Buscar

Botulismo zoonoses

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA 
 
 ALUNO: Ana Carolina M.Vieira
 Débora Buzatto
 Mariane Camila Cansian
 Tatiana Anjoletto
 Thaíla N. Gonçalves
 
 PROF : Cléber Jacob
ITUVERAVA
2012
*
*
*
*
O botulismo é uma intoxicação específica, e não uma infecção, resultante da ingestão e absorção pela mucosa digestiva de toxinas pré-formadas do Clostridium botulinum, que levam a um quadro de paralisia motora progressiva. 
*
*
A intoxicação se caracteriza por um comprometimento severo do sistema nervoso e, se não tratada a tempo, mata. 
Apesar dessa ser uma toxina maléfica, atualmente ela é utilizada na medicina humana em cirurgias plásticas para a retirada de rugas.
*
*
Clostridium botulinum:
Bacilo anaeróbio, gram-positivo;
 Formador de esporos resistentes (Sobrevivendo por mais tempo);
Há oito tipos distintos de toxinas botulínicas (A, B, C1, C2, D, E, F e G).
*
*
Presente no solo e em sedimentos aquáticos;
Alimentos contaminados e mal conservados (enlatados ou embalados a vácuo são os mais vulneráveis);
Alimentos que não foram devidamentes esterilizados; 
Conservantes caseiros de vegetais, presunto, embutidos de carne e presunto.
*
*
Alimento contaminado por esporos ultra-resistentes → o microrganismo se modifica e começa a produzir a toxina → ingestão → absorção da toxina (AD) → corrente sanguínea → SN (interferindo na sinapse entre as células nervosas);
Sem a sinapse (comunicação), as funções do organismo começam a ficar debilitadas; 
Como o sistema nervoso deixa de "avisar" a necessidade de contração muscular , a paralisia dos músculos é freqüente.
*
*
Constipação intestinal, náuseas, vômito, diarréias (não freqüentes), pois a toxina não tem atividade irritativa na mucosa digestiva.
Fraqueza, vertigem, seguindo-se de alterações oculares: fotofobia (aversão à luz), cegueira para cores, visão dupla e ausência de lágrimas.
*
*
Paralisia dos músculos intercostais, brônquios e diafragma, levando à taquipnéia, dispnéia, respiração superficial, cianose e deficiência de deglutição.
A morte pode ocorrer por hipóxia devido à paralisia do diafragma ou por parcial ou total obstrução das vias respiratórias superiores.
*
*
Além do quadro clínico-epidemiológico, o diagnóstico é confirmado pela identificação da toxina botulínica nas fezes, no soro, aspirado gástrico ou alimento suspeito; cultura das fezes, ou necropsias. 
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL - Poliomielite bulbar (erradicada no Brasil), síndrome de Guillan-Barré, meningoencefalites, polineurites, miastenia gravis, outros tipos de intoxicação, de origem bacteriana, vegetal,animal e química. 
*
*
O paciente deverá ser encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo, para tratar insuficiência respiratória aguda e receber tratamento de suporte às Complicações. 
Quando disponível, poderá ser utilizada antitoxina botulínica trivalente. Seu uso não é recomendado em crianças.
*
*
O soro impede que a toxina circulante no sangue se instale no sistema nervoso.
A recuperação da doença é lenta, pois a toxina já instalada entre as células nervosas é destruída pelo sistema de defesa do corpo. Não há remédios ou soro que eliminem a toxina. 
*
*
Educação para saúde: orientação das pessoas que se dedicam à preparação de enlatados e conservas caseiras quanto às técnicas de conservação (tempo, preparo e temperatura adequada para destruição dos esporos). Informar à população sobre o risco de consumo e aquisição de alimentos em latas com tampas estufadas, ou com odor rançoso, que não podem ser ingeridos.
*
*
*
*
Vigilância sanitária: do processo de industrialização e preparação de alimentos enlatados e em conserva.
Desinfecção concorrente: alimentos contaminados devem passar por ebulição antes de serem descartados. Eliminação sanitária das fezes de lactentes doentes. Desinfecção terminal.
*
*
Apesar de não estar incluído na Lista de Doenças de Notificação Compulsória, todos os casos devem ser informados às autoridades de saúde por se tratar de agravo inusitado, que deve ser investigado para a adoção de medidas de prevenção, em particular alerta à vigilância sanitária para apreensão de alimentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais