Buscar

constituiçao e legalizaçao pequenas e medias empresas -aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Constituição e Legalização de Pequenas e Médias Empresas 
Aula 1- Introdução à Constituição e Legalização de Pequenas e Médias Empresas
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Conteúdo Programático desta aula
- Identificar as primeiras formas de pequenos negócios desde início da civilização
- Reconhecer o campo de atuação das pequenas e micros empresas e os tipos de franquias existentes na legislação brasileira.
- Relacionar os vários segmentos de mercado que a pequena e média empresa tem em atuação.
- Experimentar e escolher qual o melhor segmento de mercado para abrir e gerenciar o seu negócio. 
- Verificar quais as vantagens e desvantagens de abrir uma empresa. 
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Conceito de Pequenas e Médias Empresas
 As pequenas e microempresas tem uma importância relevante na economia brasileira, porque é fonte geradora de empregos tanto no setor industrial quanto no comércio e prestação de serviços.
 Compreender sobre o campo de atuação das pequenas e micro empresas.
 - Analisar o papel das franquias para os empresários que atuam nas pequenas e micro empresas.
 
	
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
-1694 A.C. = Código de Hammurabi, contém regras sobre agricultura, pecuária, funcionários, médicos, e, inclusive, sobre o comércio, principalmente o marítimo. 
- Com a ascensão e queda do Império Romano do Ocidente, no período descrito de 476 D.C (depois de Cristo) em que fragmentou o poder político e se iniciou o sistema feudal, é que temos a existência da denominação de comércio
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
O Feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.
As atividades burguesas foram se desenvolvendo, ao ponto que a partir do século XII, os mercadores e artesãos passaram a associar-se em corporações, para proteger seus interesses, vez que inexistiam disposições que atendessem a essa classe, havendo apenas as regras do direito romano Justiniano e as de direito canônico.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Idade Média - surgiu o direito comercial.
Código Comercial Francês de 1807 e após a publicação do primeiro Código Comercial Alemão, em 1861, em que se diferenciavam os comerciantes plenos ou normais dos pequenos comerciantes, foi promulgado o Régio Decreto nº. 262 de 16/03/1942, no qual foi aprovado o novo Código Civil Italiano, que adotou pela primeira vez a teoria jurídica da empresa em seu ordenamento legal, em decorrência dos desdobramentos históricos que foram sucedendo, a partir da Idade Média e que culminou com essa teoria.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
No Brasil, adotava-se a legislação portuguesa, a primeira legislação brasileira que trata do tema comércio é o Código Comercial de 1850 que foi revogado em parte pelo Código Civil em 2002, que adota a definição de sociedade empresária aquela formada por duas ou mais pessoas que exercem profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção e circulação de bens e serviços, constituindo desta forma o elemento empresa.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
A regulamentação e campo de atuação das pequenas e micro empresas estão atualmente na Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006.
As pequenas e microempresas têm um papel fundamental na economia brasileira. 
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
 
A história da legislação das Pequenas e Microempresas no Brasil se origina a partir de 1984 quando surgiu a Lei nº 7.256 no dia 27 daquele ano. ]
Denominou-se de Estatuto da Microempresa porque aglutinou, em uma só lei, diversos assuntos de interesse das microempresas.
Diante da evolução que vinham sofrendo e adequando-se a novas realidades empresarias foram criadas as Leis nº 8.864/94 e 9.317/96 (Lei do Simples), tendo vigorado até a publicação do atual Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
 
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando