da análise dos textos considerados sagrados.
Questão 3/5 - Teoria da História 
Leia atentamente a citação a seguir: 
“A forma como o sexo, a sexualidade e, posteriormente, o gênero irromperam no discurso político, implicou que seguissem vias políticas distintas e muitas, vezes divergentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARRUZZA, C. Feminismo e Marxismo entre casamentos e divórcios. Lisboa: Edições Combate, 2010. p. 106.
O texto-base Feminismo e Marxismo entre casamentos e divórcios apresenta a questão de gênero como um elemento importante e diverso na perspectiva política. A partir da leitura do livro-base Teoria da História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O conceito de gênero foi criado para definir as opções sexuais dos indivíduos e as maneiras como isto determinou momentos diferentes na história.
	
	B
	Gênero é uma forma de afirmar as determinações naturais do sexo humano na historiografia.
	
	C
	A ideia de gênero como identidade só é aplicável à história contemporânea, já que tal conceito surge muito recentemente.
	
	D
	O conceito de gênero trata das representações e papeis sociais ligados ao sexo.
	
	E
	A ideia de gênero é uma ideologia criada para subverter a história tradicional dos homens e mulheres.
Questão 4/5 - Teoria da História 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Boa parte das reiteradas elucubrações em torno da história como narração - Hayden White, Ricoeur, etc. –, que parecem colocar a questão como se fosse um problema específico da história, ameaçando-a de se ver expulsa do terreno da ciência para cair no da literatura, não consideram que a narração é a forma habitual com que o homem organiza os conhecimentos, inclusive os das ciências naturais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História dos Homens. Bauru: EDUSC, 2004. p. 408. 
Considerando o texto-base História dos Homens, e a leitura do livro-baseTeoria da História, assinale a alternativa correta a respeito do pensamento do historiador Hayden White.
	
	A
	Na perspectiva da crítica da narrativa feita por Hayden White, a história seria uma espécie de narrativa específica, completamente distinta de outros gêneros literários.
	
	B
	Segundo Hayden White, a forma da narrativa seria o elemento garantidor da neutralidade e da objetividade científica.
	
	C
	Para Hayden White, a narrativa história seria equivalente a qualquer outra forma literária, não guardando nenhuma relação necessária com a realidade do passado.
	
	D
	A narrativa, segundo Hayden White, era a forma de demonstrar o poder das estruturas sobre as ações individuais, apagando a realidade dos agentes históricos reais.
	
	E
	Hayden White afirmava que a narrativa, assim como a linguagem, era um campo da luta de classes.
Questão 5/5 - Teoria da História
Considere o seguinte extrato de texto: 
“O homem comumente considerado fundador do historicismo e que, de fato, seria o divulgador dos novos métodos ‘científicos’ da história, é Leopold von Ranke (1795-1886). Procedente de uma família de pastores luteranos, publicou Histórias dos povos românicos e germânicos de 1494 a 1514, em 1824, quando ainda não tinha trinta anos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História dos Homens. Bauru: EDUSC, 2004. p. 225. . 
Considerando o texto-base História dos Homens, acerca da perspectiva de Ranke sobre a história, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Embora acreditasse estar escrevendo a história como ela realmente foi, a evolução da disciplina demonstrou, posteriormente, que não há conhecimento totalmente neutro.
	
	B
	A perspectiva rankeana da História foi a dominante ao longo do século XX, criticada somente a partir da pós-modernidade.
	
	C
	Por mais que tenha sofrido muitas críticas, a concepção rankeana da história continua sendo amplamente aceita, desde que seja fortemente apoiada na crítica interna e externa da documentação primária.
	
	D
	O pensamento de Ranke negava a possibilidade de objetividade na interpretação histórica, feita a partir da análise documental.
	
	E
	A História renegou a tradição elaborada por Ranke e passou a defender a falta de necessidade de documentação primária para compor uma explicação racional e objetiva do passado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais