Buscar

Trabalho1_EAD_20132

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
RESUMO
	Esse trabalho analisa o conjunto de peças de uma bicicleta e de uma motocicleta. Também serão abordados conceitos de física como ponto de equilíbrio, centro de massa e forças atuantes em um corpo e introduzindo algumas leis de Newton e Arquimedes no entendimento de algumas manobras. Sem deixar de lado a integração da engenharia de produção com partes do projeto de uma bicicleta ou motocicleta, como nas partes de produção e organização.
INTRODUÇÃO
 
	As bicicletas então presentes no dia-a-dia das pessoas desde muitos séculos. É um dos meios de transportes mais utilizados no mundo. Apesar de parecer um equipamento simples, o modelo que conhecemos hoje em dia é bem diferente dos modelos iniciais, que surgiram a partir do século XV. 
	A primeira fábrica de bicicletas foi criada por volta de 1865, Ernest Michaux e seu filho criaram a primeira bicicleta com pedal. Surgia a Companhia Michaux, com 200 operários, que fabricavam cerca de 140 bicicletas por ano. Cada uma era vendida, na época por um preço exorbitante: 450 francos.
	Hoje existem vários modelos de bicicletas, as de passeio, de competição, de corrida, para mais de uma pessoa, entre outras. Nesse trabalho analisamos alguns aspectos da formação das bicicletas e das motocicletas a partir do olhar de Engenharia de Produção.
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
1. Sob o ponto de vista de um engenheiro como você vê o projeto desse sistema?
 
	A bicicleta é um meio de transporte antigo. É um projeto com grande pensamento mecânico que permite que uma pessoa ande de 15km/h a 30km/h com pouco esforço. Tendo em vista esse projeto mecânico, ele consiste em todo pensamento prévio para a maioria dos projetos de um atuante da área porque além da possibilidade de rápida locomoção, o custo de manutenção é baixo e é um meio de transporte sustentável(que não agride ao meio ambiente).
2. O que te chama mais atenção neste projeto?
	O que surpreende nesse projeto é a forma simples que as engrenagens são feitas, diminuindo a roda dianteira trazendo estabilidade, segurança e velocidade. Além disso, o fato da bicicleta ter sido pensada a séculos atrás como um meio de transporte confortável q dura ate hoje com características muito próximas das antigas.
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
3. Quais subsistemas você identifica no sistema bicicleta/motocicleta?
 
	São identificáveis de acordo com a leitura dos textos os respectivos subsistemas no sistema bicicleta/motocicleta: o guidão, a suspensão, o quadro, as correntes e as engrenagens. 
 
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
4. No caso deste sistema como você interpreta a “visão raio de X” que todo engenheiro deve ter.
 
	Todo Engenheiro deve ter uma atenção especial voltada para a segurança, pois neste caso o serviço prestado lida diretamente com a integridade física das pessoas. Deve-se ficar atento à qualidade das peças, além de assegurar que as etapas estão sendo cumpridas.
	Tendo em vista o exposto no texto sobre a importância da motocicleta/bicicleta estar em movimento para que esteja equilibrada, o engenheiro deve visar pela busca da maior eficiência na qualidade do produto e para que o processo de montagem seja realizado da melhor maneira possível. A forma com que as peças são montadas é que dá à segurança ao conjunto. Existe um limite de folga/tensão para o perfeito funcionamento do conjunto, guidão, suspensão e transmissão. 
ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
5. Princípio do Kiss se aplica a este projeto? Por quê? Como?
	Segundo o Princípio do Kiss, ser simples é fazer o que deve ser feito com menos recursos, por mais que seja obtido um resultado com mais eficácia. Não é simples, é ser simples. Assim, a bicicleta se aplica a essa teoria, pois é um meio de transporte simples e prático que não necessita de um projeto complexo para ser desenvolvida.
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
6. Que conteúdos das Ciências Básicas você vê aplicados neste sistema?
	O sistema só pode ser considerado um veículo quando está em movimento, logo, basicamente duas ciências básicas se aplicam, a Física e a Química.
	Na Física atuam: a Terceira lei de Newton (lei da ação e reação), uma vez que um piloto para desviar de um buraco precisa virar o guidão para o sentido oposto em relação ao qual precisa ir, ou seja, toda ação tem uma reação com mesma intensidade e sentidos opostos. Além disso, atuam as forças necessárias para manter o equilíbrio, que são produzidas pelas rodas para que o sistema mantenha-se preso ao chão. 
	Atuam também a força gravitacional, peso do sistema, a força centrífuga (força que pretende jogar o objeto para for da curva) e a inércia em que caso o piloto não permaneça virando o guidão, a inércia tende a manter o sistema em movimento retilíneo. Por ultimo, atua sob o sistema o conceito pressão e área.
	Na Química, atua a Lei de Charles que diz que quando a temperatura de um gás a volume constante é aumentada, a pressão que ele exerce também é aumentada e diminuindo a temperatura a pressão consequentemente diminui. lei atua sob os pneus. A água quando esquentada forma vapor, aumentando o volume do ar dentro do pneu, tal fato muitas vezes leva os pilotos a cometerem um comum erro de drenar o ar após esse aumento de volume, fazendo assim com que o pneu seja amolecido o que pode causar acidentes.
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
7. Como funciona o equilíbrio de uma bicicleta/motocicleta?
 
