Buscar

Cultura

Prévia do material em texto

Cultura?!
“Vinda do verbo latino colere, que significa cultivar, criar, tomar conta e cuidar.” (texto Mas afinal, o que é cultura?). Tendo isso em vista, supõem-se que cultura é simplesmente cuidar, cultivar a sabedoria, é evoluir os próprios pensamentos e rega-los com novos conhecimentos.
“Torna-se sinônimo de civilização, pois os pensadores julgavam que os resultados da formação-educação aparecem com maior clareza e nitidez na vida social e política ou na vida civil”. (texto Mas afinal, o que é cultura?). Não acho que cultura seja apenas uma formação estudantil ou acadêmica, cultura também compreende o respeito pelo outro, isso não se aprende apenas na escola.
	“Cultura é uma segunda natureza, que a educação e os costumes acrescentam à primeira natureza, isto é, uma natureza adquirida, que melhora, aperfeiçoa e desenvolve a natureza inata de cada um.” (texto Mas afinal, o que é cultura?). Por isso cultura não pode ser considerada uma coisa única, todos a desenvolvem, mas de maneiras distintas. Cultura é basicamente a forma de lidar com a natureza. Porém, dentro disso existem vários modelos de cultura, e não se pode definir uma delas como adequada. Creio que o mais importante da cultura seja justamente respeitar a cultura do outro.
	Com base nisso podemos falar sobre a cultura etnocêntrica, onde um indivíduo é prepotente e desmerece ou desconsidera as sabedorias do próximo, isso faz com que ele mesmo deixe de evoluir, pois na avidez em provar suas virtudes ele se fecha em um mundo onde nada “entra”, não aprende com os outros e no fim das contas não evolui. Ele consegue apenas cuidar, cultivar sua sabedoria, mas não a rega com novos conhecimentos e por isso fica estagnado. Se na sociedade todos fôssemos etnocêntricos nunca teríamos evoluído, pois não aceitaríamos o novo, estaríamos todos em nosso mundo particular, vivendo a própria vida ao invés de compartilha-la com os outros, se agregar conhecimento e aplica-lo em busca do bem comum. Por exemplo, por que uma pessoa busca o tratamento, o medicamento para uma doença se ela mesma não tem essa doença? Por que alguém “abandona” sua vida e vai para campos de refugiados, para regiões carentes para ajudar as pessoas desfavorecidas. 
	Cultura não é apenas conhecimento, também é humanidade, generosidade, talvez essa humanidade que nos diferencie dos animais, apesar de algumas vezes parecer que eles apresentam gestos de generosidade.
	Por isso a melhor forma de preservar e progredir na cultura seja apenas pratica-la, compartilha-la com o próximo, sempre em busca do bem comum, pois enquanto a cultura for da sociedade e não de cada pessoa em particular, estaremos evoluindo, não interromperemos o progresso, estaremos sempre evoluindo e aperfeiçoando conhecimentos em busca desse bem comum.
	Como no exemplo do chimpanzé no texto “A Cultura”. Ele aprende a fazer algo para seu próprio bem, mas não evolui, aplica sempre a mesma solução, quando poderia aperfeiçoa-la. É isso que nos diferencia dos animais, a capacidade de discernimento, de perceber que sempre é possível evoluir, melhorar, e se isso for compartilhado faz mais sentido.

Continue navegando