Buscar

Noções de arquivologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Noções de arquivologia
Conceito fundamentais
Arquivo x biblioteca x museu
Arquivo: caráter FUNCIONAL, a organização precisa que eles existam. Documento de um único lugar, a organização que cria, não pode ser comprado, trocado..., números limitados, pode ser de pessoa física e jurídica (pública ou privada)
Documento de Arquivo documento advindo das funções naturais de um órgão, criado por uma instituição ou pessoa no curso de suas atividades e preservado para a consecução de seus objetivos, tendo-se em vista também a prova de fatos.
Ex.: Ofício do Governo Federal
Biblioteca: caráter cultura; pesquisa, pode ser comprado, trocado, achado, tem vários exemplares
Documento de Biblioteca está contido em um conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta. Ex.: as gramáticas da língua portuguesa.
Museu: artefatos relacionado a cultura, pode ser comprado, trocado, achado, tem vários exemplares, 
Documento de Museu documento contido em instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural. Ex.: escultura africana.
Bibliotecas: tipos e conceitos; 
1. Bibliotecas: tipos e conceitos; 
Definição do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (CUNHA e CAVALCANTI. Briquet de Lemos, 2008): “Coleção de material impresso ou manuscrito, ordenado e organizado com o propósito de estudo e pesquisa ou de leitura geral ou ambos. Muitas bibliotecas também incluem coleções de filmes, microfilmes, discos, vídeos e semelhantes que escapam à expressão “material manuscrito ou impresso”.
É bom saber que Biblioteca significa algo como “Caixa de livros”, da junção dos radicais Biblio (Livro) e Thek (caixa). A Biblioteca atual pode ser chamada de Unidade de Informação, Centro de Informação, Centro de Documentação, entre outras denominações.
Existem basicamente 5 tipos de bibliotecas: Escolar, Universitária, Especializada, Pública e Nacional. 
A Biblioteca Escolar é aquela que serve à escola, entendendo-se escola como a instituição de ensino fundamental e médio, destinada a servir a alunos e professores.
A Biblioteca Universitária, como o nome já indica, é aquela que serve aos propósitos das universidades e instituições de ensino superior, estando também por isso ligada ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Em universidades de grande porte, é comum existir a Biblioteca Central e Bibliotecas Setoriais ligadas à ela, formando assim um Sistema de Bibliotecas (SIBI).
A Biblioteca Especializada é aquela que foca em alguma área ou público específico, também chamada de biblioteca especial. Entre os exemplos de biblioteca especializada, destacam-se as bibliotecas jurídicas e de centros de pesquisa.
A Biblioteca Pública, aqui entendida como Pública Estadual ou Pública Municipal, é aquela que tem como objetivo servir à coletividade e é mantida por recursos públicos. Possui acervos gerais, mais focados em literatura de lazer e fontes de informação como dicionários e enciclopédias. As Bibliotecas Públicas Estaduais, em muitos estados brasileiros, são responsáveis pelo depósito legal estadual.
A Biblioteca Nacional é a biblioteca mais importante de um país e é a responsável por sua memória bibliográfica. A Fundação Biblioteca Nacional, é a responsável pelo depósito legal e pela bibliografia brasileira. Teve origem na biblioteca real, que chegou ao país em 1810 e foi aberta ao público em 1814. Fica no Rio de Janeiro, na Avenida Rio Branco, e é belíssima. Vale a visita.
Entende-se por biblioteca a instituição que possui coleções de documentos bibliográficos (livros, periódicos, folhetos) e não bibliográficos (gravuras, mapas, filmes, discos, fitas) e outros informativos representantes da produção cultural e intelectual da humanidade.
As bibliotecas atuam como depósitos legais da produção literária proporcionando o acesso livre e universal a todos, contribuindo para preservar e divulgar a memória cultural da comunidade local, bem como o estimulo a leitura em todas as camadas da população.
Sua função e atender as necessidades de estudos, consultas para professores, alunos, universitários e o público em geral como centro de documentação e informação.
As bibliotecas são formadas por: 
Espaço Físico 
Espaço para funcionários: Local adequado para processamento técnico de livros e periódicos, conservação, recuperação, manutenção e duplicação do acervo; Sala de administração; Secretaria e Sanitários. 
Espaço para acervo: Estante especifica para livros, periódicos, obras de referência, fichários, e para exposição de publicações.
Espaço para usuário: Mesas, cadeiras, rampas de acesso. Espaço físico necessário para cada leitor tem a variação 2,3 m². a 3,7 m².