	Ao se descolar, as rodas, de uma bicicleta ou motocicleta, são alinhadas longitudinalmente fazendo o efeito giroscópico, que é a força liberada por qualquer corpo circular em movimento, o que mantém o equilíbrio. Essa força varia de acordo com a velocidade, perímetro ou peso do corpo circular em movimento. 
	Quando o corpo está parado, devido a ação da gravidade na superfície terrestre, todo o corpo tem a tendência de ser impulsionado de cima para baixo, isto é tem a tendência de cair para o solo. Entretanto, quando o corpo está em movimento, ocorre uma interferência da velocidade, e está acaba por ser mais forte que a da gravidade. 
	O equilíbrio é dado pelas leis da física e pela participação do piloto, a distribuição da massa do corpo com a velocidade angular do movimento gera uma estabilidade do movimento. Uma vez as rodas rodando, elas acumulam momentum angular (grandeza física associada ao movimento em torno de um eixo) e com isso a roda tende a manter-se alinhada. Quando se inclina um pouco a bicicleta para o lado, a conservação do momentum angular entra em ação, fazendo a roda voltar ao alinhamento vertical e fazer uma curva para o lado para o qual se inclinou. Cabe ao piloto o controle para que essa conservação de energia ocorra e a bicicleta continue alinhada e sem cair.
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
8. A engenharia de seu interesse se aplica no projeto de uma bicicleta/motocicleta? Como? Em qual parte?
	A Engenharia de Produção participa da organização do projeto da construção de uma bicicleta ou de uma motocicleta. A Engenharia de Produção tem como função participar da produção, da organização e da integração das outras áreas. Além disso, está presente na mecanização, mensuração e aprimoramento da produção e dos produtos. Essa área da engenharia está presente, portanto, em todas as partes do projeto de uma bicicleta\motocicleta.
	A Engenharia de Produção faz gerenciamento de um produto
a partir do Ciclo de Vida do Produto (PLM), esse modelo de gerenciamento demonstra todo o processo do produto no mercado, desde a ideia até o descarte, seus possíveis lucros e suas despesas. O projeto de uma bicicleta ou uma motocicleta precisa dessa analise para poder ver como trabalhar com o produto e gerar lucros. 
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
9. Você identificou inconsistências nos artigos “Como funcionam as bicicletas” e “Com Newton e Arquimedes na Garupa”? Quais? Por quê?
	Sim. Em “Com Newton e Arquimedes na Garupa”, o autor fala sobre força centrífuga:
	“Essa manobra, chamada de pêndulo, tem a função de vencer a força que pretende jogar qualquer objeto para fora na curva (força centrífuga). Todo corpo em movimento retilíneo uniforme tem a tendência de se manter na trajetória até que uma ação externa intervenha. Entre em cena mais uma lei de Newton, a inércia”. 
	Na verdade, o que acontece durante a curva é que a velocidade instantânea do objeto em um dado momento da curva é tangente à trajetória. Isso significa que, se não houver uma força interferindo, a tendência do corpo seria a “saída pela tangente”. Ao inclinar a moto, realizando o que o texto chama de manobra pêndulo, o motociclista não vence a força centrífuga: ele cria uma força centrípeta, de modo que a direção de sua velocidade mude, acomodando-se à curva e permitindo a sua realização.
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
ENG1000 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA – 2012.1
*
CONCLUSÕES
	Portanto, com os textos são mostradas as principais peças do sistema de uma bicicleta e de uma motocicleta. Percebemos que por trás do sistema simples da bicicleta e da moto, em alguns momentos, a complexidade da física e da química aparece. Como por exemplo, a aplicação da terceira lei de Newton no desvio de um buraco, e com a lei de Charles que explica a diminuição da pressão nos pneus.
	Relacionando com a engenharia de produção, vemos a sua importância na parte de montagem dos sistemas visando sempre a melhor qualidade e soluções para possíveis problemas. Nota–se também sua importância na parte de organização e na tentativa de integração das diversas áreas.
BIBLIOGRAFIA
BRAIN, Marshall. Como funcionam as bicicletas. 2004
SIMÕES, Geraldo Tite. Com Newton e Arquimedes na Garupa. In. Scientific American Brasil. 2009.
*
Prof. Ricardo Yogui
TURMA 33J
23 SET 13
2013.2
Atividade 1 – Trabalho em Equipe
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais