Buscar

Exercícios culpabilidade pré prova

Prévia do material em texto

Gabarito objetivas
	1
	2
	3
	4
	5
	
	
	
	
	
Questão 01 (0,15)
É muito importante relação entre Direito Penal e Psiquiatria no âmbito do estudo da culpabilidade penal. Isso porque, em determinados casos, há exclusão ou diminuição da culpabilidade e indivíduos portadores de transtorno penal ou que apresentam um quadro de desenvolvimento mental incompleto ou retardado. Assim, diferenciam-se os casos de inimputabilidade e semi-imputabilidade. 
Acerca da imputabilidade, é correto afirmar que
A) o sujeito declarado semi-imputável pode ser submetido a uma medida de segurança e a uma pena reduzida. 
B) a inimputabilidade por transtorno mental é baseada no critério biológico. 
C) a semi-imputabilidade é também excludente da culpabilidade, como a inimputabilidade. 
D) a exclusão da imputabilidade pela menoridade penal é baseada no critério psicológico. 
E) O sujeito declarado semi-imputável pode ser submetido a uma medida de segurança ou a uma pena reduzida. 
Questão 02 (0,15)
A culpabilidade penal passou por diversos estágios de estruturação, que acompanharam o desenvolvimento da teoria jurídica do delito. Dentre as principais teorias sobre a culpabilidade, destaca-se a teoria psicológica, segundo a qual, são elementos da culpabilidade
A) Imputabilidade (pressuposto) e vínculo psicológico entre autor e fato (dolo ou culpa)
B) Imputabilidade (pressuposto ou elemento), vínculo psicológico entre autor e fato (dolo ou culpa) e potencial consciência da ilicitude. 
C) Imputabilidade (pressuposto ou elemento), vínculo psicológico entre autor e fato (dolo ou culpa) e exigibilidade de conduta diversa. 
D) Imputabilidade, potencial consciência da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa. 
E) Imputabilidade, consciência real da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa. 
Questão 03 (0,15)
Maria Mercedes, funcionária da Caixa Econômica Federal, com a finalidade de ingressar com ação trabalhista contra essa instituição bancária para obter equiparação salarial, extraiu cópias de documentos que continham operações financeiras sigilosas de três clientes do banco (aprovação de crédito habitacional), sem autorização dos clientes ou da instituição financeira, aos quais só tinha acesso em razão de sua função. Em razão disso, foi denunciada pela prática do crime previsto no artigo 10 da Lei Complementar 105/2001 (quebra de sigilo financeiro). O advogado de Maria alega que ela agiu dessa maneira para obter uma finalidade lícita e legítima, que era a equiparação salarial, robustecendo sua pretensão jurídica com prova documental. Em razão disso, acreditou estar excepcionalmente autorizada a dispor desses documentos. 
Dentre as espécies de erro jurídico-penal, a hipótese relatada é
A) erro de proibição direto
B) erro de proibição indireto
C) erro de tipo comum
D) erro de tipo permissivo
E) aberratio delicti 
Questão 04 (0,15)
A imputabilidade é o elemento da culpabilidade consistente na capacidade de culpabilidade, ou seja, no conjunto de elementos que atestam a capacidade do sujeito de ser responsabilizado criminalmente pelo injusto praticado. 
No que diz respeito às formas de exclusão de imputabilidade, analise as asserções abaixo, bem como a relação estabelecida entre elas. 
I. É excluída imputabilidade e, portanto, a culpabilidade do menor de dezoito anos, que responde por ato infracional
PORQUE
II. no momento da ação ou omissão, ele não detém capacidade de conhecer o caráter ilícito do fato ou determinar-se de acordo com esse entendimento
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 05 (0,15)
K.C, adolescente com dezesseis anos, no dia 23 de janeiro de 2016, obedecendo a uma ordem de seu padrasto, Roger, dirige-se até uma unidade de pacificação instalada na comunidade em que residem e, portando arma de fogo, dispara dez vezes contra Jimmy, policial militar muito conhecido na comunidade por ser responsável pela prisão de vários líderes do tráfico de drogas na região. Durante a investigação policial preliminar, testemunhas indicaram K.C como autor dos disparos e, assim, foi conduzido até a delegacia para prestar depoimento. Nessa oportunidade, K.C afirmou à autoridade policial que ele não queria matar Jimmy, e que apenas o fez porque seu padrastro, Roger, ameaçou tirar a vida de sua mãe, que já sofria constantes agressões em casa. 
Tendo em vista o fato narrado, assinale a alternativa que apresenta a solução mais correta para o caso. 
A) K.C não responde por crime ser inimputável (menor de 18 anos). 
B) K.C não responde por crime por ter agido em obediência hierárquica. 
C) K.C não responde por crime por ter agido em erro de proibição invencível. 
D) K.C não responde por crime por ter agido sob coação moral irresistível. 
E) K.C não responde por crime por ter agido sem dolo (erro de tipo). 
Questão 06 (0,25)
Maria das Dores, de 63 anos, em uma noite de sábado, cuida de sua neta Mariana, de dois anos, a pedido de sua filha, pois ela e o marido tinham uma festa de casamento naquela noite. Ocorre que Maria das Dores faz tratamento para dois transtornos mentais (de humor psicótico), tomando remédios controlados que não podem ser combinados com bebida alcoólica. No entanto, depois de colocar Mariana para dormir em um colchão no chão, ao lado de sua cama, Maria decide tomar uma taça de vinho na sala. Ao tomar a primeira taça, sentindo-se bem, decide tomar a segunda. Levantando-se do sofá para dormir, Maria ouve a campainha tocar e, ao atender a porta, não vê qualquer pessoa. Assustada, ela tranca a porta em todas as fechaduras, bem como as janelas. Eu entrar em seu quarto, Maria se desespera com a possibilidade de ser assassinada, lança mão de seu abajur e desfere diversos golpes em sua neta, que morre em razão de múltiplos traumas. Os vizinhos dos apartamentos ao lado escutam os gritos da criança e da avó e chamam a polícia. Maria das Dores é presa em flagrante, momento no qual relata à polícia que não matou sua Neta e sim um boneco assassino que se lançou contra ela com uma faca na mão, atuando, portanto, em defesa da própria vida. 
Com base nos dados ut supra, responda às seguintes questões. 
a) Maria das Dores tenha perdido totalmente a capacidade de compreensão sobre o caráter ilícito do fato, em razão de um estado de torpor ocasionado pela mistura da forte medicação com o álcool? (0,1)
b) Com base na resposta antecedente, Maria terá sua imputabilidade excluída por embriaguez acidental? Justifique e dê o fundamento legal. (0,1)
c) Se o surto que sofreu Maria das Dores foi, comprovadamente, manifestação do transtorno mental psicótico de que padece e não da embriaguez, a resposta acima pode ser outra? Justifique. (0,05)
CURSO: 
DISCIPLINA: 
PROFESSOR: 
DATA: 
VALOR DA AVALIAÇÃO: 1,0
ACADÊMICO (A):______________________________________________

Continue navegando