Acervo  
Constitui o total de material disponível para consulta ou empréstimo: Livros, folhetos, periódicos, anuários, almanaques, compêndio, bibliografias, monografia, antologias, tratado, tese, fitas de vídeo, microfibras, transparências para retroprojetor, mapas etc.
Pessoal
Administrativo, Bibliotecários, Auxiliares, Usuários.
Os principais setores da biblioteca são:
Administração: Responsável pelos recursos humanos, segurança financeira, planejamento, controle, correspondências e a administração geral da entidade.
Desenvolvimento de seções: Responsável pelo acervo da biblioteca, e subdividido em dois setores.
             a) Seleção – Seleciona os livros e documentos, incorpora ou descarta cervos.
             b) Aquisição – Implementa a decisão da seleção. Ela que adquire os documentos solicitados pela seleção. A aquisição pode ser feita por COMPRA (assinatura ou licitação), PERMUTA (troca de materiais com outras instituições) ou DOAÇOES (são feitas por qualquer cidadão ou entidade).
Registro – Responsável por transformar os livros em patrimônio da biblioteca. Cada livro recebe seu numero de tombo e carimbos para assegurar propriedade.
PT (Processos Técnicos)- Setor que trata de classificar, catalogar e indexar o acervo.
Preservação, conservação e restauração – Setor responsável por avaliar periodicamente o estado físico das obras, retirar exemplares danificados, restaurar ou encadernar.
Referência- setor que faz o primeiro contato com o usuário.
Circulação – Responsável pelo empréstimo ou devolução de livros. Realiza cobrança, dos livros em atraso. Este setor e intimamente ligado ao setor de Referência.
Estrutura física do livro;
Almanaque: publicação normalmente editada todos os anos/anualmente contendo uma grande variedade de fatos de natureza heterogênea (efemeridade, anedotas, informações sobre festividades e feriados, informações estatísticas e as vezes um calendário em comum).
Ano de Publicação: indicação do ano, mês e dia, quando houver, quando a obra for publicada.
Anuário: publicação em série que é editada anualmente, em geral tem caráter estatístico, contém um resumo de atividades, informações diversassobre assuntos técnicos.
Autor(es): pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de uma publicação.
Autor(es) entidade(s): instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável(eis) por publicações em que não se dintingue autoria pessoal.
Co-Edição: edição entre duas ou mais editoras;
Copirraite (copyright): proteção legal que o autor ou responsável (pessoa física ou jurídica) tem sobre a sua produção intelectual, científica, técnica, cultural ou artísitica.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação(CIP): conhecida como ficha catalográfica.É o registro das informações que identificam a publicação na sua situação atual, no verso da folha de rosto.
Edição: todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma publicação todas as sua impressões, reimpressões, tiragens etc, produzidas diretamente por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.
Editora: casa publicadora,pessoa(s) ou instituição(ões) responsável(eis) pela produção editorial de uma publicação.
Editoração: conjunto de atividades funcionais de um editor, isto é: a seleção, programação, e comercialização dos originais.
Exemplar: cada unidade impressa de uma publicação;
Folha de Rosto: folha que contém os elementos essenciais à identificação da publicação, assim como: autor, título, subtítulo, edição, local, editora e data.
Miolo: conjunto de folhas, reunidas quase sempre em cadernos, que formam o corpo da publicação.
Organizador: pessoa física que reune em uma só obra, trabalho de outras pessoas.
Reedição: edição diferente da anterior, seja por modificações feitas no conteúdo, na forma ou na apresentação da publicação ou seja por mudança de editor.
Cada reedição recebe um número de ordem: 2ª edição, 3ª edição etc.
Reimpressão: nova impressão da publicação, sem modificação no conteúdo ou na forma de apresentação (exceto correções de erros de composição ou impressão), não constituindo nova edição.
edição atualizada / edição revista: permanece o mesmo número de ISBN e também a mesma edição. edição ampliada / edição aumentada: permanece o mesmo número de ISBN e será a mesma edição.
anuário: publicação anual destinada ao relato de assuntos, em diversos campos da atividade humana, no período de 12 meses ( é um periódico e recebe ISSN)
brochura: livro de papel mole
coletânea: conjunto selecionado de obras
capa dura: acoplagem de um papel fino, tecido, percaluz, couro sintético etc. em um cartão de maior gramatura (acima de 1250g/m2)

Outros materiais